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Como tornar trabalhos e processos menos burocráticos

17 de maio de 2016
Gestão
Como tornar trabalhos e processos menos burocráticos

Determinados procedimentos, formalidades, práticas e normas podem gerar uma rotina ineficiente e pouco produtiva para a gestão de negócios. Desta forma, é essencial contar com estratégias que facilite e desburocratize os processos. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas especiais para a sua empresa alcançar maiores resultados de forma mais prática e organizada:

Possibilite maior autonomia

Muitas vezes, algumas tarefas podem ser realizadas diretamente pelo funcionário, sem depender de níveis hierárquicos superiores. Quando você possibilita uma maior autonomia das equipes em processos de tomadas de decisões simples, há maior praticidade e agilidade na resolução de problemas.

Conte com treinamentos

Para que esta maior autonomia funcione, as equipes devem ser treinadas e capacitadas para estarem sempre atualizadas e a par dos processos, por meio de uma comunicação interna clara e eficaz.
Além disso, é essencial que todos os funcionários sejam treinados para organizarem documentos, mesa e local de trabalho, ferramentas utilizadas comumente, e estabelecerem horas de produção, descanso e compromissos. Isto proporciona uma rotina e um local de trabalho disciplinados e estruturados, onde as pessoas estão aptas e mais preparadas para resolverem as questões necessárias com mais simplicidade.

Revise e potencialize os processos

A agilidade e o desempenho das equipes estão totalmente relacionados com os processos e métodos empregados nas atividades realizadas. Questione se os que estão sendo aplicados em seu negócio realmente funcionam e compreenda melhor as interações, etapas e aprovações no fluxo de trabalho. Isto possibilitará a redução de obstáculos que tornam as tarefas mais burocráticas.

Otimize as reuniões

Como foi dito anteriormente, uma comunicação interna clara e eficiente é essencial para o bom desempenho dos funcionários. No entanto, é importante também atentar-se à forma como ela acontece. Por exemplo, muitas das pautas não necessitam de todos os integrantes para serem discutidas. É preciso entender as melhores formas de integrar e incluir os funcionários sobre o que acontece, sem consumir tempo extra e desnecessário.

Acredite e invista na tecnologia

Nos dias de hoje é simplesmente impossível evitar ou ignorar a era digital. É verdade que documentos impressos podem ser úteis em determinados momentos, porém, as soluções informatizadas reduzem limitações e chances de erros ou tarefas duplicadas.
Por meio do sistema ERP, por exemplo, é possível centralizar diversos controles, aprimorar o fluxo de informação, otimizar os processos produtivos e assim aumentar os lucros do seu negócio.

Estes passos podem construir o caminho para uma rotina de trabalhos e processos menos burocráticos, e, consequentemente, para o desenvolvimento da sua empresa.

Conte conosco para uma gestão mais eficiente e capaz de impulsionar o seu negócio!

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