Longos períodos de adaptação, suporte ineficiente, dependência dos consultores e do fornecedor, falha na integração das informações, falta de aderência do sistema com os processos internos e dificuldades na capacitação dos usuários estão entre os principais problemas que muitos gestores enfrentam na hora de contratar e implantar um sistema industrial.

Uma situação muito comum, considerando que apenas 15% das empresas que possuem ERP afirmam contar com uma solução totalmente aderente, conforme o levantamento realizado pelo Portal do ERP.

Portanto, se você enfrenta falhas e dificuldades com seu ERP atual, ou está considerando implementar o sistema na sua indústria, confira nossos pontos de atenção para evitar problemas na implantação e no suporte da sua solução!

Como funciona a implantação de um sistema industrial?

Antes de entendermos a implantação de um ERP industrial, é preciso entender o funcionamento e os objetivos dessa solução!

Um ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa) é um software composto por diferentes módulos, que contemplam cada uma das áreas de uma empresa, integrando e registrando todas as informações em uma base de dados única e em tempo real.

Isso inclui informações sobre as áreas administrativas e operacionais, desde fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, informações fiscais, contábeis e tributárias, até a análise e relação de fornecedores, clientes e gestão do estoque, por exemplo.

No caso das indústrias, o sistema industrial também contribui com todo o planejamento, a programação e o controle da produção, auxiliando os gestores em todas as decisões estratégicas. Dessa forma, para garantir as vantagens e a aderência do sistema, o primeiro passo é justamente o mapeamento dos processos e fluxos. A partir disso, é possível definir os módulos e as funcionalidades pertinentes para as necessidades da indústria, tanto de manufatura, como de comercial, financeiro, fiscal e contábil.

Com todos os processos mapeados e o escopo do sistema industrial já definido, vem a fase de cadastramento das informações no ERP, em conjunto aos treinamentos e as consultorias para todos os usuários do sistema.

Esse ponto é primordial para prevenir problemas futuros, como dificuldades na capacitação de novos colaboradores ou dependência do fornecedor, o que gera mais gastos com consultoria.

Como escolher a solução certa?

Contar com um sistema industrial capaz de integrar as informações de seus processos operacionais, comerciais e financeiros é essencial para fundamentar o crescimento da sua indústria e potencializar os resultados da sua gestão. No entanto, é preciso considerar e avaliar alguns fatores para fazer a melhor escolha!

Nesse artigo, nós separamos 5 pontos de atenção que podem te ajudar na hora de buscar um sistema intuitivo e verdadeiramente alinhado com as necessidades e particularidades do seu negócio!

1. Foco do sistema

Nós vemos muitos fornecedores afirmando que atendem negócios de todos os portes e segmentos, com soluções que se aplicam tanto para distribuidoras e lojas, como escritórios e indústrias, por exemplo. No entanto, como sempre ressaltamos aqui no Blog do ERP, um sistema generalista pode até atender as necessidades da sua empresa de forma macro, com uma visão panorâmica dos números e dados dos seus processos, porém, como é desenvolvido para atender a diversos tipos de empresa, dificilmente garantem o aprofundamento no “core business” da sua indústria.

Portanto, sempre busque um ERP que seja especializado nos processos industriais, com módulos e funcionalidades que compreendam as atividades e os recursos da sua manufatura!

2. Escalabilidade e integração

Se está considerando a implantação de um sistema industrial, provavelmente está em busca de maior controle, eficiência e agilidade em seus processos, com foco na otimização de seus resultados e no crescimento escalonado da sua indústria.

Nesse caso, é fundamental contar com um sistema capaz de evoluir em conjunto ao seu negócio, com possibilidade de adaptação à medida que a sua demanda e o seu fluxo de produção aumentem.

Além disso, a compatibilidade com outros sistemas é outro fator importante, garantindo a integração do ERP com as plataformas e ferramentas que a sua indústria já utiliza no dia a dia.

3. Equipe de suporte e consultoria

Os usuários do sistema que ficarão responsáveis por atualizar e controlar o sistema no dia a dia devem ter profundo conhecimento sobre a ferramenta. Para isso, contar com um processo de consultoria com profissionais preparados e especializados é essencial!

4. Metodologia de implantação

Um dos aspectos mais relevantes na escolha de um sistema industrial é justamente o seu processo de implantação, que depende de uma metodologia testada e otimizada para garantir a aderência da solução aos seus processos.

O que compõe uma boa metodologia de implantação? De forma simples, a capacidade do fornecedor e da equipe de consultoria de preparar e capacitar os seus colaboradores para que eles possam aproveitar e aplicar todos os recursos e benefícios do sistema no dia a dia. Isso envolve a compreensão e o mapeamento de suas atividades e obrigações legais, o treinamento conceitual sobre o ERP e o planejamento detalhado das etapas de implantação!

5. Custos pós-venda

É muito comum que o gestor se deixe levar pelo baixo preço do sistema, sem considerar os custos de consultoria e pós-venda como contraponto.

Atente-se a fornecedores que prometem descontos ou preços muito abaixo do que a média do mercado, pois a solução pode não englobar tudo o que a sua indústria realmente precisa, como um suporte especializado e horas de consultoria suficientes para a implantação do ERP e capacitação da sua equipe, gerando custos que ao podem sobrepor a sua economia inicial!

Por que você pode confiar no sistema indústria da ABC71?

Pioneiros em sistemas de gestão no Brasil, nós oferecemos soluções para vários segmentos da indústria há mais de 45 anos. Como a nossa carteira de clientes é focada no setor industrial, nós direcionamos cada um dos nossos produtos e serviços para agregar maior valor a esse setor.

Para isso, nós contamos com uma equipe com experiência e expertise não só no departamento de produção, como também no comercial, financeiro, fiscal e contábil. Assim, estamos sempre preparados para compreender atender cada uma das necessidades de nossos clientes, bem como interpretar as novas obrigações legais.

Acima de tudo, nós valorizamos um atendimento próximo e especializado, com uma implementação integrada, acompanhada de treinamentos, consultorias e reuniões presenciais. Nosso objetivo durante a implantação é transmitir todo o know-how de uso e parametrização do nosso software, sem a necessidade de consultorias futuras. Assim, garantimos a solução com menor custo pós-venda do mercado!

São esses valores que constroem relações duradouras e a satisfação de nossos clientes! Se quiser conhecer na prática as necessidades e vantagens do nosso sistema, você pode conferir alguns de nossos cases de sucesso, ou agendar uma demonstração gratuita diretamente com um de nossos especialistas. Entenda todos os diferenciais que podemos oferecer e garanta um sistema industrial sem dores de cabeça com implantação e suporte!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração