Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Como a contabilidade ajuda no aumento dos lucros?

5 de outubro de 2016
Gestão
Como a contabilidade ajuda no aumento dos lucros?

Normalmente as empresas reconhecem a contabilidade como obrigações rotineiras e as consideram complicadas, mas essa atividade exerce a função importante de auxiliar os gestores a tomar as melhores decisões.

Apesar de não cuidar apenas da burocracia, é importante ressaltar que, caso o sistema contábil não seja realizado de modo transparente e correto, pode afetar o desempenho da empresa por ser uma obrigação perante a lei. As consequências são graves, como condenação por crime fiscal, indisponibilidade dos bens dos sócios e administradores, pesadas multas e tributos, ingerência, concordata, falência, etc.

Por obrigação do código civil da Lei 10.406/2002, deve-se haver o controle e registro de todas as operações de uma empresa, que resultam em relatórios financeiros que podem ser úteis para fornecedores, bancos, investidores, funcionários, sindicatos, entre outros.

Essas informações, quando analisadas de forma precisa, são instrumentos fundamentais para a tomada de decisão dos gestores que, quando munidos pelos dados corretos, podem gerar investimentos ou ações que ajudam a alavancar o negócio. Somente com a contabilidade atualizada é possível identificar os impactos financeiros que essas possíveis movimentações estratégicas conquistaram em curto, médio ou longo prazo.

A contabilidade já pode ser considerada a maior fonte de informações sobre o patrimônio, investimentos e tomada de decisão dos gestores. Quando essa atividade é realizada por um sistema ERP as empresas garantem dados, análises e relatórios precisos, evitando qualquer falha humana que afete diretamente nos lucros.

“A tendência é que todas empresas migrem para um sistema ERP, mesmo as menores. Hoje é tudo eletrônico, quem ainda usa contabilidade precisa se adaptar para uma mudança, porque isso está acabando, mesmo as lojas menores precisam ter a NF-e. Nós estamos sempre atualizados com as exigências fiscais e processos internos”, explica Antônio Flávio Barbosa, presidente da ABC71, pioneira no desenvolvimento de software de gestão no Brasil.

O sistema de gestão da ABC71 oferece um módulo de contabilidade que permite as empresas terem maior controle financeiro e econômico, estarem de acordo com a legislação, evitarem falhas humanas, agilizarem os processos e produzirem relatórios com análises precisas para sua empresa se manter em constante crescimento.

Comentários

Tags Relacionadas contabilidadeempresasGestoresInformaçõesLucrossistema de gestãoTomada de Decisão
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se