Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Gestão de micro e pequenas empresas: Qual é o 1º passo?

15 de março de 2017
Gestão
1º passo para a gestão de micro e pequenas empresas

O gerenciamento das informações dos clientes é um dos 7 tópicos principais que abordamos em nosso guia para a gestão de micro e pequenas empresas. Lá, pontuamos que entender o seu cliente é a base para a tomada de decisões e o primeiro passo para gerenciar os processos. Entenda o porquê!

Bom, já começamos por um ponto um pouco óbvio: qual empresa é capaz de sobreviver sem clientes? Nenhuma! Independente do segmento, do tamanho ou da região, todo negócio só sobrevive se possuir clientes suficientes! Então, por que muitos profissionais que estão à frente da gestão de micro e pequenas empresas ainda insistem em não os considerar na fundamentação do gerenciamento?

Compreender, verdadeiramente, quais soluções a sua empresa oferece e, principalmente, para quem ela oferece é fundamental para conhecer a fundo a forma como o seu negócio funciona.  Os seus clientes podem dizer muito sobre a sua empresa e o seu momento financeiro.

Informações como o tipo, o volume e a periodicidade de compras jamais podem ser tomadas como insignificantes, afinal, são essenciais para o seu fluxo de caixa, planejamento, controle de estoque, controle de produção, etc.

Os dados e as estatísticas sobre os clientes possuem papéis indispensáveis na definição de estratégias para a gestão de micro e pequenas empresas, como mudar o mix de produtos/serviços vendidos e aumentar ou diminuir a verba de marketing em determinadas regiões.

Para isso, você deve analisar o volume de faturamento, produtos comprados, custos gerados, histórico e o comportamento financeiro de seus clientes, entre outras informações. Além disso, outra coisa muito importante é ter um status detalhado de tudo o que a sua empresa está fazendo para cada um e gerenciar e registrar todos os contatos realizados.

Um Sistema ERP pode te ajudar a gerenciar seus clientes mais detalhadamente. O Sistema de Gestão da ABC71, por exemplo, possui módulos integrados e permite que você acesse suas informações administrativas de maneira mais prática e rápida!

Esse assunto envolve diversos outros tópicos importantes na gestão de micro e pequenas empresas. Baixe nosso novo eBook, Guia de Gestão para Micro e Pequenas Empresas, e tenha uma visão mais sistêmica sobre o seu negócio.

botao_link_artigos

Comentários

Tags Relacionadas clientesGestãoGuia de Gestão para Micro e Pequenas EmpresasMPE's
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se