O seu planejamento de produção e programação de compras possuem uma influência direta nos resultados do seu negócio, sendo uma ferramenta essencial para a sua gestão. O objetivo é conectar os recursos e as necessidades para garantir que os processos ocorram de forma eficaz.

Com essas informações, é possível otimizar os níveis de estoque, utilizar melhor os recursos produtivos, melhorar a qualidade da produção, atender os clientes nos prazos combinados e ter um controle mais preciso sob os custos.

Para isso, é preciso analisar as previsões de venda, os recursos produtivos disponíveis, matérias-primas consumidas e o tempo de produção, considerando todos os cenários.

O planejamento de produção e a programação de compras devem considerar 3 ciclos de tempo: longo, médio e curto prazo. Para cada ciclo, decisões e informações diferentes podem ser definidas, como em que máquina produzir (curto prazo), o que produzir (médio prazo) e a utilização de turnos adicionais de produção (longo prazo).

Para garantir que o seu planejamento de produção e a programação de compras sejam atualizados e mantenham a qualidade das informações, também é primordial se atentar às alterações de demanda, quebra de recursos produtivos e atrasos na entrega de fornecedores. Se essa reprogramação não for feita em tempo hábil, não será possível avaliar os impactos dessas mudanças, ocasionando descontrole e prejuízos.

Um Sistema de Gestão pode auxiliá-lo a manter o seu planejamento de produção e a programação de compras atualizados, considerando todo o dinamismo e particularidades da sua empresa. O ERP da ABC71, por exemplo, agiliza a reprogramação, trazendo, em tempo hábil, as informações dos impactos causados pelas mudanças. Tudo de forma automatizada, rápida e precisa.

Quer saber mais sobre como transformar o planejamento de produção e a programação de compras em estratégias para otimizar a gestão do seu negócio? Este é um dos 7 tópicos que abordamos em nosso eBook “Guia de Gestão para Micro e Pequenas Empresas

botao_link_artigos

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração