Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Qual a diferença entre um sistema ERP e um ERP na nuvem?

14 de julho de 2016
ERP
Qual a diferença entre um sistema ERP e um ERP na nuvem?

Para acompanhar o seu negócio de forma inteligente, aprimorar o fluxo de informação e otimizar os processos produtivos, é necessário maior planejamento e organização, além de uma melhor gestão de tempo e metas. O sistema ERP possibilita que você alcance estes resultados e tenha um controle maior sob toda a sua gestão. Mas então surge o questionamento: ERP na nuvem ou local? Qual a diferença entre eles?

Apesar de os dois modelos de sistema ERP conterem os mesmos benefícios, o ERP na nuvem é 100% na web e permite que essas informações sejam acessadas pela internet, de qualquer navegador e fiquem disponíveis a qualquer hora, com um investimento menor, pois ficam salvas em um datacenter. Já o sistema ERP local é instalado localmente no hardware e servidores da empresa e gerido pela equipe de TI.

Na prática, com o ERP na nuvem você não precisa se preocupar com a instalação do software em seu computador, um aplicativo é executado em um centro de dados compartilhado, chamado de “nuvem”, que permite ser personalizado por meio de login e senha, assim como um programa de e-mail, por exemplo. O início é rápido, seguro e flexível, baseado em uma arquitetura para vários usuários.

Segundo um estudo realizado em 2015 pela IDG Enterprise Cloud Computing Study, atualmente 72% das empresas possuem aplicações ou infraestrutura na nuvem. No caso de algumas indústrias por exemplo, o sistema ERP local não se adequa completamente aos modelos que são necessários para o setor.

Segurança com um sistema ERP na Nuvem

Alguns gestores ainda ficam receosos sobre a adoção de um ERP na nuvem, quando consideram pontos como a segurança de dados e a adequação para o padrão necessário para a empresa.

Quando citamos “armazenar os dados na nuvem” não significa que outras pessoas tenham acesso sobre suas informações. O sistema ERP 100% web é totalmente seguro, é como utilizar senhas de e-mails, redes sociais ou internet banking, por exemplo.

Os arquivos são armazenados em servidores ao redor do mundo que utilizam a infraestrutura de comunicação da internet, permitindo que você acesse esses dados de qualquer local, desde que exista uma conexão com a web. Assim, não é mais armazenado os arquivos no computador e sua memória pode ser utilizada para outras funções, além de garantir os dados salvos independente da máquina ou do servidor local.

A ABC71 busca atender empresas de todos os portes, para isso disponibiliza o sistema ERP na nuvem. “As empresas que são qualificadas para o sistema ERP na nuvem são indicadas para uma apresentação remota e em até um mês consegue está com o sistema implantado”, explica Julio Bertolini Filho, diretor comercial da ABC71. Outros benefícios destacados foram, a questão referente a valores, já que são mais econômicos e sobre infraestrutura que é promovida pela ABC71, o cliente apenas precisa ter um computador e uma conexão à internet.

Com o sistema ERP na nuvem você pode otimizar as análises de dados do negócio em tempo real, armazenar e gerir dos dados e desenvolver melhorias na gestão da infraestrutura de TI de forma mais simples e com menor investimento. Um modelo ideal para micro e pequenas empresas.

Comentários

Tags Relacionadas controledisponibilidadeservidoressistema ERPsoftware
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se