Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

O grande diferencial de uma gestão integrada

19 de junho de 2017
Gestão
gestão integrada

Muito se fala sobre gestão integrada, mas quais os verdadeiros efeitos dessa visão administrativa na prática do seu negócio? E como aplicar isso na rotina de processos da sua empresa?

duvida_definicao_interrogacao

O que é gestão integrada?

Como mencionado, a gestão integrada é uma visão administrativa que busca tornar os processos administrativos de uma empresa mais produtivos (e mais estratégicos) usando um sistema de gestão integrado, que gerencie informações relacionadas a todas as áreas num mesmo lugar.

Primeiramente, esse sistema deve lidar de forma adequada com informações oriundas dos processos:

  • Administrativo;
  • Financeiro;
  • Fiscal/Contábil;
  • Analítico gerencial;
  • De manufatura e qualidade

Sendo apuradas por um só sistema, os processos relacionados a essas informações originam uma rede de gerenciamento coerente, já que utiliza um único modelo administrativo para todos os processos. Justamente, desse modelo unificado surge o conceito de gestão integrada

 

lampada_ideia_vantagem

Diferenciais da gestão integrada

Existem várias vantagens que surgem do gerenciamento integrado dos processos e informações. Dentre eles, podemos destacar:

  • Coerência administrativa: Ter um centro de controle para todos os seus processos garante que as medidas administrativas sejam realmente aplicadas de forma uniforme em todos os setores da sua empresa.

 

  • Visão geral: Uma das principais vantagens da gestão integrada é proporcionar uma visão unificada de toda a empresa, aumentando a agilidade do diagnóstico de problemas e incoerências e facilitando o processo de tomada de decisões.

 

  • Resultados precisos: A integração das informações gera resultados mais precisos, cruciais para uma gestão de recursos verdadeiramente efetiva.

 

  • Planejamento tributário: A apuração de informações por meio de um sistema integrado também oferece vantagens quanto ao planejamento tributário, trazendo mais precisão no cálculo dos tributos e diminuindo o risco de multas e punições.

 

  • Informações estratégicas: Uma vez que as informações obtidas sobre a sua empresa sejam mais precisas, elas representarão valor estratégico muito maior.

 

  • Redução de custos: A redução de custos acaba sendo uma consequência de todas as vantagens que um sistema de gestão integrada pode oferecer, já que ele proporciona aumento de potencial estratégico, administrativo, e fiscal – tornando o dia-a-dia da sua empresa mais produtivo e menos dispendioso.

ferramenta_mao_globo

Use a ferramenta adequada

Uma gestão integrada pode trazer muitas vantagens, mas é necessário ficar atento a ferramenta usada para gerar essa integração: um sistema de gestão inadequado e não atualizado pode gerar o efeito inverso.

Nosso checklist para a escolha de um ERP aborda a funcionalidade desses sistemas e o processo de escolha de um ERP. Saiba mais como escolher essa ferramenta: [eBook] 5 dicas de como escolher o sistema de gestão ideal.

Quanto a gestão de empresas, nosso guia de gestão contém esses e outros conceitos estratégicos para a gestão de micro e pequenas empresas:

botao_link_artigos

Comentários

Tags Relacionadas Gestãogestão integradasistema de gestãosistema de gestão integrado
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se