Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Você conhece a importância do Transfer Price?

23 de novembro de 2016
Gestão
Você conhece a importância do Transfer Price?

Já estamos na reta final do ano e 2017 começa com diversas cobranças tributárias para as empresas. Entre elas, uma bem popular, o Transfer Price ou Preço de Transferência. Podemos dizer que essa lei surgiu para estabelecer relações de importação e exportação entre os países.

Como o Transfer Price ajuda nas relações comerciais?

Sabemos que cada país estabelece as cargas tributárias a qual acha necessária. Aqui no Brasil, foi implantada a Lei 9.430/1996, Lei de Preços de Transferência. O artigo 23º defini quais as empresas são vinculadas e utilizam as normas impostas, além de estabelecer critérios de cálculos do Preço da Transferência nas importações e exportações, para ter reconhecimento de receita por parte do governo.

Com o Transfer Price, a intenção não é estabelecer os preços dos bens, mercadorias ou serviços a serem negociados, mas sim evitar operações em que os valores tenham diferenças gritantes, uma vez que a legislação brasileira reconhece que todo o excedente no valor é adicionado ao lucro da empresa brasileira para efeitos de tributação de Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), aumentando o valor a recolher para os fiscos brasileiros. Nesse cenário, o Transfer Price aparece como um limitador aos preços praticados nestas operações.

Métodos para calcular o Transfer Price

Segundo os artigos 18 e 18-A, da Lei 9.430/1996, foram definidas regras para o cálculo do valor do custo dedutível (gastos considerados essenciais) na apuração da tributação do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ, ou Lucro Real, das operações de importação de bens e serviços realizadas entre pessoas vinculadas).

Foi estabelecido ao contribuinte, quatro opções de métodos para calcular o valor aplicável. São eles:

  • Método dos Preços Independentes Comparados – PIC;
  • Método do Preço de Revenda menos Lucro – PRL;
  • Método do Custo de Produção mais Lucro – CPL;
  • Método do Preço sob Cotação na Importação – PCI.

A mesma Lei estipulou regras referentes às exportações nos artigos 19 e 19-A. No texto, é apresentado que a receita bruta de cada mês, conquistada por meio de exportações com pessoas vinculadas, estará sujeita a análises de peritos, quando o preço médio registrado nas operações for menor do que 90% da média comum praticada no mercado interno.

Para esses casos, foram estipulados os seguintes métodos:

  • Método do Preço de Venda nas Exportações – PVEx;
  • Método do Preço de Venda por Atacado no País de Destino, Diminuído do Lucro – PVA;
  • Método do Preço de Venda a Varejo no País de Destino, Diminuído do Lucro – PVV;
  • Método do Custo de Aquisição ou de Produção mais Tributos e Lucro – CAP;
  • Método do Preço sob Cotação na Exportação – PECEX.

As dificuldades do Transfer Price

Quando abordamos a questão de Preço de Transferência é necessário que empresas tenham uma atenção maior, por conta da alta complexidade. Os valores cobrados nas multas por erros na escolha do método a ser utilizado ou por decisão de agentes do fisco são de 75% sobre o total do Lucro Real ou a diferença entre os tributos pagos e os julgados, além de mais 50% a ser determinado sobre o valor de pagamento mensal do imposto de renda, se for pessoa física, ou do lucro líquido, caso seja pessoa jurídica.

Considerando reduzir custos e evitar erros, empresas adotam hoje sistemas de gestão que resultam em constante capitação de informações de diversas áreas da empresa, permitindo executar as operações e formalizar os documentos necessários.

Há mais de 45 anos a ABC71 desenvolve software de gestão com modalidades em Transfer Price e está preparada para ajudar a sua empresa a ter informações precisas e ágeis, evitando riscos, prejuízos e custos, com uma equipe especializada para executar as operações.

Comentários

Tags Relacionadas legislaçãoObrigações TributáriasPreço de Transferênciasoftware de gestãoTransfer Price
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se