Não é de hoje que o ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistema de gestão integrado vem chamando cada vez mais a atenção dos gestores. Por ser um sistema totalmente integrado, oferece várias funcionalidades em uma interface intuitiva e bastante simples. Mas quais são as vantagens do ERP para o meu negócio?  Pequenas e grandes empresas do mundo todo investem nessa tecnologia, mas se você está começando o seu negócio ou mesmo quer investir em transformação digital, deve estar se perguntando se realmente precisa ou se vale a pena ter esse sistema.  A verdade é que – mais do que nunca – ter uma solução que ofereça praticidade e torne a gestão do seu negócio mais fluida e integrada é uma grande vantagem e traz ganhos no âmbito competitivo.  Qualquer empresa pode ter o seu ERP implantado de acordo com as suas necessidades. Um pequeno empreendimento até uma multinacional pode usar a mesma tecnologia porém com escalas diferentes, já que cada uma terá a sua necessidade. Isso também se aplica a diferentes setores. Uma empresa médica pode apostar em um ERP com CRM integrado para se relacionar com seus pacientes, armazenar prontuários, gerenciar a escala de trabalho, entre outras atividades. Ao mesmo tempo, uma construtora pode lançar mão da mesma tecnologia para gerenciar uma (ou mais) obras, verificar o estoque de materiais de construção e acompanhar o desempenho e entrega do empreendimento a ser criado.  Percebe como as vantagens do ERP não são restritas a um ou outro tipo de negócio? O segredo está justamente na flexibilidade. Por isso, separamos os principais benefícios que tornam essa tecnologia a melhor para a sua empresa (independente do tamanho ou setor): 

Transparência

Sem dúvidas uma das principais vantagens do ERP é a possibilidade de fazer um acompanhamento da gestão como um todo de maneira muito mais eficiente. O sistema oferece em uma mesma interface informações que vão desde a logística até o financeiro. Todas as áreas conseguem “se comunicar” e passar um status de sua operação por meio de um ERP. Isso é bastante vantajoso porque, independente do ramo de atuação, a integração é uma necessidade – e o ERP é capaz de suprir isso oferecendo uma tecnologia que pode ser acessada por várias pessoas, ao mesmo tempo, e de diferentes lugares. 

Maior produtividade

Várias empresas sofrem com um problema conhecido como “gargalos operacionais”. Esses gargalos são problemas que poderiam ter sido evitados bem antes, mas acabam se tornando uma verdadeira bola de neve. Ao investir em um ERP, esse tipo de imprevisto é reduzido, já que o sistema é capaz de alertar para problemas de escassez ou até mesmo automatizar atividades remotas.  Um exemplo prático é em relação ao estoque: ao fazer uso de um ERP você pode acompanhar com maior precisão e rapidez produtos que estão em falta (ou sendo bastante vendidos e por isso podem acabar) ou até mesmo reduzir os pedidos de fabricação de produtos que estão “sobrando” nas prateleiras.  Nesse exemplo que citamos, além do ganho em produtividade por não ter a operação travada, é possível destacar também os ganhos financeiros. 

Redução de custos

Existem várias características e funcionalidades que um ERP possui e que contribuem para reduzir gastos. Em primeiro lugar, o sistema é capaz de desburocratizar processos e deixar que a sua gestão foque esforços onde realmente importa, ou seja, no core business. Investir em vários sistemas e tecnologias também não será necessário, visto que uma mesma interface é capaz de trazer todas as informações pertinentes e de maneira integrada. Dessa forma, não será necessário contratar um software para gerir estoque, outro para logística e outro para pagamentos… tudo é feito no mesmo ambiente. 

Automação de tarefas

Sabe aquele monte de planilha que precisa ser preenchida com várias informações e que faz a sua equipe investir muito tempo para evitar erros de dados? Pois bem! Uma das vantagens do ERP é oferecer a automatização desse tipo de tarefa remota e robotizada.  Além de dar a chance de focar o seu pessoal em atividades mais analíticas e eficientes, o sistema faz tudo automaticamente, o que evita erros de digitação que, no passado, eram bastante comuns. 

Segurança dos dados

Os dados são as maiores jóias que uma empresa pode ter e, investir na segurança deles é fundamental. Especialmente durante a pandemia, cresceu o número de empresas que sofreram com vazamento de dados e ataques hackers.  Um ERP é capaz de promover mais segurança pois centraliza todas as informações em um único espaço. Além disso, existem ainda opção de ERP on Cloud, que armazena todos os dados na nuvem, oferecendo ainda mais praticidade e segurança – além de ficar 100% em compliance com a LGPD. Está convencido de que as vantagens do ERP são o que você precisa para impulsionar o seu negócio? A ABC71 oferece sistemas de gestão para empresas de diversos portes e segmentos, com soluções sob medida para a sua necessidade. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração