Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

O que é Manutenção Industrial e qual o seu principal objetivo?

18 de fevereiro de 2021
ERP
manutencao-industrial

A manutenção industrial tem se tornado assunto em diversas indústrias, principalmente com os possíveis gastos que podem vir a ocorrer. No entanto, este modelo de serviço ainda é indispensável para garantir o bom funcionamento das operações no ambiente industrial.

Depender de empreiteiros para realizar a manutenção dos equipamentos exige um custo alto com mão de obra e tempo, portanto, é importante ter uma equipe de manutenção à disposição para garantir a redução de gastos com este serviço essencial, pois o mesmo garante excelência operacional e apresenta uma função cada vez mais estratégica.

O que é Manutenção Industrial?

A manutenção industrial é um conjunto de práticas que busca fiscalizar e garantir que os instrumentos e as máquinas estejam em boas condições de funcionamento, além de aumentar a sua vida útil. Ela ajuda a solucionar os problemas, consertar e substituir peças ou equipamentos para melhorar o desempenho dos ativos, o que é fundamental para evitar acidentes, aumentar a produtividade e atingir metas.

Uma organização não pode permitir que os custos de manutenção industrial excedam o valor da produção e os custos operacionais, mesmo ela apresentando grande importância capital nos resultados. A melhor maneira de manter os custos de manutenção sob controle e, ao mesmo tempo, fornecer serviços de manutenção de qualidade é definir estratégias e planejamentos de manutenção. 

Qual a importância da Manutenção Industrial?

Normalmente, a manutenção industrial inclui a execução de tarefas em condições perigosas, o que torna essencial a existência de um plano de segurança com antecedência. Alguns componentes exigem maiores cuidados que os outros, como o caso de tubulações de gás ou caldeiras industriais. Nesse caso, uma equipe de manutenção especializada deve avaliar a situação e se certificar de impedir que danos ocorram.

Os serviços de limpeza também são importantes, uma vez que quando um equipamento contém resíduos, eles precisam ser limpos periodicamente para cumprir os padrões da fiscalização e garantir o seu melhor funcionamento.

Contar com um plano de manutenção industrial eficiente pode ajudar a estender a vida útil de todos os equipamentos, desacelerando o processo de desgaste. Além disso, a manutenção industrial irá garantir prontidão operacional do seu equipamento para fins de emergência e melhorar os padrões de segurança.

Embora minimizar o tempo de inatividade, segurança dos colaboradores, quebras de máquina e reparos em ferramentas defeituosas sejam seus principais objetivos, outra função importante dos processos de manutenção é a possibilidade de manter as máquinas atualizadas e em constante funcionamento para atuarem a longo prazo.

Quais são os tipos de Manutenção Industrial?

Existem vários tipos de manutenção industrial, mas alguns se destacam no mercado por serem mais populares e mais utilizados.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva pode ser dividida em dois subgrupos e é realizada após uma quebra, falha ou colisão e tem como objetivo corrigir um item ou peça do equipamento, para garantir o cumprimento satisfatório de suas funções.

  1. Manutenção corretiva planejada: ela funciona apenas com ativos não críticos que são reparados ou substituídos de forma fácil e barata. O normal é tentar encontrar os problemas antes que eles causem a falha do equipamento, e nesse caso a manutenção é planejada, pois é realizada por decisão gerencial.
  2. Manutenção corretiva não planejada: ela ocorre quando um ativo mostra sinais de falha potencial ou de forma inesperada. Nesse caso não existem atividades de manutenção planejadas para detectar o problema antes que ele aconteça.

Manutenção Preventiva

Ela é realizada regularmente através de um plano elaborado com periodicidade definida que tem como objetivo reduzir ou evitar que possíveis falhas venham a ocorrer.

Manutenção Preditiva

Esse tipo de manutenção é considerado o mais moderno e é feito por meio do monitoramento constante do equipamento e coleta de dados. Dessa forma, os diagnósticos preventivos e preditivos acabam sendo a melhor estratégia de manutenção para algumas empresas.

Manutenção Detectiva

Refere-se ao trabalho muito relacionado ao de investigação, uma vez que a equipe de manutenção  busca detectar falhas ocultas ou não perceptíveis quando ocorrem.

Como um sistema ERP pode ajudar na manutenção industrial?

O ERP, também conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial, pode ajudar em diversos setores de uma empresa, como na manutenção industrial dos equipamentos.

É fundamental que as empresas realizem a gestão dos custos, inclusive os de manutenção, garantindo assim que gastos desnecessários não sejam realizados. Além disso, o sistema ERP pode garantir a manutenção industrial centralização de informações, automatização de processos, controle do registro de atividades

A ABC71 é uma empresa especializada em gestão industrial e trabalha com o ERP – um sistema que também oferece integração total com diversas áreas do seu negócio. Para saber mais, entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos consultores para conhecer as melhores soluções para o seu negócio!

Comentários

Tags Relacionadas ERP industrialmanutençãomanutenção industrial
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se