A tecnologia proporcionou uma grande mudança em todos os segmentos de mercado existentes e a contabilidade não ficou de fora. Sendo um dos setores mais importantes da indústria para conter gastos e ficar em dia com obrigações fiscais, sua relevância passou a ser ainda maior com a pandemia, que levantou dúvidas e previsões sobre como será a contabilidade do futuro.

Essa ciência já está em nossas vidas desde 300 a.C., e surgiu junto com o nascimento da escrita, com papiros que registraram as primeiras movimentações comerciais da história.

Um dos marcos mais importantes do setor na atualidade foi a aprovação da lei  nº11638/07 que modificou a lei nº6404/76, – antiga lei das S.A. Isso significou a transição do Brasil para a adoção das Normas Internacionais de Informação Financeira (IFRS), o que trouxe a pauta de gestão contábil para dentro dos escritórios, sendo importante para atender às exigências do mercado e ter mais transparência e segurança dos dados.

Atualmente, a rotina do contador é mais prática, graças ao auxílio de tecnologias que automatizam e dão acesso aos dados de maneira facilitada. E essa é a premissa básica da contabilidade do futuro: sistemas gerenciais que apoiam a rotina e tornam a produtividade no segmento ainda maior.

Como um sistema de gestão ajuda na contabilidade?

Os sistemas de gestão são marcos tecnológicos que dão mais insumos para que os profissionais da contabilidade do futuro sejam capazes de agilizar e organizar da melhor maneira suas demandas.

Se antes os contadores tinham como base apenas informações fiscais e tributárias, hoje, na era da contabilidade 2.0, eles podem ter acesso a tudo que está relacionado à contabilidade e ainda dados históricos que podem ajudar em planejamentos e casos futuros, tudo isso fornecido pelo sistema de gestão.

A pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus evidenciou a importância da contabilidade e da tecnologia como aliada na tomada de decisões. Afinal, em um período de incertezas econômicas, os contadores tiveram protagonismo na contenção e organização dos gastos de uma companhia.

Para isso, o sistema de gestão é capaz de apoiar diversas demandas, tais como:

  • Análise da situação financeira-econômica da empresa;
  • Controle e melhor organização das folhas de pagamento, especialmente para se adequar às reduções de jornada e salários;
  • Maior controle e transparência do banco de horas ou pagamento de hora extra;
  • Atualizações do governo em relação ao auxílio emergencial e seguro-desemprego.

Um sistema de gestão ERP é capaz de fazer o controle dessas e outras informações da melhor maneira possível. Ele oferece inclusive a possibilidade de tornar esses processos automatizados e também disponíveis entre diversos setores de uma empresa, o que garante um maior alinhamento entre as áreas.

Contabilidade do futuro no Brasil: qual o cenário?

O uso da inteligência artificial para automatizar processos mecânicos é uma solução que diversas áreas estão aderindo. Na contabilidade, em que processos fiscais são altamente exigidos e existe uma quantidade imensa de dados contábeis sendo gerados a todo o momento, o uso dessa e outras tecnologias é bastante constante.

Além do sistema de gestão, robôs fiscais são capazes de fazer consultas, cruzar dados automaticamente e tornar o processo de tributação mais simples e rápido, como por exemplo, a emissão e armazenamento de notas fiscais.

Essa é a era da contabilidade do futuro acontecendo desde já em escritórios brasileiros e revolucionando a forma do contador 2.0 trabalhar.

Vantagens de utilizar a tecnologia para a contabilidade da sua empresa

O profissional da contabilidade atual entende que o seu papel não é mais ser o gerador de planilhas e números, mas sim uma função estratégica para avaliar e garantir a saúde financeira da sua empresa. Entre as principais vantagens que a tecnologia pode proporcionar destacamos automatização de atividades econômicas, maior facilidade de análise de dados e cruzamento automático de informações.

A ABC71 foi pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial no Brasil, e continua inovando para oferecer sempre as melhores soluções em tecnologia para ajudar as indústrias a serem mais lucrativas.

Especialista em softwares para a indústria, a ABC71 tem a solução certa para tornar a contabilidade do futuro uma realidade no seu escritório agora mesmo. Para saber mais, clique aqui e faça o download gratuitamente do nosso material exclusivo  sobre o assunto!

image

Continue Lendo

🕔 12 de março de 2024

Autopeças

🕔 4 de março de 2024

Gestão

🕔 26 de fevereiro de 2024

Demais Segmentos Industriais

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração