Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

5 Pontos de atenção em sua análise financeira

18 de setembro de 2019
Gestão
5 Pontos de atenção em sua análise financeira

A saúde financeira de uma indústria, como de qualquer empresa, vai muito além de um caixa positivo. Não importa quanto tem em conta hoje, uma análise financeira aprofundada e estratégica é indispensável para tomar decisões assertivas e não só garantir a sobrevivência como a rentabilidade e longevidade do seu negócio!

O potencial de investimento, o cumprimento dos prazos de todos os boletos, o pagamento em dia de todos os funcionários e fornecedores, o índice de lucratividade e, inclusive, a data de recebimento de vendas podem dizer muito sobre o cenário atual e as possibilidades de crescimento da sua indústria.

Acompanhar esses e outros indicadores periodicamente é importante para estabelecer medidas corretivas e preventivas a tempo, sem riscos de endividamento em sua gestão. Além disso, esse controle faz grande diferença no momento de conquistar soluções e oportunidades financeiras, seja um financiamento ou uma ação de investimento, por exemplo.

Conheça os 5 principais pontos de atenção que deve considerar em sua análise financeira, e o que esses indicadores podem te ensinar sobre a gestão da sua indústria!

Indicadores-chave para sua análise financeira

Índice de endividamento

O primeiro indicador que prova claramente que um caixa positivo não define a saúde financeira de um negócio é o índice de endividamento. Muitas indústrias apresentam um fluxo de caixa com alta representatividade de obrigações e capital de terceiros, como financiamentos bancários, ou acordos e concedimentos de matéria-prima com fornecedores.

Assim, não basta ter capital de giro, sem considerar a capacidade da sua empresa de cumprir com esses vínculos e conquistar aos poucos a independência financeira.

Índices de liquidez

É justamente essa capacidade de pagamento e cumprimento com as obrigações que representa o índice de liquidez de um negócio. Da mesma forma que é importante calcular e acompanhar o índice de endividamento da sua indústria, é fundamental contar com informações confiáveis sobre esse segundo indicador.

Um deve complementar o outro em sua análise financeira, te ajudando a estabelecer diretrizes e estratégias para que, em algum momento, o índice de liquidez seja superior ao seu índice de endividamento.

Índice de rentabilidade sobre venda

Esse índice demonstra a relação entre os gastos operacionais de seus produtos e serviços com o lucro de suas vendas. Aqui devem ser considerados todos os seus custos, incluindo impostos e retrabalhos, para o cálculo assertivo de sua margem de lucro.

Geralmente, esses números são avaliados com maior proximidade por qualquer gestor, afinal, evidenciam o retorno sobre os maiores investimentos da indústria. De fato, um alto índice de rentabilidade sobre venda é essencial para a saúde financeira de um negócio, mas ele não deve “roubar” sua atenção na análise financeira da sua indústria. Afinal, há um conjunto de fatores que devem ser levados em consideração.

Prazo médio de recebimento

O dia de recebimento de suas vendas é muito variável ou geralmente acontece apenas após a data de pagamento de suas maiores faturas? Acompanhar esses prazos a partir dos históricos e das previsões é indispensável para preparar a sua indústria.

Afinal, esse desencontro recorrente pode indicar a necessidade de uma solução financeira adequada, evitando os juros do cartão ou as taxas de financiamento, por exemplo.

Prazo médio de pagamento

A data de pagar seus fornecedores, funcionários e boletos deve ser controlada de perto não só para se preparar corretamente para o seu prazo médio de recebimento como também manter um bom relacionamento com seus colaboradores e parceiros.

Atrasos nos pagamentos podem comprometer todo o desempenho e o engajamento da sua equipe, o comprometimento e o índice de qualidade de seus fornecedores, bem como suas possibilidades de negociação e financiamento.

Transforme análises em estratégias

Uma visão estratégica e uma gestão integrada são a base para uma análise financeira assertiva e, nesses quesitos, um sistema de gestão para indústrias faz toda a diferença. Além de integrar todos os seus departamentos, garantindo informações confiáveis e automáticas, um ERP oferece ferramentas e funcionalidades completas de análise.

O módulo financeiro te ajuda no gerenciamento de suas contas a pagar e contas a receber, seu fluxo de caixa, controle orçamentário e sua gestão de contratos. Ao mesmo tempo, você conta com uma dashboard de análise que integra todos esses dados em tempo real.

O ERP Pronto e o ERP Omega, por exemplo, apresentam uma ferramenta exclusiva para a gestão por indicadores nas indústrias, com funcionalidades que reúnem todas as informações necessárias para tomadas de decisão verdadeiramente estratégicas e fundamentadas!

Entre em contato com nossos especialistas e entenda tudo o que os nossos sistemas têm a oferecer!

Comentários

Tags Relacionadas gestão financeira
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se