O processo de venda e compra consignada é um arranjo comercial entre um comprador e um ou mais vendedores. Nesse procedimento, o risco da venda é do fornecedor, que viabiliza para a indústria ou revendedor uma determinada quantidade de insumos, com margem previamente definida e com data acordada para acerto de contas.

O assunto é amplo, complexo e contém diversas variáveis executivas e legislativas. Com isso em mente, nós optamos pela discussão do tema na forma de um webinar, que foi ao ar no dia 18/08/2020. Hoje, além do vídeo, nós queremos compartilhar com você o resumo dos principais pontos abordados durante a nossa conversa. Confira o que preparamos!

Nessa operação, existem duas partes envolvidas: o consignante, proprietário do material cedido para um terceiro dentro do acordo; e o consignatário, que pode ser um revendedor ou uma indústria, que utilizará e agregará valor a esse material em seu processo produtivo.

Essa é uma breve introdução ao assunto e diversas perguntas são elaboradas e respondidas ao logo do nosso webinar, no entanto, a seguir abordamos uma das principais questões com relação à operação de consignação.

Como controlar o processo de venda e compra consignada?

Tanto na venda quanto na compra consignada, é importante considerar que cada parte tem as suas responsabilidades legislativas nacionais e estaduais, ou seja, essas obrigações mudam de estado para estado.

Algumas dessas legislações determinam, por exemplo, que o consignatário, a empresa que recebe a mercadoria, é a responsável pela qualidade dos produtos em consignação e, caso ocorra algum imprevisto que impeça as vendas até a data acordada, os produtos que não foram vendidos deverão voltar para o consignante em perfeito estado, ou o valor do acordo deverá ser pago conforme contrato.

Justamente por ser uma operação complexa, com impactos fiscais e tributários consideráveis, a administração manual dessa operação torna-se altamente perigosa para a indústria, sendo necessário a adoção de um sistema de gestão capaz de otimizar o processo.

Nesse sentido, um ERP cobre a operação por completo, desde a entrada do material e o controle do estoque até a venda do produto final, gerenciando toda a movimentação do insumo consignado. Além disso, é possível ter uma visão clara sobre quanto do que é vendido é propriedade total da empresa e a porcentagem de produção proveniente da compra consignada.

O ERP da ABC71 faz exatamente esse processo, com uma atenção especial para a indústria. Durante a apresentação do webinar, o Flavio Faria, nosso consultor de TI, faz uma demonstração prática de como esse módulo funciona dentro do nosso sistema, evidenciando as vantagens da otimização.

Essa é só uma das questões abordadas durante o nosso webinar, e nós recomendamos que você reserve um tempo para acompanhar a conversa na íntegra, uma vez que as informações compartilhadas são de grande importância para a sua indústria!

Estamos preparando novos webinars para o futuro, sempre ao vivo e aberto para perguntas dos espectadores. Caso você tenha alguma pergunta sobre esse bate-papo, os nossos consultores estão à disposição para te ajudar, basta entrar em contato conosco através do nosso formulário de contato!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração