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Controle de vendas: Entenda como um ERP auxilia nas melhores estratégias

25 de novembro de 2021
ERP

Todo negócio é fundado com um propósito e a consequência de segui-lo é o que chamamos de lucro. Mas a lucratividade precisa ser acompanhada de perto e, por isso, criar um controle de vendas é indispensável para entender e registrar todas as vendas feitas pela empresa.

O controle de vendas pode ser feito de maneiras diferentes. A criação de planilhas é uma das formas mais usadas por empresas, pois é possível inserir todos os dados e informações sobre a venda, garantindo um registro completo. Porém, essa não é a melhor forma de controlar tudo o que é vendido.

Atualmente, é possível que indústrias, empresas de diferentes portes, distribuidoras, entre outras, tenham alta tecnologia e praticidade na realização do controle de vendas. Tudo isso com o auxílio de um ERP!

O ERP é um software altamente tecnológico, pensado e desenvolvido para auxiliar na gestão de recursos da empresa. Com ele, é possível organizar melhor e de forma mais rápida os clientes e também as transações feitas, o que traz maior eficiência para todo o processo.

Controle de vendas com ERP: quais os diferenciais e benefícios?

Um controle de vendas eficiente auxilia na gestão e organização de tudo o que é vendido por uma empresa. Assim, contar com o ERP é garantir a capacidade de automatizar todo esse processo. Não é preciso atualizar nenhum dado manualmente ou editar a planilha muitas vezes ao longo do dia, já que essa etapa é feita automaticamente.

Isso se dá pela configuração de dados e informações, possibilitando a otimização do processo. Mas para além de etapas mais automatizadas, o ERP traz uma série de diferenciais e benefícios no controle de vendas, confira abaixo os principais.

Reduz o tempo de operação

Automatizar um processo impacta diretamente no tempo em que ele leva para ser executado. No caso do ERP, esse impacto é positivo, reduzindo consideravelmente o tempo gasto na realização da etapa, o que contribui, também, para o aumento da produtividade.

Com operações mais rápidas e boa produção, o seu negócio tem um tempo melhor aproveitado e pode direcionar melhor a equipe para a realização de outras tarefas.

Melhora o atendimento

Também por agilizar o processo e trazer produtividade, o atendimento é feito com maior cuidado, atenção e rapidez, principalmente quando integrado a um sistema CRM. Assim, tudo o que foi feito após o pedido ser fechado, é passível de inserção e visualização no ERP, que também gera a nota fiscal, por exemplo, além de direcionar essa informação para o setor responsável para que sejam feitas a separação e a entrega.

Com isso, todo o atendimento é feito de maneira otimizada.

Aumenta a segurança das informações

O sistema ERP pode ser 100% na nuvem, trazendo segurança e confidencialidade aos dados da empresa, já que os dados ficam em um datacenter com uma proteção igual à dos bancos, por exemplo. Portanto, não é preciso ficar receoso quanto à proteção das informações do seu negócio: tudo é confidencial e as pessoas certas podem ter acesso quando necessário.

Além disso, por ser um software online, é possível acessá-lo remotamente, através de um notebook ou computador. Outro fator importante é a otimização do espaço, sem precisar de um ambiente físico para a instalação, reduzindo também os custos operacionais e com manutenção.

Integração com outras áreas

O ERP é um sistema robusto e, por isso, é possível integrá-lo com outras áreas. O controle de vendas pode ser interligado com o controle tributário – um processo também otimizado pelo ERP –, facilitando a coleta das informações.

Mas esse foi apenas um exemplo. O ERP permite a integração com todas as áreas do seu negócio, interligando os dados e automatizando ainda mais os processos, o que diminui os transtornos e a necessidade de retrabalhos, já que os índices de erros e falhas são bem menores.

Gestão fácil e prática do seu estoque

Processos manuais podem demandar tempo, dedicação e ainda são passíveis de falhas que podem atrasar diversas outras atividades da gestão. Com o ERP no controle de vendas, é possível que essa gestão seja feita com maior facilidade e eficiência.

Assim, é possível saber com precisão a quantidade de cada produto disponível no estoque, diminuindo os riscos de perder alguma venda pelo controle e apresentar informações incorretas sobre os itens.

Deixa em dia a saúde financeira da empresa

Com um controle de vendas aliado ao ERP, a saúde financeira da sua empresa estará sempre em dia, já que é possível se manter informado sobre todas as vendas, mantendo o banco de dados atualizado e, consequentemente, os ganhos.

Assim, o acompanhamento é feito com a garantia da precisão dos resultados, o que previne contra uma série de problemas e imprevistos financeiros que podem impactar na produção, nas vendas e até mesmo no funcionamento da empresa.

Melhora as estratégias de vendas

Otimizar o controle de vendas é sinônimo de otimização das estratégias do setor. Com um sistema automatizado, é possível identificar novas oportunidades de negócio e, assim, tornar toda a etapa bem mais assertiva e precisa, captando os leads certos para que se tornem verdadeiros clientes. Portanto, você tem melhores estratégias, maiores vendas e muito menos problemas.

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