Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Quando e por que implantar um sistema ERP?

1 de agosto de 2016
ERP
Quando e por que contratar um sistema ERP?

Estratégias digitais são fundamentais para manter uma empresa atualizada, mas alguns fatores determinam qual a melhor solução

Vivemos em uma era digital que nos oferece atualizações constante e permite que os consumidores estejam cada vez mais integrados e exigentes aos seus direitos e aos produtos ou serviços adquiridos. Com a intenção de que as empresas estejam prontas para esse novo consumidor digital, os sistemas ERP permitem o controle preciso de todos os processos da sua empresa.

Nesse ponto, é necessária uma análise sobre qual estratégia digital sua empresa precisa adotar e em qual momento, para validar se a tecnologia é realmente importante. “As mudanças estão muito mais rápidas. Lançam um produto hoje e daqui há três meses já temos o mesmo atualizado. Essa evolução não para e precisamos estar adaptados, por isso oferecemos os nossos software de gestão e garantimos eficiência”, explica Antônio Flávio Barbosa, presidente da ABC71.

Para entrar nesse ambiente tecnológico, precisa-se avaliar se tal inovação é coerente com o momento que sua empresa está. O primeiro passo para essa análise é simples e muitas pessoas já devem ter aprendido. Você sabe quais são os objetivos da sua empresa? É preciso estudar onde se quer chegar para entender quais ações estarão de acordo com essa meta, além de atuar de acordo com os princípios da empresa.

Depois que esse caminho for identificado, faça um desenho dos processos realizados pela empresa. Nesse momento você irá identificar a importância de um sistema ERP independentemente do tamanho do seu negócio.

A sua empresa precisa de um sistema ERP para trazer a integração de dados, sendo responsável pelas operações diárias, como: faturamento, compras, fluxo de caixa, apuração de impostos, produtos de estoque, contas a receber, controle dos maquinários, informações sobre clientes, fornecedores, além de todo o trabalho administrativo e operacional. Assim, o sistema possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

É a tecnologia inserida para evitar retrabalhos, já que toda informação é gerada digitalmente e fica disponível em tempo real, seja para análises gerenciais, ligações com outros sistemas ou módulos, etc.

Para entender na prática, imagine o setor de compras. A implantação de um sistema ERP nesse cenário funcionaria da seguinte forma: O responsável pelo estoque, que já está integrado com a gestão de vendas, identifica quais os materiais a serem comprados e a quantidade, essa informação é integrada diretamente ao responsável pela compra, qual irá identificar os fornecedores, fazer as cotações e analisar o quadro de concorrência, que será gerado também digitalmente. Em paralelo a isso, é definida a forma de pagamento com o setor financeiro, e assim por seguinte.

Em um exemplo simples e resumido, sem mencionar as áreas de manutenção, produção, qualidade, distribuição, notas fiscais, entre outras, já se faz possível visualizar quando um sistema ERP facilita a integração das informações com a precisão e agilidade necessária. “Um software de gestão faz a sua empresa ter mais competitividade. A tendência é apenas ganhar”, conta Julio Bertolini Filho, diretor comercial da ABC71.

O sistema ERP permite que você saia na frente de seus concorrentes, com uma visão estratégia e ampliada que identifica os desafios dos processos e otimiza a sua gestão. A ABC71 está disposta, com os sistemas de gestão que atendem as necessidades específicas de cada cliente, ser parceiro de negócios e ajudar nessa evolução.

Comentários

Tags Relacionadas Digitalsistema ERPtecnologia
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se