Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Como um ERP pode auxiliar na gestão de compras e estoque de sua indústria?

20 de maio de 2021
Gestão
gestão-de-compras-e-estoque

A gestão de compras e estoque são duas atividades que devem andar lado a lado no que diz respeito à gestão logística de uma empresa. Afinal, se feita de maneira organizada, garante equilíbrio na estocagem, e traz uma série de vantagens, excepcionalmente para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Apesar da grande importância, trata-se de uma das atividades mais desafiadoras que uma empresa precisa lidar, principalmente pela complexidade que é gerir um estoque. A razão é porque comprar muitos produtos pode significar uma superlotação do seu estoque, o que causa desperdício e perda de matérias-primas no futuro. Por outro lado, ter poucos exemplares pode comprometer uma venda, o que também é negativo para seu negócio.

É por isso que a gestão de compras e estoque deve ser levada a sério para se manter uma estabilidade. Ter compras e estoque em equilíbrio é o verdadeiro sinal de uma logística interna bem estruturada. Esse artigo tem o objetivo de explicar definitivamente como essas duas atividades devem estar relacionadas e como um sistema ERP pode auxiliar na gestão do seu estoque. Confira!

 O que é gestão de compras e estoque?

A gestão de compras e estoque é uma maneira eficiente de organizar o fluxo do que entra e o que sai do seu negócio. Para isso, é importante um olhar amplo e expressivo, desde a escolha correta de fornecedores até a precificação de produtos e serviços.

Para isso, é importante manter uma sintonia de operações dessas duas frentes, e para conquistar essa realidade na sua empresa é necessário que as equipes responsáveis por esses setores estejam alinhadas e trabalhando juntas.

Mais do que isso, fazer uma boa gestão de compras e estoque envolve entender o seu negócio como um todo, ou seja, a sazonalidade dos seus produtos, quais estão em tendência de crescimento e também identificar aqueles que estão defasados.

4 dicas para fazer uma boa gestão de compras e estoque

Como pudemos identificar, fazer uma boa gestão do que entra e do que sai é um caminho eficiente para o sucesso do seu negócio. A seguir, separamos algumas dicas para ajudar a colocar em prática agora mesmo na sua empresa:

 1- Faça o registro de entrada e saída de todos os produtos

Fazer o controle rigoroso de tudo que é comprado e vendido é um jeito eficiente de começar a gestão de compras e estoque do seu negócio. A longo prazo, é uma maneira de manter um alto nível de rigorosidade e reduzir custos na sua empresa.

Isso também contribui para controlar perdas e furtos do estoque e auxilia na melhora da lucratividade da sua empresa.

2- Acompanhe KPIs de compra e venda

Atentar-se aos principais indicadores do seu estoque é um jeito eficiente de conseguir analisar o desempenho de cada um dos produtos comercializados.

Para isso, é importante contar com o apoio da tecnologia para melhor o gerenciamento. Um sistema ERP, por exemplo, oferece dashboards personalizados com os principais números de desempenho do seu negócio.

3- Desenhe um fluxo de entrada e saída

Criar um fluxograma – ou mesmo escrever um passo a passo de tudo que entra e sai – é importante para dar clareza aos processos e designar responsáveis por cada uma das etapas. Além disso, é possível realizar uma análise para saber o momento certo de realizar uma queima de estoque ou descobrir quais produtos são os mais vendidos.

4- Programe suas compras

Construir um calendário de compras é eficiente, pois dá uma data real de quando o seu estoque será reposto e de quebra, ainda oferece maior poder de convencimento e negociação com seus fornecedores para conquistar um preço mais justo.

Por que utilizar um ERP para gestão de compras e estoque?

O sistema ERP é uma tecnologia muito eficiente para conquistar o melhor aproveitamento do seu estoque, aplicar metodologias (como estoque mínimo e máximo) e também garantir maior produtividade de toda a sua operação.

Por meio dessa tecnologia, empresas conseguem um alto nível de alinhamento entre todas as áreas – internas e externas – do seu negócio. É também uma fonte de dados muito rica, com os principais indicadores de tudo que entra e sai das suas mercadorias, além de apresentar outras funcionalidades que otimizam toda a produção e gestão industrial.

Com um ERP, fazer a gestão de compras e estoque é muito mais rápido, pois a tecnologia é capaz de fazer o controle de estoque e de toda operação em tempo real, de um jeito mais organizado e acessível para todos. Além disso, é possível acompanhar dados históricos do seu negócio, e criar estratégias mais precisas de vendas através de relatórios mais eficientes.

Ficou interessado em conhecer mais sobre os benefícios que um ERP para indústria pode oferecer ao seu negócio? A ABC71 trabalha com tecnologias especializadas e um sistema de gestão personalizado para atender as necessidades e peculiaridades do seu negócio. Solicite um orçamento agora mesmo!

Comentários

Tags Relacionadas blog do erpERP industrialgestaoGestão de estoque
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se