Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Saiba usar o Fluxo de caixa como base para a sua gestão

15 de março de 2017
Gestão
Saiba usar o Fluxo de caixa como base para a sua gestão

Outro tópico que abordamos em nosso novo eBook exclusivo, “Guia de Gestão para Micro e Pequenas Empresas”, o Fluxo de Caixa é um instrumento essencial para a análise do momento financeiro de uma empresa, projetando todas as entradas e saídas de recursos para períodos futuros e indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

A partir de um planejamento de ações e a análise e previsão do comportamento financeiro, fica muito mais fácil definir as melhores estratégias no momento mais adequado, estar preparado para a falta ou a disponibilidade de recursos, além de ter um poder maior de negociação.

Para isso, um Fluxo de Caixa deve considerar, entre outras coisas, as taxas de inadimplência dos clientes e a movimentação de recursos financeiros, além de possibilitar a simulação de cenários.

O problema é que a criação manual de um Fluxo de Caixa demanda muito tempo e atenção, o que faz com que muitas informações já estejam desatualizadas ao término do trabalho. Dessa forma, uma solução adotada pelas empresas é a contratação de um Sistema de Gestão.

 

Como um sistema ERP ajuda no Fluxo de Caixa?

Um sistema ERP traz a possibilidade de automatizar a geração do fluxo de caixa, com informações em tempo real. No caso do ERP da ABC71, o gestor tem a possibilidade de criar diferentes cenários, considerando os títulos em aberto no Contas a Pagar e no Contas a Receber, os Pedidos de Vendas em Carteira e os Pedidos de Compra em Aberto. Além disso, o sistema permite uma visão prática e independente dos saldos e dos movimentos financeiros realizados e previstos, funcionando como um “plano de contas financeiro” específico.

Baixando nosso novo eBook, “Guia de Gestão para Micro e Pequenas Empresas”, você tem acesso a um conteúdo exclusivo, que aborda 7 processos gerenciais, incluindo o Fluxo de Caixa, e pode te ajudar a fazer a diferença na gestão do seu negócio!

 

botao_link_artigos

Comentários

Tags Relacionadas Fluxo de CaixaGestãoGuia de Gestão para Micro e Pequenas EmpresasMPE's
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se