Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Como sistemas de gestão facilitam a apuração de custos?

26 de outubro de 2016
Gestão
Como sistemas de gestão facilitam a apuração de custos?

Realizar a apuração de custos é de total importância para as empresas serem mais competitivas, especialmente nos dias de hoje. Segundo uma pesquisa de Investimentos nos Estabelecimentos Comerciais do Estado do Rio de Janeiro, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RJ), houve o aumento da concorrência com a entrada de novas empresas no mercado e o crescimento do turismo em função da Copa do Mundo e Olimpíadas, que levaram o comércio nacional a aumentar o fluxo de investimentos.

Há diversas maneiras das empresas sobreviverem em meio à crise, ter um diferencial competitivo e se destacar perante os concorrentes é uma das soluções. Para isso, é natural a adequação da apuração de custos, seja desenvolvida em um papel ou até mesmo utilizando de tecnologias como um software de gestão. Mas por qual motivo investir em tecnologia? Qual o retorno sua empresa terá?

Conceito básico de Apuração de custos

Segundo o site do Tesouro Nacional “o conceito de custo contempla duas dimensões: a física e a monetária. (…) A dimensão física dos custos refere-se a sua quantificação em termos de peso, volume, área etc. (…) e pode ser expressa pelos produtos, programas e ações orçamentárias.”

Considerando a definição acima, a apuração correta é de extrema relevância para auxiliar na formação do preço de venda dos produtos e serviços, atender a legislação fiscal vigente, calcular o lucro real obtido, para fornecer informações gerenciais que auxilie o processo de tomada de decisões, entre outros.

Assim, necessitamos classificá-la em custos diretos e indiretos, que apresentam diferentes características:

  • Diretos: São gastos reconhecidos como produto ou serviço, já que os mesmos não podem ser desenvolvidos sem, como por exemplo matérias-primas, mão de obra, maquinários, entre outros.
  • Indiretos: São os demais gastos da empresa que não têm relação direta com o produto ou o serviço produzido como, por exemplo, salários indiretos, energia elétrica, água, telefone, aluguel, etc.

Há também os custos fixos e variáveis, que não se alteram e podem variar dependendo do mês. Assim, é com base na análise de todos esses números que as empresas definirão os demais preços a serem cobrados em seus produtos e serviços, de forma que o produto ainda se mantenha rentável.

Apuração de custos feita por sistemas de gestão

A apuração dos custos é essencial não só para indústrias, mas também em comércios e serviços, sendo necessária uma gestão capacitada que controle todas as operações. Em épocas de crise, quanto melhor a análise das apurações de custos e reduzir seus gastos, maiores as chances de manter a competitividade.

Um software de gestão é recomendado para tornar os processos mais práticos, eficazes e permitirem que as empresas tenham maior retorno em relação a análise da apuração de custos, uma vez que é possível calcular de forma automatizada e ágil.

As informações fornecidas ao sistema ERP são registradas, atualizadas e integradas automaticamente entre todos os processos da empresa, o que gera maior precisão, permitindo a alteração do preço de venda em função do custo da compra atual.

“É comum que as empresas passem a optar pela utilização de software de gestão. Calcular seus custos manualmente é trabalhoso e muito difícil de controlar. Ao mesmo tempo, os números são de extrema importância, pois, se apurados com precisão, permitem ao responsável avaliar sua eficiência na gestão da capacidade produtiva e tomar as melhores decisões para que sua empresa tenha o máximo de aproveitamento em cada setor, funcionário, maquinário, etc.”, afirma Julio Bertolini Filho, diretor comercial da ABC71.

A ABC71 oferece sistemas de gestão que são aprovados pelos clientes por se adequarem às necessidades específicas de cada caso, tornando a apuração de custos automática, com agilidade e precisão.

Comentários

Tags Relacionadas Apuração de CustosGastosGestãoSistemas de Gestão
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se