Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

5 dicas para enfrentar a economia em 2017

15 de dezembro de 2016
Gestão
5 dicas para enfrentar a economia em 2017

Apesar de estar em uma fase melhor, não será em 2017 que a economia brasileira sairá da crise. O mercado financeiro abaixou as expectativas da inflação em 2017 para menos de 5% mas estimou um encolhimento no Produto Interno Bruto (PIB) de 1,20%, como informou o Banco Central.

As instabilidades econômicas também são um reflexo da crise política. Mas enquanto aguardamos as melhores decisões para o país, ajudamos você na gestão da sua empresa com cinco dicas essenciais.

Equilíbrio financeiro

Segundo o Banco Central, a estimativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2017 é de 4,94% até o momento. O índice é abaixo do teto de 6%, fixado para o ano que vem, mas está acima da meta central, de inflação de 4,5%.

Com esses dados, é importante que sua empresa esteja com a formação de preço atualizada de acordo com as despesas. Prepare-se para não fazer investimentos desnecessários e ter custos extras com a oscilação da economia, além de adaptar os preços dos produtos e/ou serviços para não sair no prejuízo.

Um software de gestão é capaz de organizar as informações de todas as áreas da sua empresa e apresentar de forma integradas, para que sua análise seja feita de forma ágil e eficaz.

Valorização dos colaboradores

Muito se sabe, mas pouco se faz. Lembre-se de que se são seus funcionários que produzem e fazem sua empresa girar. Faça um endomarketing que valorize o talento de cada um, que preste atenção nas dores que eles sentem, ouçam e, quando puder, faça algo para que estejam sempre ao lado da empresa e ajudem no crescimento. Colaboradores satisfeitos produzem mais.

Sustentabilidade

Hoje em dia, não apenas o Brasil precisa ser mais sustentável, como os próprios consumidores buscam por empresas que sejam amigas do meio ambiente. Claro, sabemos que nem sempre é possível ter certificados como o ISO 14000, por exemplo, mas faça a sua parte como uma empresa consciente, com certeza você sairá na frente de seus concorrentes.

Controle das despesas

Sabemos que não é tão simples fazer o controle de despesa, até mesmo em contas pessoais acabamos pegando algo que não colocamos em nossos gastos por achar que é pouca coisa ou que vamos lembrar depois. Mas em uma empresa isso não pode acontecer.

Por menor que sejam os juros de uma dívida, quando uma empresa não tem o controle de suas despesas, acaba entrando em uma “bola de neve”.

Aproveite para investir em um software de gestão que controle o fluxo de caixa com todas as despesas da sua empresa e evite falhas humanas. Sabemos que a tentativa de aumentar as vendas não pode ser desperdiçada e um sistema eficiente te ajudará a tomar as melhores decisões para enfrentar a economia brasileira.

Controle de qualidade

Por fim, a satisfação de seus clientes. O principal fator na decisão de compras. Hoje o consumidor está na era digital e busca saber sobre os produtos e serviços antes de adquiri-lo, buscando informações das experiências que outros clientes tiveram com a marca ou produto/serviço.

Dessa forma, é essencial manter o controle de qualidade, mas qualidade não remete somente ao produto final e sim a todos os processos para chegar até ele, envolvendo inclusive os administrativos da empresa, como escolha de fornecedores, gestão de pessoas, controle de emissão de documentos, etc.

A pesquisa “Creating a Culture of Quality”, realizada em Harvard Business Review mostrou que, em 60 empresas pesquisadas, aquelas que tinham maior foco na qualidade economizavam mais de 300 milhões de dólares ao ano, em comparação com as que não davam o devido valor à essas práticas.

Portanto, adotar um bom software de gestão permite que a sua empresa tenha todos os dados de forma integrada e avalie criteriosamente a qualidade final dos produtos. Além de permitir o planejamento de suas atividades, e embasar programas de melhoria contínua.

Agora que você já sabe como melhorar alguns processos da sua empresa para enfrentar a economia em 2017, conheça a ABC71, pioneira no desenvolvimento de software de gestão no Brasil, e invista em um sistema para garantir que todas essas dicas saiam como o desejado.

Comentários

Tags Relacionadas 2017crisedicaseconomiaempresasMercado Financeiro
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se