Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Processo de compras para uma gestão organizada

27 de abril de 2017
Gestão
processo de compras

O processo de compras fornece todo o material necessário para qualquer tipo de produção. Por isso mesmo, a organização e planejamento dessa etapa é essencial. Ela é a raiz de todos os resultados e, se mal executada, pode gerar grandes prejuízos para a sua empresa.

Para evitar problemas como falhas na entrega, atrasos no cumprimento de prazos ou gastos maiores que o seu orçamento, a organização e o monitoramento aqui são palavras de ordem.

Manter-se atualizado é um dos fatores que evita esse tipo de coisa. Faça análises constantes da qualidade dos produtos que são entregues e de como anda o funcionamento da cadeia de suprimentos. Isso fará com que você possa identificar problemas antes que eles aconteçam.

Além disso, o monitoramento de estoque deve ser adaptável: em uma empresa em crescimento, os números necessários para hoje podem não ser os mesmos de amanhã.

Uma vez que essas medidas colocarem em funcionamento o seu sistema de processo de compras, não se renda a tendência de se acomodar. Tenha sempre um plano B que inclua o contato de fornecedores alternativos. Lembre-se: A última coisa que imprevistos devem afetar são os seus clientes, então esteja sempre preparado para resolver qualquer situação o mais rápido possível.

Como melhorar o processo de compras

A atividade de monitoramento e administração de compras, apesar de importante, é só uma parte da gestão do processo de compras. Se usada de forma correta ela pode ser uma importante ferramenta para uma outra parte essencial do processo: melhorar sua produção e, consequentemente, seus resultados.

A implantação de um software de gestão é a chave para que essas e outras informações, como contatos, preços e detalhes sobre fornecedores, sejam coletadas, atualizadas e analisadas de forma mais precisa e muito mais rápida. Isso possibilita que você tome as medidas necessárias de maneira mais dinâmica, em qualquer situação.

Use essas informações para se adaptar ao crescimento da empresa e principalmente às situações do mercado. O modelo de suprimentos de hoje pode não ser tão bom quanto o do semestre que vem, e o do semestre que vem nunca será melhor do que o do próximo – sempre existe espaço para melhora.

Se você quer saber mais sobre como administrar o processo de compras para um uma gestão organizada, o nosso eBook “Guia de Gestão para Micro e Pequenas Empresas” tem essas e outras informações valiosas para o seu negócio!

botao_link_artigos

Comentários

Tags Relacionadas GestãoGuia de Gestão para Micro e Pequenas EmpresasMPE'sProcesso de compras
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se