Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Por que investir em um sistema industrial em 2020?

18 de dezembro de 2019
ERP
Por que investir em um sistema industrial em 2020?

Mais um ciclo está chegando ao fim para dar início a uma nova fase, que vem com muitos desafios, mas também grandes oportunidades. Sua indústria está preparada para enfrentar 2020 de forma estratégia e organizada? Um sistema industrial é a ferramenta ideal para estruturar a sua gestão e os seus processos, viabilizando cada vez melhores resultados!

Este será um ano para alcançar suas metas ou adiar as decisões importantes para o crescimento da sua indústria? Se está comprometido com as prioridades do seu negócio, entenda como um ERP pode te ajudar nesse processo!

5 Motivos para implementar um sistema industrial

1. Potencializar a produção

A produção é, literalmente, o que movimenta uma indústria, e para acelerar esse processo, é essencial eliminar tudo o que impede o seu negócio de chegar mais longe: retrabalhos, falhas na qualidade, tarefas redundantes e desnecessárias, paradas inesperadas, ociosidade, falta de planejamento e má gestão do tempo!

Com isso em mente, o primeiro motivo para investir em um sistema industrial em 2020 é justamente poder gerenciar o seu fluxo produtivo de forma a evitar todos esses problemas e, assim, potencializar a produtividade da sua planta, prevenindo atrasos, desperdícios e prejuízos.

A partir da integração de seus departamentos e processos, um sistema focado na rotina industrial é capaz de identificar os gaps e as oportunidades em sua linha de produção, otimizando o seu controle e atendimento à demanda.

2. Gerenciar e reduzir os custos

A economia e a lucratividade estão entre as maiores prioridades de qualquer gestor, sendo determinante para a rentabilidade, sobrevivência, crescimento e potencial de investimento do negócio. Agora, será que você tem clareza sobre todos os custos da sua indústria e quais podem ser eliminados sem comprometer a qualidade e a segurança da sua produção?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Aberdeen Group, 46% das indústrias apontam a falta de uma visão consolidada dos custos dos produtos e serviços como um dos principais desafios da gestão financeira. Além disso, o estudo demonstra que 27% das indústrias enfrentam dificuldades na apuração ágil dos custos, o que prejudica as tomadas de decisão e o estabelecimento de medidas corretivas.

Mas sua indústria não precisa fazer parte dessa estatística em 2020, certo? Um sistema industrial pode te ajudar a gerenciar e reduzir seus custos adequadamente! Reunindo todas as informações sobre o seu estoque, sua rede de fornecedores, seu fluxo de caixa e sua produção, um ERP especialista em indústrias permite uma visão completa, confiável e atualizada em tempo real sobre todo o cenário financeiro do seu negócio.

3. Otimizar o controle de recursos

O seu estoque de matéria-prima e produtos acabados é o maior bem da sua indústria, e a indisponibilidade desses recursos representa um grande risco tanto para a sua produção como para a sua lucratividade.

Em 2020, o seu negócio não precisa enfrentar dores de cabeça com o atendimento aos prazos, o fechamento de novas vendas e a experiência de seus clientes. Um sistema industrial otimiza todo o seu controle de estoque, desde a fase do planejamento de compras até o acompanhamento e as auditorias!

A partir do monitoramento de todos os lotes e mercadorias, entradas e saídas de matéria-prima e a sazonalidade de suas vendas em tempo real, processos como cotações, certificações de fornecedores, integração com as necessidades do plano de produção, e gerenciamento da logística de armazenamento podem ser mais simples e estratégicos.

Dessa forma, a implantação de um ERP alinhado com as particularidades do seu setor garante que um estoque minimizado, a produtividade e a prevenção dos prejuízos e desperdícios façam parte da realidade da sua gestão industrial no próximo ano!

4. Economizar tempo e dinheiro com as prestações fiscais

Entre todas as responsabilidades, tarefas e obrigações da rotina industrial, o cumprimento de todas as prestações fiscais, contábeis e tributárias com certeza está entre as principais preocupações de todo gestor.

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), por exemplo, controla mais de 88 tributos, mais de 170 obrigações acessórias e mais de 100 tipos de documentos fiscais. A diferença entre os prazos, as penalidades e tantas particularidades exigem muita atenção e cuidado nessas prestações, de forma a evitar erros, atrasos e incoerências.

Prestar contas é realmente burocrático, mas será que isso precisa continuar tomando o mesmo tempo e nível de energia da sua equipe? Um sistema industrial conta com módulos completos para a gestão contábil e tributária, gerando as informações necessárias para atender à legislação brasileira de forma ágil, prática e confiável! Ou seja, chega de dores de cabeça com o SPED em 2020!

5. Garantir vantagens competitivas e gerenciais

Você já sabe onde quer chegar com a sua indústria no próximo ano? Quais são suas metas e estratégias? Hoje, como fundamenta suas análises e estratégias? Acompanhar os indicadores certos, estruturar um planejamento viável e contar com informações confiáveis sobre o seu negócio são passos essenciais para direcionar a sua gestão e alcançar sempre melhores resultados!

Nesse caminho, um ERP industrial pode oferecer todo o suporte necessário para suas tomadas de decisões, além de um panorama completo sobre suas necessidades e oportunidades. Portanto, esqueça as planilhas e os sistemas individuais que demandam a integração manual de suas informações… Em 2020, invista em um sistema industrial capaz de unir e sincronizar todos os dados da sua gestão, padronizando e automatizando os processos de cada setor da sua indústria!

Transforme a gestão da sua indústria em 2020!

Ainda precisa de mais motivos para se convencer da importância de investir em um sistema industrial? Nós construímos um eBook exclusivo e gratuito, que reúne cases de sucesso, exemplos reais e grandes insights sobre tudo o que essa solução tem a oferecer para a gestão da sua indústria!

Tudo o que um ERP especialista pode fazer pela sua indústria

Comentários

Tags Relacionadas Gestão de Indústriassistema industrialsistema para indústrias
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se