Adequar o seu sequenciamento da produção e as demandas da sua indústria, de acordo com os prazos, com as prioridades e com a sua capacidade produtiva é uma tarefa complexa, porém de alto valor para o seu negócio, afinal de contas, ela contribui com a otimização das taxas de entrega, diminui os custos e melhora até mesmo a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

E o ERP pode contribuir diretamente com esse planejamento, já que ele ajuda a controlar o chão de fábrica e a integrá-lo às demais áreas da sua indústria, prevenindo assim paradas não programadas, atrasos, indisponibilidade e até mesmo ociosidades na sua rotina de fabricação.

O sistema ERP e seus benefícios

O ERP, Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recurso Empresarial, em tradução livre, é um sistema que unifica todos os dados e processos de um negócio, armazenando-os de forma estruturada. 

Nesse sentido, o ERP integra as tarefas e permite o acompanhamento de todos os procedimentos industriais. Assim, a comunicação entre os setores é beneficiada e os erros também são diminuídos. O que faz do ERP o braço direito dos gestores na hora de reduzir os custos e otimizar os processos.

Dentro das funções realizadas por software, podemos destacar:

  • Folhas de pagamento; 
  • Controle de horas; 
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Controle de estoque e recursos; 
  • Geração de relatórios gerenciais;  
  • E agendas de tarefas.

Além disso, a partir dos dados armazenados nesse sistema, alguns diagnósticos são feitos a respeito das medidas que precisariam ser tomadas para aumentar a produtividade e reduzir os gastos. 

O papel do ERP no sequenciamento da produção

Esse software de gestão integra e automatiza todos os departamentos e processos da sua indústria, fornecendo informações necessárias para tomadas de decisões mais assertivas. Além disso, a partir de um banco de dados único, consistente e atualizado em tempo real, o ERP fornece uma visão completa e aprofundada sobre a sua linha de produção, seus equipamentos e a sua equipe.

Nesse sentido, com a integração das funções do sistema ERP, o sequenciamento da produção de uma indústria é beneficiado de diversas formas, entre elas podemos citar:

  • Diminuição de despesas desnecessárias; 
  • Controle de estoque;
  • Diminuição de excedentes;
  • Compras de produtos e matéria-prima de forma mais organizada;
  • Sincronização de entradas e saídas de capital;
  • Faturamento da empresa atrelado ao sistema;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Cadastro de clientes e fornecedores em um mesmo local.

Dessa forma, as indústrias garantem maior precisão e qualidade, ao sincronizar sua produção e estruturar o seu fluxo produtivo de acordo com os prazos de entrega, definição e acompanhamentos de metas e KPIs, definição dos setups dos equipamentos e adequação da programação da sua equipe, conforme às demandas mais urgentes e prioritárias, por exemplo.

As vantagens que o ERP traz para a produção

Quando falamos de sequenciamento da produção, o ERP vai além da redução de custos e da centralização de dados, favorecendo também o aumento da produtividade, pois concentra todas as informações em um único sistema. Assim, o operador não precisa ir atrás de informações que já estão geridas pelo ERP, investindo seu tempo e a sua energia em ações mais efetivas para a indústria.

O ERP também apresenta grande flexibilidade com seu sistema mobile, permitindo que o operador possa acompanhar o que acontece na empresa a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Assim, com um ERP, o controle do seu sequenciamento de produção se torna muito mais ágil e assertivo, adequando suas demandas e programações de acordo com a sua capacidade de fabricação e os recursos disponíveis em seu estoque. Além disso, com o módulo de manufatura, é possível gerenciar seu Planejamento de Compras e Produção, além de todo o sequenciamento de suas atividades, assegurando, dessa forma, total atendimento aos prazos!

Agora que você já sabe como um ERP pode o sequenciamento de produção e te ajudar a eliminar as perdas e prejuízos em sua indústria, o que acha de conhecer na prática todo o funcionamento desse sistema? A nossa equipe de especialistas está sempre pronta para entender suas necessidades e desenhar a melhor solução possível para o cenário da sua empresa. Por isso, agende uma demonstração gratuita do nosso sistema e confira na prática tudo o que um ERP pode te oferecer!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração