Início de ano. Novos objetivos. Novas metas e expectativas. Só tem um problema: grande parte das pessoas se contenta apenas com isso – sonhos, e não realizações. 2018 já começou e agora você tem uma nova oportunidade de implementar uma gestão estratégica e fazer as melhores escolhas para o seu negócio. Até quando sua empresa pode esperar?

Claro que tomar decisões de maneira impulsiva não é positivo, mas não encará-las nos momentos certos também não te trará bons resultados.

Desde 1971 nós ajudamos nossos clientes a construir uma gestão estratégica para suas empresas e, durante esses 47 anos de experiência, podemos dizer que também tiramos grandes aprendizados.

Confira nossas 5 dicas e saiba como transformar os principais aprendizados em soluções e estratégias!

Gestão Estratégica: Transforme a sua indústria

1. Entenda melhor o seu negócio

Não basta querer que a sua empresa chegue longe, é preciso compreender porque, como e para onde ir. Um dos propósitos do gerenciamento estratégico é ter em mãos informações concretas sobre a competitividade do mercado, os recursos, as necessidades e os pontos fracos e fortes da empresa.

É fundamental entender o que precisa ser feito, o desempenho atual e o esperado para a sua indústria, o grau de maturidade do seu negócio, bem como cada erro, acerto e prioridade. Dessa forma, a sua gestão pode contar com decisões mais assertivas, desenvolver cada setor e agir com medidas corretivas conforme as dificuldades da sua indústria.

2. Siga as etapas da gestão estratégica

De fato, saber onde se quer chegar e como chegar é fundamental, mas isso de nada adianta se você não der o primeiro passo, nem manter o ritmo durante essa jornada.

Saia do superficial. Uma gestão estratégica não se baseia em um planejamento, ou uma ação, mas sim em um ciclo que deve ser mantido e revisto sempre que necessário.  Portanto, siga as etapas na ordem certa:

Diagnóstico -> Planejamento -> Implementação -> Acompanhamento

3. Capacite e valorize sua equipe

Você, com certeza, já deve ter ouvido dizer que “uma andorinha só não faz verão”. No cenário de uma indústria, não é diferente. Os seus colaboradores são o que faz o seu negócio acontecer e, claro, devem acompanhar as estratégias e metas para esse novo ano.

Um dos maiores erros que um gestor/líder pode cometer é acreditar que sua equipe tem a obrigação de trazer cada vez melhores resultados (afinal, são pagos para isso), sem possibilitar e incentivar esse caminho. As entregas, os resultados, a satisfação dos clientes e o atendimento às metas de uma empresa sempre dependerão dos funcionários. Invista na capacitação e preparação de seus colaboradores para, juntos, chegarem mais longe!

4. Invista em tecnologia

Indiscutivelmente, o desenvolvimento e a evolução são essenciais para superar a competitividade do mercado e alcançar resultados cada vez melhores.

Portanto, invista em tecnologias capazes de otimizar e integrar os processos do seu negócio, aumentando a produtividade e os lucros, diminuindo a chance de falhas e erros e garantindo a satisfação de seus consumidores.

5. Contrate um software de gestão eficiente

Por falar em investir em tecnologia, aqui está outro passo primordial para qualquer indústria. É impossível basear uma gestão estratégica em planilhas, papeladas ou sistemas que não fornecem todas as informações necessárias, não são capazes de integrar todos os processos, ou ainda são deficientes nas funcionalidades mais importantes para a sua empresa.

Um software de gestão eficiente pode colaborar com cada etapa do seu gerenciamento, possibilitando uma visão estratégica do seu negócio, com dados confiáveis, além de te ajudar a cumprir com todas as obrigações fiscais e tributárias. Assim, você pode dedicar maior tempo e energia à implementação de melhorias.

A ABC71 é pioneira em sistema de gestão no Brasil e, como uma especialista, sempre sabe definir a melhor solução para as particularidades de cada indústria. Nossos sistemas permitem customizações conforme as necessidades do seu negócio. Converse com um de nossos consultores e saiba mais!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração