A gestão de custos em uma empresa envolve muito mais do que simples cortes de gastos, exigindo o controle de cada processo, matéria-prima e mão de obra na produção. Entenda a seguir como tomar decisões fundamentadas e assertivas com o auxílio de um ERP, sem prejudicar a sua qualidade e produtividade.

Como otimizar as estratégias da sua gestão de custos?

Para otimizar sua gestão de custos com auxílio de um ERP, basta seguir algumas dicas simples, como:

 

Planeje e fundamente todas as suas decisões

O primeiro passo para prevenir prejuízos, desperdícios e gastos é programar a sua produção. Afinal, a ociosidade e desorganização nos processos impactam diretamente no atendimento aos prazos e no lucro da sua empresa, portanto, planeje todas as etapas de forma precisa e detalhada, encaixando a carga horária de seus colaboradores conforme a prioridade de cada setor e a disponibilidade de seus equipamentos.

Invista no controle da produtividade e de toda a produção

Além de planejar, é preciso garantir o controle de todos os processos da sua produção, reduzindo os riscos operacionais, realizando a manutenção preventiva das máquinas e provendo todas as informações e os recursos necessários para que a sua equipe trabalhe da melhor forma. Dessa forma, você previne paradas inesperadas, quedas na produtividade ou atrasos, além de promover a satisfação de seus clientes. 

Priorize a qualidade

Produzir com qualidade, sem retrabalhos e desperdícios, também constitui um aspecto essencial da gestão de custos da sua empresa. A escolha certa do fornecedor, bem como o gerenciamento otimizado dos materiais, permite um estoque minimizado, organizado, e ainda assim com alta disponibilidade dos itens de alta rotatividade, evitando produtos fora da validade, prejuízos e perda de qualidade.

A partir disso, você ainda conquista parcerias duradouras e consistentes, além de agregar valor à sua marca e ao que ela oferece para o mercado, potencializando a lucratividade em suas entregas!

Automatize os processos

Muitas empresas ainda enfrentam dificuldades em visualizar e apurar os custos de maneira ágil, a tempo de tomar decisões e estabelecer medidas corretivas. E esse está entre um dos principais problemas na gestão de custos, muitas vezes, realizada manualmente em planilhas e anotações, dando margem para erros de cálculo, perdas ou desatualização de dados. Para te ajudar com esse processo e com o acompanhamento e validação de todas as suas ações, um sistema de gestão ERP é uma estratégia essencial. 

Além de permitir a visão de seus custos em tempo real, um ERP integra todo o controle financeiro da sua empresa com cada etapa da produção, controlando o estoque, a relação de seus fornecedores, a qualidade e a disponibilidade de seus equipamentos. Se quiser entender melhor como um sistema pode otimizar a sua gestão de custos, converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração