Quando falamos sobre empresa, o planejamento estratégico é de extrema importância para um desenvolvimento sadio e considerável. Nele se faz necessário a criação de metas, pontos de dificuldade de percurso, oportunidades e planos de ação para execução de tudo na prática.  A criação desse sistema não é um processo simples, na verdade, é um trabalho árduo, o que acaba fazendo com que muitos empreendedores deixem de lado essa etapa tão importante.  Para iniciar essa metodologia, alguns pontos precisam estar alinhados e bem explanados para as equipes da empresa. O conhecimento sobre seu negócio, sobre os momentos e etapas que ele se encontra, ajudará nesse processo de desenvolvimento de um planejamento estratégico empresarial.  Neste artigo, contamos como criar seu planejamento estratégico do zero. Confira! 

O que é um planejamento estratégico? 

Dentro da esfera empresarial, o planejamento estratégico é um plano bem definido com algumas etapas para alcançar um objetivo final. Ou seja, o gestor precisa parar para pensar em como ele deseja que a sua empresa esteja em, pelo menos, uns 2 anos.  Esse planejamento precisa conter uma boa definição a médio e longo prazo das ações que uma empresa precisa para chegar a uma determinação meta. Além disso, a apuração de informações valiosas como processos que orientem a tomada de decisões e a metodologia de trabalho também precisam se fazer presente dentro desse desenvolvimento estratégico. 

Como criar seu planejamento empresarial? 

Para dar início ao seu planejamento estratégico empresarial, o segredo é começar uma viagem mental. Isso mesmo. Comece imaginando como você espera que seu negócio esteja daqui a 2 anos. Nesse momento, prepare um café, separe um tempo bom e um espaço agradável. O ideal é que você pegue um papel (ou seu notebook, como preferir) e comece traçando tudo o que você espera para esses próximos anos, mas lembre de detalhar o máximo que puder. Esse exercício vai te ajudar a pontuar tudo o que você considera importante, além de te ajudar a pensar melhor. Após isso, transcreva para um documento, organizando todas as suas ideias, pois ele será o seu guia para montar todas as suas metas e o seu plano de ação completo para alcançá-las.   Agora um ponto de atenção: não esqueça de ser o mais realista possível. Definir metas alcançáveis é tão importante quanto a própria definição das metas. Poucas coisas desmotivam mais que metas impossíveis de alcançar.  

Crie suas próprias metas 

Essa etapa exige uma força maior para a definição das metas que você precisa para a sua empresa. Por isso, gaste a energia que for preciso se perguntando sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, sobre em que patamar ele se encontra hoje, se o mercado está crescendo ou mudando, entre várias outras perguntas importantes para essa autoavaliação.  A partir daí é preciso definir as metas para os quatro fatores mais importantes da sua empresa: 
  • Faturamento

 Quanto a sua empresa precisa faturar no tempo estipulado para o alcance do objetivo que você deseja, no prazo que você deseja?  Essa etapa, na maioria das vezes, é o fator principal, já que sem um bom faturamento, a empresa não estará estabilizada. 
  • Funcionários

Durante essa etapa, é preciso determinar quantas pessoas serão necessárias para manter a operação rodando com qualidade.  Mais uma vez, busque um cenário realista e verifique se é possível terceirizar algumas operações. 
  •  Produção

Aqui você pode definir quantos produtos a sua empresa precisa fabricar e vender para alcançar as metas de faturamento.  Não deixe de planejar também o espaço que você utilizará para realizar essa produção, com máquinas, estoque e equipe. 
  • Marketing

Para fechar, é necessário definir as questões comerciais para alcançar esse objetivo. Ou seja, quanto será cobrado o seu produto? Quais serão as parcerias e promoções que precisarão ser realizadas? 

Crie o seu plano de ação 

Com a etapa das metas bem definidas, chegou o momento de partir para a etapa do desenvolvimento do seu plano de ação. Nada mais é que soluções práticas para aplicar tudo o que foi traçado anteriormente.  Com a lista de pontos fortes e fracos do seu negócio, comece buscando soluções para cada um dos problemas reais, pontuando os passos necessários para solucioná-los. Também pontue quais pessoas poderão ajudar a resolver cada um desses problemas.  Por fim, faça o mesmo processo com as oportunidades que foram traçadas, já que elas também exigem um plano específico de ação.  Mas lembre-se: faça um plano de ação apenas para as atividades que são possíveis de realizar e não em tudo o que deveria ser feito. 

Escolha a solução ideal para sua empresa

Para garantir que sua empresa possua uma maior integração entre os setores, uma comunicação cada dia mais assertiva e um planejamento coerente, o sistema ERP cai como uma luva. Essa metodologia é capaz de realizar uma análise de dados completa para que o gestor ganhe a possibilidade de acompanhar todo o desenvolvimento desse planejamento de perto.  Além disso, também é possível prever erros e instabilidades que prejudiquem esse processo e todo os retrabalhos possíveis. para conhecer mais como funciona e implantar na sua empresa, entre em contato com um consultor! 

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