Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Inspeção de qualidade: O ERP como ferramenta de otimização do processo

9 de dezembro de 2021
ERP
Inspeção de qualidade

A inspeção de qualidade abrange não apenas as medidas técnicas que devem ser tomadas em determinados processos, mas também sobre as formas em que as etapas são realizadas, a fim de garantir maior qualidade e praticidade para o setor produtivo.

A parte que envolve a gestão e inspeção de qualidade pode estar relacionada com atividades de análises, testes de qualidade e características de um produto, ensaios de processos e procedimentos de trabalho, entre muitas outras questões, sempre respeitando os requisitos especificados nas normas regulamentadoras.

Através da inspeção de qualidade, é possível verificar se os resultados das atividades feitas estão de acordo com as normas que existem para garantir o melhor controle de qualidade e a eficiência dos processos. É por esse motivo, também, que respeitá-las é fundamental.

Além disso, a inspeção é indispensável para a competitividade de mercado, contribuindo para a empresa se destacar da concorrência.

Para garantir que as etapas estejam enquadradas nas normas da inspeção de qualidade, as empresas adotam diferentes métodos que contribuem para a excelência em produtividade e execução das tarefas. Dos mais simples aos mais complexos, há muito o que aplicar para que a gestão de qualidade seja a melhor possível.

Um desses métodos é com o uso do ERP.

O ERP é uma ferramenta que possibilita a integração de diferentes processos da empresa. É exatamente por essa funcionalidade que o software consegue participar ativamente da inspeção de qualidade, otimizando as etapas produtivas

Quais características o ERP oferece à inspeção de qualidade?

Atualmente, o ERP é uma ótima maneira de elevar a qualidade dos processos e, consequentemente, se tornar um grande aliado na inspeção. Devido à sua alta tecnologia e capacidade integradora, o controle de qualidade é realizado com maior rapidez e eficiência.

Confira abaixo algumas das principais características beneficiadas pelo uso do ERP na inspeção de qualidade.

Melhora o tempo de produção

A inspeção de qualidade observa o processo em que o produto é feito, a fim de identificar possíveis falhas e outros problemas similares no processo, que trazem prejuízos. Com o auxílio do ERP, toda a etapa é feita de maneira mais rápida e com chances menores de erros, garantindo o melhor resultado ao produto.

Isso traz produtividade para todo o setor, mas, para além da produção, a diminuição dos erros, reduzindo também a necessidade de retrabalhos.

Testes com resultados mais precisos

O ERP otimiza e automatiza as etapas, para garantir a qualidade. Por isso, os resultados obtidos durante os testes de inspeções de qualidade são bem mais precisos e com menores inconsistências.

Esse sistema conta com uma tecnologia de ponta e que busca reparar quaisquer erros e evitar gargalos na produção. Assim, tudo o que for realizado para medir a qualidade dos processos e dos produtos após a finalização tem a garantia de resultados confiáveis.

Realização de tarefas simultâneas

Muitas tarefas são realizadas diariamente dentro dos setores industriais e empresariais e, apesar das inúmeras possibilidades, muitas delas não podem ser feitas de forma simultânea.

Porém, com o auxílio do ERP, é possível automatizar e integrar as etapas para que muitas sejam feitas simultaneamente. É também por esse motivo que é reduzido o tempo de produção, já que muitos processos são feitos ao mesmo tempo.

Tomada de decisão mais assertiva

Com todas as etapas otimizadas e os resultados da inspeção de qualidade, a tomada de decisão é feita com facilidade e de forma assertiva, garantindo as melhores estratégias para os passos seguintes que deverão ser seguidos.

Tenha o ERP como aliado na inspeção de qualidade

Conte com o ERP da ABC71 para garantir o máximo desempenho e funcionamento das suas atividades, cooperando para a inspeção de qualidade, gestão de qualidade e muitos outros processos essenciais no dia a dia do seu negócio. Entre em contato com um dos nossos consultores para obter mais informações!

Comentários

Tags Relacionadas erpERP para indústriasGestãoGestão de Indústriasinspeção de qualidade
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se