Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Descubra como controlar as despesas da sua empresa

21 de setembro de 2016
Gestão
descubra como controlar as despesas

Manter os custos da sua empresa de forma consciente e alinhada com o seu faturamento é fundamental para o crescimento dos negócios

Gestão e planejamento financeiros são funções que andam lado a lado quando o propósito é controlar as despesas do seu negócio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, o principal motivo das empresas fecharem é a falta de gerenciamento financeiro.

Para que sua empresa não entre nesse percentual é preciso estar atento ao crescimento do negócio e adepto às mudanças. A gestão financeira tem como objetivo planejar, analisar e controlar as despesas da empresa para que os resultados sejam cada vez melhores e mantenha sua competitividade no mercado. Quando o processo é realizado de maneira correta, pode-se observar registros adequados que permitem análises e colaboram com o planejamento para a otimização dos resultados, fazendo com que o gestor tenha uma visão ampla da situação financeira.

O desafio é ainda maior no caso das grandes corporações. Em uma micro ou pequena empresa, apenas um gestor é capaz de desenvolver as funções necessárias e administrar as despesas e lucros, no entanto, a partir do momento em que o negócio cresce, há também o aumento da complexidade das funções para controlar as despesas. O gestor, que antes conseguia dominar a administração sozinho, sente então a necessidade de compartilhar as tarefas com outras pessoas e, conforme o avanço do negócio, é fundamental implantar ou atualizar o sistema ERP.

É muito comum que pessoas sem experiência comandem a administração financeira e não reconheçam a necessidade de atualizações tecnológicas nos processos. Com isso, os resultados continuam sempre os mesmos e os desafios surgem pela falta das atividades.

Em algum ponto sua empresa precisará de um sistema ERP que possibilite um fluxo de informações único, contínuo e consistente, com menos falhas humanas e mais otimização dos processos. “Para ter uma empresa que visa crescimento e atenda bem os clientes é importante um software de gestão. O ERP permite você ter todas as informações centralizadas e disponíveis em todos os setores”, afirma Julio Bertolini Filho, diretor comercial da ABC71.

Quando os gestores integram a área financeira para estar próxima e consciente de todos os processos, passam a reconhecer todos os acontecimentos junto aos clientes, fornecedores, produção, entre outros; podendo analisar, não apenas o momento da empresa, mas também a situação econômica do país para que os resultados obtidos possam ser revertidos em mudanças.

Comentários

Tags Relacionadas administraçãocontrolar as despesascustosgestão financeirasistema ERP
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se