Sem dúvidas, a gestão de materiais é um dos principais pontos na administração de qualquer negócio. De forma geral, esse processo consiste no acompanhamento e na reposição de todos os itens e produtos necessários para a organização, desde a matéria prima até os simples materiais do escritório ou do setor de limpeza.

No entanto, o que muitos gestores não entendem é que a gestão de materiais também envolve diretamente os custos, a logística, a armazenagem e o gerenciamento de estoque da empresa, devendo receber um olhar estratégico, fundamentado em análises e históricos.

O planejamento e o controle são os primeiros passos e o principal caminho para atingir os objetivos da gestão de materiais. Entenda como potencializar de uma vez esse processo!

Primeiro: Por que realizar a gestão de materiais?

Fácil de responder! Apostamos que você busca reduzir os gastos da sua empresa, sem deixar de oferecer a seus clientes produtos e serviços de qualidade, certo? A gestão de materiais colabora justamente para a maximização dos lucros e a otimização dos investimentos em estoque, com um controle eficiente dos produtos sujeitos a degradação, depreciação ou vencimento, evitando assim prejuízos ou riscos na sua produção.

Estoque elevado não garante disponibilidade. É muito comum nas empresas que não têm uma boa gestão de materiais, ter falta de itens necessários, mesmo com altos níveis de estoque. Com uma gestão de materiais eficiente, é possível garantir disponibilidade, melhorar os prazos de entrega, evitar atrasos e reduzir a obsolescência dos itens, sem contar no ganho financeiro de manter um estoque em um nível otimizado. Assim, analisar as ordens de compras recebidas, selecionar fornecedores, acompanhar os pedidos e o recebimento dos materiais ou fazer o levantamento de inventários podem ser mais do que uma obrigação.

A ideia é que os processos fluam de forma harmônica. Nada de gastos desnecessários, desperdícios ou queimas de estoque recorrentes; pelo contrário! Esse investimento (de tempo e de dinheiro) pode ser convertido em estratégia, aplicado às melhorias e à tecnologia, de forma a agregar valor e diferenciação para a sua empresa.

Como otimizar a gestão de materiais para garantir melhores resultados?

Para qualquer ação e investimento, ter informações concretas é sempre fundamental. No caso da gestão de materiais não é diferente. É preciso estar por dentro de todas as etapas da sua cadeia de produção, bem como acompanhar a oferta e a demanda de cada produto, com atenção às variáveis, para evitar aquelas surpresas indesejadas.

Se estamos falando da matéria prima para os seus produtos então, é especialmente importante entender as classificações dos materiais e como devem ser armazenados e transportados, sem contar a pesquisa dos melhores fornecedores. Afinal, isso influencia completamente seus resultados organizacionais.

Agora, não menos importante, investir em tecnologia e realizar um planejamento logístico, pensando no fluxo de materiais e na agilidade de produção, também são essenciais para gerenciar de forma integrada e, assim, aprimorar os processos da sua empresa e manter o mínimo de estoque, porém com alta disponibilidade de produtos.

Contratar um software de gestão também pode ser uma grande decisão para os resultados do seu negócio! Um ERP apresenta recursos e funcionalidades capazes de otimizar tanto a sua gestão de materiais como cada processo da sua empresa.

A partir dessa ferramenta é possível realizar cadastros e múltiplos depósitos, gerenciar a logística de armazenamento, acompanhar as mercadorias, ter um melhor controle sob os lotes e as validades, garantir informações concretas para a formação de preços, realizar inventários e gerar gráficos e análises para o acompanhamento dos gestores; tudo de modo simples e organizado.

Quer saber mais sobre como um software de gestão pode colaborar com sua gestão de materiais e outros processos que têm tomado mais tempo e dinheiro do que deviam? Consulte um especialista!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração