Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Romaneio de carga: o que é como aplicar em sua indústria?

14 de outubro de 2021
Gestão
romaneio de carga

Lidar com a logística de uma empresa é desafiador. Toda essa etapa costuma ser complexa e cheia de desafios, afinal, não se trata apenas de definir a melhor rota ou só como armazenar os produtos, mas também em como evitar perdas ou o esquecimento de algum item que pode acarretar em prejuízos para o seu negócio. Nesse caso, entender o romaneio de carga é fundamental. 

Trata-se de um documento que vai servir como ferramenta para melhorar a gestão logística, especialmente se você precisa lidar com uma transportadora para fazer a distribuição dos seus produtos. Na prática funciona como uma “lista” de informações sobre os pedidos que estão sendo enviados, o que ajuda inclusive na comunicação e transparência entre a área que está enviando e a receptora, mas isso não é tudo, ele desempenha, inclusive, o papel de ajudar a transportadora caso seja parada pela fiscalização. 

Geralmente, esse é um documento elaborado para ficar em uma pasta ou planilha simples, mas existem hoje em dia alternativas bem mais modernas para tornar o processo mais inteligente como um todo. Por meio de um sistema de gestão integrada, ERP, é possível fazer todo esse mapeamento e facilitar a rotina de todos os profissionais envolvidos na logística. 

Mas antes de entender mais sobre como a tecnologia está mudando as diferentes etapas logísticas, vamos nos aprofundar ainda mais no conceito de romaneio de carga e entender todos os pontos que precisam constar nesse documento.  A seguir, separamos um guia completo sobre o assunto para deixar você por dentro. 

O que é romaneio de carga? 

O romaneio de carga é um documento importante que qualquer empresa que lida com transportadoras precisa se atentar. Ele tem o objetivo de listar todas as informações pertinentes aos produtos que estão sendo encaminhados, ou seja, quantidade, peso, se é um produto delicado, perigoso, entre outros dados que podem ser relevantes tanto para a empresa receptora como também para a transportadora. 

A ideia é que em apenas um único arquivo consolide todas essas informações para ajudar no processo de conferência no embarque ou desembarque das mercadorias. Isso ajuda principalmente a manter os produtos organizados, ter um entendimento maior do que entra e sai , especialmente para os casos em que a transportadora é parada por algum órgão regulatório no meio da estrada. 

Por que fazer o romaneio de carga? 

O romaneio de carga ajuda em várias etapas. Se a sua empresa trabalha com exportação de produtos, principalmente, é fundamental contar com essa documentação para realizar a declaração de importação e o desembaraço aduaneiro. 

Mas mesmo para empresas que trabalham em solo nacional, o romaneio de carga é importante, afinal, ele fornece informações valiosas sobre os itens que estão sendo transportados. É uma maneira eficiente de ajudar tanto a transportadora como também a empresa que irá receber a carga. 

Dessa forma, se a sua empresa quer contar com mais agilidade e produtividade em todo o processo de distribuição de produtos, reduzindo a taxa de erros operacionais e até mesmo perda de materiais durante o percurso, fazer essa listagem é essencial. 

Como automatizar a emissão do romaneio de carga?

Agora que você já conhece o romaneio de carga e entende a importância desse documento para garantir mais produtividade no seu fluxo de distribuição, chegou a hora de entender o papel transformador que a tecnologia desempenha. 

Por meio de um software de gestão, você será capaz de fazer o monitoramento e a integração dos dados com todas as partes envolvidas, dessa forma, tanto a empresa fabricante, como a distribuidora dos produtos terão acesso às informações sobre a mercadoria. 

Além disso, fazendo uso de um ERP industrial é possível criar dashboards, identificar gargalos e pensar em estratégias para potencializar as suas entregas, além, é claro, de reduzir gastos de maneira generalizada. 

Muito melhor do que as planilhas, que estão passíveis de erros de digitação e também dependem de bastante tempo para serem atualizadas, por meio de um ERP o processo é feito todo de maneira automática. 

A ABC71 foi pioneira na oferta de ERP para indústria e tem a solução certa para trazer mais rapidez e qualidade para a sua logística de ponta a ponta – do recebimento das matérias-primas até a entrega do produto para ser vendido ao consumidor final. Solicite agora mesmo um orçamento personalizado para conhecer o que podemos fazer pela gestão do seu negócio!

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se