Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Setor automotivo passa por transformação para Indústria 4.0

14 de julho de 2016
Mercado
Setor automotivo passa por transformação para Indústria 4.0 / ERP

A evolução tecnológica é rápida e modifica a forma como as montadoras devem atender à demanda de seus consumidores. No workshop Indústria 4.0 e a Revolução Automotiva, realizado em São Paulo, no mês de junho, permitiu que especialistas abordassem o futuro próximo no setor.

A indústria automotiva mundial passa por uma mudança na relação com seus clientes e fornecedores e, por consequência, transforma a maneira de desenvolver, fazer e vender seus produtos para atender as necessidades impostas pelo avanço da Indústria 4.0.

“Olhar o futuro, para voltar ao presente e tomar decisões para influenciar esse futuro”, explica Paulo Cardamone, diretor da Bright Consulting, em como as empresas deveriam se planejar. Rodrigo Custódio, diretor da consultoria Roland Berger, ressalta que é possível que os países ocupem posições de destaque neste novo contexto, que reúne internet das coisas, automação, softwares, análise de dados nas fábricas e em toda a cadeia produtiva, incluindo logística e armazenamento. Com estes recursos, são formadas redes que integram empresas, linhas de montagem, homens e máquinas. Os ganhos atingem toda a cadeia logística que, em rede, ganha expressivos índices de eficiência. O objetivo de trabalhar com esta nova plataforma é a produtividade.

É o exemplo de como um sistema ERP auxilia na automação. O Brasil ainda está atrasado em relação aos outros países como Alemanha, que já contam com robôs nas linhas de produção, mas com a Indústria 4.0 e o setor adotando um modelo de gestão integrado, é possível acompanhar o mercado.

Empresas de sistema ERP também precisam se atualizar a essa transformação tecnológica do setor automotivo, é o caso da ABC71, pioneira no desenvolvimento sobre software de gestão no Brasil, a empresa afirma acompanhar os avanços do mercado. “Nós procuramos nos atualizar. Hoje, além do sistema personalizado, já temos versões mais simples que rodam na nuvem. Mas sempre o input e output (entrada e saída) é que são alterados e nós precisamos acompanhar o mercado”, explica Antônio Flávio Barbosa, presidente da ABC71.

Nos Estados Unidos a revolução da indústria está concentrada em softwares e no empreendedorismo. Para José Rizzo Hahn, presidente da Pollux Automotion, é importante que as empresas procurem um software com formato adequado. O executivo acredita que as empresas devem investir em tecnologia da informação, como os citados sistemas ERP, ao ampliar seus times com profissionais desta área ou manter internamente especialistas no assunto.

Na prática já vivemos em um mundo digital que está apenas em transformação. Sistemas ERP são fundamentais para substituir as ultrapassadas planilhas, pois integram todos os dados da empresa tecnologicamente. A ABC71 disponibiliza sistemas de gestão para que sua empresa seja mais ágil, mais eficaz, mais integrada e mais segura, para essa nova fase do setor automotivo e das autopeças.

Comentários

Tags Relacionadas automotivoavançoconsumidoresfuturoindústria 4.0tecnologiatransformação
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se