Muito se fala sobre gestão integrada, mas quais os verdadeiros efeitos dessa visão administrativa na prática do seu negócio? E como aplicar isso na rotina de processos da sua empresa?

duvida_definicao_interrogacao

O que é gestão integrada?

Como mencionado, a gestão integrada é uma visão administrativa que busca tornar os processos administrativos de uma empresa mais produtivos (e mais estratégicos) usando um sistema de gestão integrado, que gerencie informações relacionadas a todas as áreas num mesmo lugar. Primeiramente, esse sistema deve lidar de forma adequada com informações oriundas dos processos:
  • Administrativo;
  • Financeiro;
  • Fiscal/Contábil;
  • Analítico gerencial;
  • De manufatura e qualidade
Sendo apuradas por um só sistema, os processos relacionados a essas informações originam uma rede de gerenciamento coerente, já que utiliza um único modelo administrativo para todos os processos. Justamente, desse modelo unificado surge o conceito de gestão integrada  

lampada_ideia_vantagem

Diferenciais da gestão integrada

Existem várias vantagens que surgem do gerenciamento integrado dos processos e informações. Dentre eles, podemos destacar:
  • Coerência administrativa: Ter um centro de controle para todos os seus processos garante que as medidas administrativas sejam realmente aplicadas de forma uniforme em todos os setores da sua empresa.
 
  • Visão geral: Uma das principais vantagens da gestão integrada é proporcionar uma visão unificada de toda a empresa, aumentando a agilidade do diagnóstico de problemas e incoerências e facilitando o processo de tomada de decisões.
 
  • Resultados precisos: A integração das informações gera resultados mais precisos, cruciais para uma gestão de recursos verdadeiramente efetiva.
 
  • Planejamento tributário: A apuração de informações por meio de um sistema integrado também oferece vantagens quanto ao planejamento tributário, trazendo mais precisão no cálculo dos tributos e diminuindo o risco de multas e punições.
 
  • Informações estratégicas: Uma vez que as informações obtidas sobre a sua empresa sejam mais precisas, elas representarão valor estratégico muito maior.
 
  • Redução de custos: A redução de custos acaba sendo uma consequência de todas as vantagens que um sistema de gestão integrada pode oferecer, já que ele proporciona aumento de potencial estratégico, administrativo, e fiscal – tornando o dia-a-dia da sua empresa mais produtivo e menos dispendioso.

ferramenta_mao_globo

Use a ferramenta adequada

Uma gestão integrada pode trazer muitas vantagens, mas é necessário ficar atento a ferramenta usada para gerar essa integração: um sistema de gestão inadequado e não atualizado pode gerar o efeito inverso. Nosso checklist para a escolha de um ERP aborda a funcionalidade desses sistemas e o processo de escolha de um ERP. Saiba mais como escolher essa ferramenta: [eBook] 5 dicas de como escolher o sistema de gestão ideal. Quanto a gestão de empresas, nosso guia de gestão contém esses e outros conceitos estratégicos para a gestão de micro e pequenas empresas: botao_link_artigos

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração