Conforme já comentamos aqui no blog, a análise de resultados é fundamental para decisões assertivas e estratégicas. Hoje, vamos dar um passo para trás e entender melhor o que esses resultados e indicadores de desempenho podem te ensinar sobre o seu próprio negócio! Vamos lá?

Conheça e acompanhe os indicadores de desempenho da sua indústria

Você pode estar à par do momento financeiro da sua indústria e do índice de produção de cada setor. Mas você saberia responder quais são os fatores que os influenciam? O que falta para a otimização dos processos produtivos, ou o que falta para a maximização dos lucros? Conhece a fundo o nível de satisfação de seus clientes? Quais são os melhores e os piores compradores? Saberia dizer se o seu estoque apresenta problemas, seja por falta de disponibilidade ou por excesso de produtos?

Bom, é isso que os seus indicadores de desempenho poderiam responder! Mas claro, seria impossível dizer com certeza se esses indicadores são positivos ou negativos, sem metas e métricas para se basear! Afinal, se você não tiver referências, fica difícil saber se está indo no caminho certo, concorda?

Por isso, o primeiro passo é estabelecer metas concretas e atingíveis, com métricas e metodologias para apurar cada um dos fatores essenciais para o desenvolvimento da sua indústria. A partir daí, é possível preparar um planejamento estratégico, de forma a converter os números e indicadores de desempenho em um plano de ações e melhorias contínuas!

Indicadores de desempenho que você deve mensurar na sua indústria

Além dos indicadores “básicos”, como os de produtividade, lucratividade e qualidade, você não pode deixar de acompanhar outras métricas estratégicas, como o índice de turnover, nível de serviço de entregas, capacidade de produção, e taxa de sucesso de vendas.

Esses indicadores de desempenho são fundamentais para entender melhor qual caminho a sua indústria tem seguido e quais ações devem ser tomadas para melhorar os resultados, orientando a sua gestão conforme os objetivos estabelecidos.

Para finalizarmos, vale ressaltar que é essencial investir na qualidade dessas informações, com ferramentas que apurem os dados da sua indústria de forma prática, confiável e, claro, sem tomar tanto tempo da sua equipe.

Quer saber mais sobre como estabelecer os principais indicadores de desempenho, com metas e métricas eficientes para a gestão da sua indústria? Confira nosso dashboard interativo e confira dicas e exemplos na prática!

Gestão por indicadores

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração