Em todas as empresas, é fundamental que tenhamos uma rotina administrativa bem estruturada para um melhor gerenciamento de todas as funções e, principalmente, em possíveis momentos de crises.

Indústrias que são focadas em resultados tem como um dos principais pilares uma excelente rotina administrativa. Especialistas acreditam que não é possível pensar no sucesso sem um processo bem estruturado, já que a gestão deve começar nas atividades mais básicas e simples da empresa.

Ao lermos a palavra rotina, logo imaginamos em algo bem monótono e sem grandes novidades no dia a dia. Quando trazemos este termo para o ambiente de trabalho, é fundamental pensarmos em novas tecnologias e novas funções que visem a otimização dos processos..

O que é rotina administrativa?

Desde os processos mais simples, como um registro de material, até os que exigem um pouco mais de esforço e uso de tecnologias mais complexas, as rotinas administrativas são processos que viabilizam todas as atividades de uma empresa.

Em outras palavras, são todas as funções básicas que movem a empresa e que devem ser seguidas de acordo com as normas, métodos e boas práticas. Uma rotina administrativa está presente, principalmente, nas áreas do RH, comercial e financeira, mas cada área possui suas próprias rotinas para que os respectivos gestores possam traçar as melhores estratégias, criar os próprios cronogramas e manter todo o fluxo de trabalho positivo.

A organização de todas as tarefas é feita pelas empresas através do uso de organogramas, manuais e regulamentos internos.

Em nossas vidas pessoais, sempre seguimos algumas rotinas como acordar, tomar café e assim por diante e, para as indústrias, também podemos seguir por essa mesma linha. Imagine como seria se um fornecedor não entregasse o material ou a equipe comercial não fizesse o envio de um material?

Vale ressaltar que é importante que cada área de uma empresa siga suas respectivas atividades e tenha uma rotina bem gerida, como no controle de produção, para atingir o sucesso.

A importância de uma rotina administrativa

Ter como principal importância de uma rotina administrativa a garantia de que sua empresa poderá apresentar vida longa e melhores resultados não é nenhum exagero. As rotinas indústrias são compreendidas como a engrenagem que fazem todos os processos da empresa funcionar de maneira aceitável e positiva.

Um estudo divulgado pelo SEBRAE em 2014 apontou que mais da metade dos empresários fecharam suas empresas pela falta de planejamento dos itens básicos das operações, como por exemplo, não elaborar um plano de negócios e quais as tarefas necessárias e os seus responsáveis.

Além de ser fundamental para a sobrevivência de uma empresa, as rotinas administrativas trazem outros benefícios:

  • Garante que as funções sejam feitas como planejadas
  • Evita quedas de resultados
  • Controle de gastos financeiros e depósitos bancários
  • Organização de documentos
  • Controle de entrada e saída de materiais
  • Emissão de relatórios com as datas certas
  • Elaboração de um plano de negócios
  • Melhor atendimento aos clientes

4 pilares da rotina administrativa

Uma rotina administrativa de uma indústria pode ser estruturada através de quatro pilares e assim, garantir maior eficiência nos resultados:

1. Gestão financeira

A gestão financeira irá garantir melhor prevenção de gastos e planejamento de investimentos e novos negócios.

A criação de um planejamento fiscal garante a criação de um caixa reserva e a possibilidade de se antecipar com possíveis dívidas.

2. Atendimento ao cliente

Conquistar a sua confiança e oferecer mais do que ele demanda traz um grande diferencial em relação aos concorrentes.

Hoje em dia, muitos clientes já chegam ao seu negócio sabendo sobre o mercado e possíveis preços. É fundamental que toda a equipe tenha a mesma rotina com o objetivo de encantar o cliente.

3. Estratégias

Em todas as áreas, é importante planejar estratégias e os passos para atingir o sucesso de acordo com as mudanças do mercado.

Desde o RH até o Marketing, todas as áreas definem bem suas estratégias para melhor desempenharem suas respectivas funções.

4. Gestão de Pessoas

Uma forma de atingir o sucesso é garantir os profissionais certos nas atividades certas. Ter uma liderança inspiradora e um feedback traz um melhor direcionamento e estimulam as pessoas a cumprir suas respectivas funções.

O treinamento de todos os colaboradores ajuda em melhor capacitação para garantir que as tarefas serão melhores recrutadas.

Como um ERP pode me ajudar com uma rotina administrativa?

Um dos principais diferenciais que as indústrias buscam é a qualidade. Quando a indústria apresenta uma rotina administrativa bem estruturada atrai novos negócios e clientes mais satisfeitos, uma vez que os mesmos sabem quando a empresa é bem administrada e possuem uma gestão de qualidade.

Uma das formais de garantir uma rotina administrativa é realizar a implementação de um ERP.  Ao optar por essa tecnologia, o gestor da empresa poderá melhorar os processos internos e fazer a integração dos setores, como finanças, RH, estoque e vendas, por exemplo.

A automação robótica é uma tecnologia que já se faz presente nas indústrias e toda sua rotina administrativa poderá ser feita com a mínima intervenção humana. Toda informação será armazenada por um banco de dados e poderá ser comparada, analisada e modificada de acordo com os grupos e necessidades.

Além disso, o ERP garante contribuição ao alinhamento da equipe e tornará possível o controle de atividades, além de eliminar possíveis erros.

Entre em contato agora mesmo e solicite uma proposta personalizada para atender as demandas específicas da sua indústria. Temos certeza de que, juntos, encontraremos uma forma de otimizar a sua gestão industrial!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração