Há quase 4 anos, o Blog do ERP se dedica a compartilhar as principais dicas, tendências, ferramentas e metodologias para a gestão industrial, além de como um ERP pode oferecer todo o suporte para as estratégias, o controle e os resultados da indústria. Já são mais de 160 artigos publicados, e milhares de acessos.

Se você nos acompanha, sabe que buscamos trazer sempre conteúdos relevantes a cada semana. Todos os artigos são criados com base nas dúvidas, nos desafios e nas oportunidades de indústrias de todos os portes e segmentos.

2019 está terminando, mas muitos aprendizados ainda podem ser tirados para a sua gestão industrial alcançar resultados ainda melhores em 2020! Pensando nisso, nós separamos os nossos top 5 artigos mais lidos neste ano sobre processos, técnicas e ferramentas importantes para a gestão do seu negócio!

Gestão industrial em pauta no Blog do ERP: Conteúdos mais acessados em 2019

5 Técnicas para potencializar o seu fluxo de produção

Para garantir a eficiência ao longo de todo o seu fluxo de produção, é preciso seguir alguns princípios de planejamento, organização e monitoramento. Com o alto fluxo de informações e operações diárias, essa pode até parecer uma atividade complexa, mas diversas técnicas e abordagens podem te ajudar com o mapeamento e o controle de seus processos.

Métodos como Kanban, Matriz GUT, 5W2H e BPM são importantes conceitos para direcionar a sua gestão industrial, viabilizando a identificação de gargalos, a prevenção e estimativa de custos, a delimitação de funções e processos, bem como o estabelecimento de ações preventivas e corretivas.

Neste artigo, elencamos essas e outras técnicas eficientes para o controle do seu fluxo de produção. Entenda cada uma delas:

Confira o artigo na íntegra!

Sistema de produção: Como e quando implantar na sua indústria?

Um sistema de produção é formado por atividades, pessoas e processos que trabalham de forma interdependente, direcionando cada operação da planta. Os sistemas de produção contínua, produção intermitente, produção para grandes projetos e produção enxuta (lean manufacturing) estão entre os principais modelos e fluxos utilizados atualmente.

Se a sua indústria se encontra em um cenário de aumento da demanda ou da variedade de produtos, reorganização dos processos, ou busca por eficiência e agilidade no processo produtivo, este é o momento certo para implantar um sistema de produção e, assim, estruturar a rotina de trabalho da sua fábrica.

Neste artigo, nós te ajudamos a entender como funciona cada um desses sistemas e como escolher a melhor estratégia para suas operações!

Confira o artigo na íntegra!

Conceitos e aplicações da gestão de qualidade nas indústrias

Garantir a satisfação dos clientes, a confiabilidade da marca, a constante melhoria dos processos e a competitividade no mercado são desafios presentes na rotina de qualquer indústria. Nesse processo, a busca por novas tecnologias, novos métodos e melhorias contínuas devem ser o direcionamento da sua gestão industrial!

Nenhuma empresa se sustenta sem competitividade e foco no cliente, por isso, todas as suas operações devem estar alinhadas com os valores e as estratégias de uma gestão de qualidade assertiva, desde o planejamento até o controle e a liderança.

Neste artigo, nós apresentamos os princípios importantes para não dar margem ao erro e ao prejuízo.

Confira o artigo na íntegra!

Giro de estoque nas indústrias: Aprenda a calcular

O estoque de matéria-prima e produtos acabados são os maiores bens de uma indústria. Afinal, o controle dos recursos é determinante para os principais pilares de qualquer negócio: produtividade, lucratividade e qualidade!

Nesse processo, o giro de estoque é um importante indicador para a sua gestão industrial, direcionando a administração de suas mercadorias conforme a frequência e o volume de suas vendas.

Dessa forma, a sua planta pode operar com estoques minimizados, sem riscos de desperdícios e problemas de qualidade, e ainda assim com alta disponibilidade dos recursos indispensáveis para a sua produção, prevenindo paradas e atrasos no ciclo produtivo.

Nesse artigo, nós explicamos o passo a passo de como calcular o seu giro de estoque, além de como garantir precisão e agilidade a esse controle.

Confira o artigo na íntegra!

As vantagens e os diferenciais de um sistema para indústrias

A importância de um sistema de gestão é inegável para qualquer negócio, especialmente em indústrias com alto fluxo de informações, normas e certificações complexas e particularidades no processo produtivo.

No entanto, a busca por uma solução mais econômica e de fácil implementação pode não só comprometer o sucesso do projeto como prejudicar as operações da planta, gerando retrabalhos, atividades desnecessárias, falta de integração e dados desatualizados.

Para garantir a aderência do sistema às necessidades da sua indústria e o retorno sob investimento a longo prazo, é indispensável buscar uma solução especializada na rotina industrial. Um ERP focado em indústrias está preparado para compreender suas operações, padronizar e integrar todos os seus processos, além de evoluir ao mesmo passo que o seu negócio.

Neste artigo, nós detalhamos os diferenciais e as vantagens de um sistema para indústrias.

Confira o artigo na íntegra!

Conte com as melhores referências e otimize sua gestão industrial!

De fato, garantir os resultados e a conformidade da sua indústria não é um processo simples, e depende de todo um fluxo de ações, planejamentos e análises. No entanto, buscar conhecimento e informações sobre as melhores estratégias e ferramentas é o principal caminho para otimizar a sua gestão industrial e chegar cada vez mais longe.

Com isso em mente, nós sempre produzimos materiais completos, pensados para gestores de indústrias. Além dos artigos que comentamos aqui e todos os conteúdos semanais que publicamos no Blog do ERP, nossa equipe desenvolve eBooks, guias, checklists e dashboards exclusivos e gratuitos. Confira os materiais que preparamos para você!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração