Os temas de sustentabilidade empresarial estão em alta, visto que adotar práticas mais sustentáveis tem sido um desafio para toda a sociedade. Isso porque essas práticas interferem diretamente nas relações ambientais, o que gera impactos diretos na preservação da natureza.

Na prática, a sustentabilidade empresarial diz respeito às formas ecologicamente corretas que as empresas aplicam para tornar o seu processo mais sustentável. Ter essa consciência é fundamental, visto que as empresas são grandes poluidoras do meio ambiente, principalmente se atuam com produtos tóxicos diariamente.

Ao contrário do que os gestores podem pensar, adotar práticas sustentáveis na rotina não é tão difícil e nem demanda altos investimentos, reformas ou inúmeras mudanças. É necessário entender onde é preciso mudar e as alternativas para fazer isso acontecer.

Uma das soluções encontradas para adotar a sustentabilidade industrial é o ERP, um software integrador capaz de otimizar e melhorar toda a produção. Mas, na prática, como a ferramenta contribui para processos mais sustentáveis? Confira a seguir.

Sustentabilidade empresarial: os benefícios do ERP na sua gestão

O ERP é um sistema na nuvem e extremamente inteligente, o que permite que a ferramenta mapeie todas as necessidades de todos os setores em que está integrado. Isso garante uma rotina mais otimizada e um melhor aproveitamento de todos os recursos, que são dois dos principais motivos da contribuição do ERP na sustentabilidade empresarial.

Abaixo, confira algumas das principais vantagens do ERP que são importantes para garantir a sustentabilidade nas empresas.

Otimiza uso de máquinas e equipamentos

Uma das funcionalidades do ERP está na otimização dos equipamentos de uso diário, permitindo que desempenhem a sua função conforme a capacidade operacional exigida pela empresa. Isso permite que trabalhem apenas quando necessário, mas sem descumprir com as demandas da rotina.

Para a sustentabilidade empresarial, isso é vantajoso tanto por reduzir turnos extras e operações desnecessárias, como também para diminuir o consumo de eletricidade e outros recursos que prejudicam diretamente o meio ambiente.

Melhor aproveitamento de recursos

Os recursos usados em empresas são, muitas vezes, adquiridos diretamente no meio ambiente ou passam por processos anteriores de extração até chegar no momento em que sua produção irá trabalhar com ele. É aqui que o ERP entra como um facilitador para melhor aproveitar esses recursos.

Isso garante que todos, ou pelo menos boa parte, dos materiais sejam utilizados, reduzindo os desperdícios.

Redução dos desperdícios

A redução dos desperdícios é tão notável que precisa de um tópico só para ela. Quando falamos em desperdício, falamos, também, sobre a capacidade de recuperar um material, para que seja reciclado e volte à cadeia produtiva, sendo usado novamente.

Além disso, empresas que trabalham com resíduos sólidos devem estar atentas à PNRS, conforme a Lei nº 12.305, que institui diretrizes para o descarte desse tipo de material.

Tanto para reduzir o desperdício quanto para o processo de reciclagem, o ERP é a ferramenta perfeita que garante maior praticidade e eficiência.

Diminuição do uso de papel

Por armazenar todos os dados dentro da própria ferramenta, o ERP dispensa o uso de papel e outras formas manuais de anotação e acompanhamento, seja na questão fiscal ou tributária, bem como no controle de estoque ou financeiro.

Isso também minimiza os riscos de perder dados, o que pode trazer prejuízo e grandes problemas para as empresas.

Os benefícios da sustentabilidade empresarial

Agora que você já entendeu as vantagens do ERP aliado da sustentabilidade empresarial, quais benefícios a sua empresa ganha sendo sustentável?

  • Marketing verde: mais de 60% dos consumidores preferem pagar mais caro por produtos naturais e que agridem menos o meio ambiente. Portanto, ter políticas internas sustentáveis é excelente para o marketing da empresa;
  • Motiva os profissionais da empresa: afinal, uma empresa que busca preservar o meio ambiente e adota práticas mais sustentáveis é capaz de engajar bastante os seus próprios profissionais, contribuindo diretamente para os níveis de produtividade;
  • Aumento da competitividade de mercado: empresas sustentáveis estão ganhando espaço no mercado devido à adoção de políticas favoráveis à natureza ser interessante aos consumidores, o que aumenta a competitividade.

Trazer formas sustentáveis ao seu negócio maximiza a produtividade, aumenta as oportunidades de negócio e garante etapas mais precisas, ao mesmo tempo em que cumpre com o seu objetivo mais básico,: a preservação ambiental.

Tenha sustentabilidade empresarial com a ajuda do ERP

Já sabemos de toda a importância da sustentabilidade empresarial e como o ERP pode ser um grande aliado. Agora só falta colocar tudo em prática!

Para isso, fale com a ABC71, empresa especializada em sistema de gestão empresarial e que tem décadas de experiência no desenvolvimento de um ERP brasileiro pensado nas necessidades das empresas espalhadas pelo país.

Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração