Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Indicador OTIF: O que é e como acompanhar em sua indústria?

27 de fevereiro de 2020
ERP, Gestão
Indicador OTIF: O que é e como acompanhar em sua indústria?

Os indicadores de desempenho (KPI) são ferramentas essenciais para o acompanhamento da sua indústria e as suas tomadas de decisão. É a partir desses dados que você consegue estabelecer metas assertivas, bem como medidas corretivas e preventivas. Entre os principais KPIs para a rotina industrial está o indicador OTIF. Essa informação já faz parte de suas análises estratégicas?

Algumas empresas se preocupam apenas com indicadores de desempenho focados na rentabilidade e produtividade, se esquecendo de mensurar informações importantes para a satisfação dos clientes e a qualidade das entregas.

O indicador OTIF é um exemplo essencial para mensurar a eficiência da sua logística e a qualidade do atendimento às demandas, te ajudando a compreender a performance de suas entregas, a reduzir custos desnecessários e a aumentar a satisfação de seus clientes.

Entenda o conceito desse KPI, como calculá-lo, além de como utilizar a tecnologia a favor de suas análises e otimizações!

Conceito do indicador OTIF

O OTIF é um indicador-chave de desempenho que tem como objetivo medir o desempenho, a qualidade e o nível de serviço da logística interna de uma empresa. A sigla vem do inglês, On-time In-full, e pode ser traduzida como No prazo Na totalidade.

A análise desses dados engloba a performance das entregas e dos processos logísticos da sua indústria, com base no número de entregas feitas dentro do prazo estabelecido, e conforme todas as necessidades e especificações de seus clientes, sem atrasos, falhas e devoluções.

Quando falamos do quesito On-time, devemos considerar informações como data de entrega, local e hora. Já quando avaliamos o quesito In-full, levamos em conta a condição física dos produtos, o índice de reclamações, bem como o completo atendimento a todas as características exigidas.

Com isso, além de agregar maior transparência ao seu negócio, é possível otimizar o seu controle e suas tomadas de decisões com base em dados e estatísticas.

Como calcular o indicador OTIF em sua indústria?

A principal forma que gestores industriais utilizam para calcular o indicador OTIF é a multiplicação do percentual de entregas realizadas no prazo com o percentual de entregas dentro das especificações e dos requisitos de qualidade.

O cálculo desses percentuais depende da correta documentação de todas as informações e atividades logísticas, incluindo a devida atualização dos status dos pedidos, registro de devoluções e recalls, etc.

Acompanhar esse e outros indicadores de desempenho deve ser uma atividade diária e presente na cultura do seu negócio, tornando o levantamento de dados e variáveis um hábito do seu time. Além disso, é essencial investir na precisão e assertividade dessas informações, bem como no devido conhecimento para aplicá-las em um plano de ação, considerando percentuais, frequências, probabilidades, etc.

Se você está na dúvida de por onde começar, não precisa se preocupar, existem ferramentas que podem te ajudar a otimizar e facilitar significativamente todo esse processo!

Como um ERP pode te ajudar a mensurar e otimizar o indicador OTIF?

A partir de uma visão integrada de todos os processos da sua indústria e a atualização das informações em tempo real, um ERP (Enterprise Resource Planning) pode te ajudar a garantir uma base de dados confiável para suas análises, metas e métricas.

Além disso, o software apresenta uma série de funcionalidades importantes para o cálculo do seu indicador OTIF e outros dados, incluindo a inspeção de qualidade e metrologia, o rastreamento de produtos, bem como o controle de estoque, máquinas e processos.

Assim, um sistema de gestão é capaz de colaborar tanto com a agilidade e a precisão do acompanhamento de seus indicadores, como com a assertividade de suas tomadas de decisões!

Quer implementar uma gestão por indicadores na sua indústria, mas ainda gostaria de saber mais sobre como um ERP pode te ajudar nesse processo? Nós preparamos um dashboard interativo e gratuito para você compreender na prática tudo o que um sistema de gestão tem a oferecer para as suas análises e estratégias!

Gestão por Indicadores

Comentários

Tags Relacionadas ERP para indústriasGestão de Indústriasgestão industrialOTIF
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se