A melhoria que você deseja para a sua produção industrial pode estar em simples, mas valiosas, dicas de qualidade.

Essa é uma estratégia que busca atingir os mais altos níveis de entrega, o que tem ganhado força nas últimas décadas. A globalização acelerada aumentou muito o número de marcas no mercado e, com isso, cresceu também a necessidade de oferecer ao cliente um produto impecável, capaz de se destacar da concorrência.

Não por acaso, atualmente, a gestão da qualidade é empregada com sucesso em diversos segmentos – e não apenas na indústria.

Quem estabelece boas práticas consegue melhorar significativamente os resultados de produção, já que passa a contar com dados para tomar decisões mais assertivas, evitar erros e, consequentemente, garantir a satisfação do cliente.

Quer garantir essas e outras vantagens à rotina da sua indústria? Então siga a leitura e confira as principais dicas de qualidade para o seu negócio!

O que é gestão de qualidade?

Com sua origem muito ligada ao Fordismo estadunidense e ao Toyotismo japonês, o conceito de gestão de qualidade surgiu no contexto do fim da Segunda Guerra Mundial.

À época, diversos países da Europa e o próprio Japão encontravam-se devastados pelo conflito que durou mais de meia década. Assim, as indústrias buscavam novas estratégias e modelos de produção que possibilitassem um crescimento rápido e contínuo para alavancar as economias nacionais.

No começo, a proposta da gestão de qualidade estava relacionada a aspectos estritamente técnicos da produção, como gastos, prazos e características gerais do produto entregue. Aos poucos, porém, o conceito foi evoluindo e englobando outros fatores importantes para os processos de análise e inspeção. Atualmente, essa estratégia parte do entendimento de que a percepção do cliente é a principal medida para avaliar a qualidade do que está sendo produzido.

Paralelo a isso, se faz cada vez mais necessário uma consciência de qualidade durante todas as etapas da produção para garantir o sucesso nas entregas. Dessa forma, a qualidade chega ao século XXI como um instrumento eficaz e potente para se certificar de que as expectativas do cliente sejam atendidas e, sempre que possível, superadas.

Por que investir na gestão da qualidade da sua indústria?

Manter ativa uma gestão da qualidade dentro das empresas deixou de ser um diferencial há muito tempo. Hoje, a estratégia é um pré-requisito para todos os negócios que desejam continuar relevantes e cultivar uma relação de proximidade com o mercado e o setor de atuação.

Para se destacar diante do crescente número de produtos similares disponíveis no mercado, é preciso estabelecer mecanismos de verificação dos resultados e, assim, garantir que o seu produto ou serviço se diferencie da concorrência e atraia a atenção de seus clientes.

O processo para chegar até esse ponto não é automático, exigindo trabalho intenso, planejamento dedicado, análise de dados e sugestão de mudanças até que se chegue ao modelo ideal.

Além do benefício óbvio de entregar um produto que atenda às necessidades de sua carteira, o gestor também garante funcionários mais motivados durante o processo. Isso porque a gestão da qualidade ideal é participativa, envolvendo os membros do time nas análises, na consideração das melhores soluções e nas tomadas de decisão.

Como pôde perceber, os benefícios da gestão da qualidade são muitos e se estendem principalmente à eliminação de erros e de desperdícios, que tanto podem custar para indústrias que não mapeiam seus processos.

Como melhorar a produção com 5 dicas de qualidade

Ainda que apresente resultados muito importantes para uma empresa, a gestão da qualidade não tem segredos. Com pequenos ajustes e as ferramentas certas, o trabalho do dia a dia pode se tornar muito mais fácil e eficiente.

Abaixo, separamos e apresentamos 5 dicas de qualidade para você estimular a melhoria contínua em seu negócio!

1. Garanta a satisfação do cliente

Seja qual for o segmento da sua indústria, é certo que atender os clientes está na ordem do dia. Por isso, é importante criar uma consciência entre todos os seus colaboradores de que esse é objetivo principal e, assim, não pode ser perdido de vista durante nenhuma etapa de seus processos.

De nada adianta criar um produto que parece perfeito para quem produz, mas que, ao chegar às mãos do cliente, decepciona e não atende às suas necessidades.

2. Defina suas prioridades

Quando você começar seu processo de melhorias, perceberá que ele aponta para a necessidade de mudar algumas práticas.

É comum não saber muito bem por onde começar. Então, vamos por etapas!

Dentro da gestão da qualidade, existem métodos, como o Diagrama de Pareto, que são específicos para te ajudar a priorizar as atividades, começando pelas mudanças que trarão os maiores resultados.

3. Prepare e previna a sua indústria

É importante lembrar que nenhuma metodologia é capaz de fazer milagres ou voltar no tempo. Por isso, use a gestão da qualidade para agir também de maneira preventiva, identificando as falhas mais frequentes para eliminá-las antes que venham a se repetir.

Um bom planejamento é essencial neste momento, ajudando o gestor a entender quais processos são essenciais e quais são supérfluos, podendo ser cortados para diminuir o desperdício.

4. Confie nos dados para a análise

Seu processo de gestão da qualidade não pode ser feito com base no “achismo”. É fundamental estabelecer quais serão os seus índices de qualidade para, ao final, fazer uma análise da eficiência das mudanças aplicadas.

Pautada em dados, a tomada de decisão se torna muito mais segura e a projeção de resultados mais confiável!

5. Melhoria contínua: a qualidade em longo prazo

Uma boa gestão da qualidade não pode mirar apenas em um sucesso de vendas momentâneo, sem se preocupar com a longevidade dos resultados.

A melhoria contínua indica a necessidade de garantir bons números em longo prazo, cristalizando uma imagem positiva do seu negócio no mercado. E por isso é tão importante pensar na satisfação do cliente! Afinal de contas, o sucesso de uma marca depende muito de como ela se relaciona com seu público.

Conclusão

Como vimos, o conceito de qualidade não é exatamente novo. Criado no contexto pós-guerra, ganhou força por se provar eficiente para alavancar indústrias e economias de países que se encontravam destruídos pelo conflito.

Com o passar das décadas, a gestão da qualidade ganhou espaço em diversos outros segmentos, se consolidando como uma estratégia de negócios e área de estudos.

Quem confia em ações de melhoria contínua estabelece uma relação mais próxima com a carteira e um sucesso a longo prazo para a empresa.

Com as dicas de qualidade deste artigo, você viu que o seu negócio só tem a ganhar. Entenda como um sistema ERP pode contribuir decisivamente para a gestão da qualidade em sua indústria!

 

*Este conteúdo foi produzido pela equipe da Escola EDTI, uma verdadeira especialista em formar profissionais capacitados a implantar a melhoria contínua e explorar oportunidades de crescimento na sua empresa. Visite o site e conheça todos os cursos que a EDTI oferece.

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