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O que você pode aprender com seus clientes sobre a sua produção industrial

5 de setembro de 2018
ERP
Produção Industrial

A análise e o acompanhamento da gestão da sua indústria são passos fundamentais para as suas decisões e estratégias. No caso da sua produção industrial, por exemplo, é preciso entender a fundo a demanda e a disponibilidade de seus materiais para minimizar o estoque e evitar prejuízos.

Para que as suas análises sejam assertivas, é importante definir quais serão seus indicadores-chave, capazes de demonstrar quais ações trazem resultados e quando é preciso mudar de direção, considerando os objetivos e as metas da sua produção industrial.

Os indicadores de desempenho podem ser compostos, por exemplo, pelos dados e insights da sua produtividade e capacidade de produção, lucratividade, qualidade, nível de entregas e taxa de sucesso de vendas.

Agora, além dessas percepções, é fundamental considerar outros fatores, incluindo informações concretas sobre seus clientes. Afinal, são eles quem pagam por seus produtos e serviços, demandam a movimentação de recursos e compõem a visão da sua marca no mercado. Entenda melhor o que os seus clientes podem indicar sobre a sua produção industrial!

Produção industrial: Quais indicadores de desempenho você precisa considerar?

Demandas e necessidades

Você saberia dizer se o seu estoque apresenta problemas, seja por falta de disponibilidade ou por excesso de materiais? Quais são as demandas e necessidades reais da sua indústria? Bom, os seus clientes podem te ajudar a descobrir!

A partir da análise dos históricos de venda, demanda por cliente e período sazonais, é possível estabelecer previsões mais concretas para programar as suas compras e a sua produção industrial com antecedência, tomando decisões como contratar novos colaboradores, reduzir o estoque e investir mais tempo e energia no atendimento de seus melhores compradores, por exemplo.

Qualidade da sua produção industrial

Você já deve ter ouvido falar que, além de ser o melhor, o seu produto deve ser visto como o melhor. Ou seja, a visão que o seu cliente tem sobre a qualidade de suas entregas faz toda a diferença e, portanto, deve ser considerada e analisada.

Pensando nisso, busque acompanhar periodicamente o feedback de seus clientes e a taxa de sucesso das suas vendas para entender as falhas e os acertos na sua produção industrial!

Nível de satisfação e competitividade

Uma dica sobre a gestão de um negócio: o custo de se conquistar um novo cliente é 10x maior do que manter a fidelidade de seus clientes atuais! Assim, o nível de satisfação de seus clientes não só é fundamental para os resultados da sua indústria, como um fator decisivo para a sua competitividade no mercado, potencializando novas oportunidades de negócios e negociações.

Essa percepção deve orientar a sua produção industrial e as suas estratégias, te mostrando quando é a hora de inovar, lançar um novo produto, tirar um produto de linha, ou ainda investir mais na qualidade de seus insumos.

Quer conhecer outros indicadores de desempenho importantes para a sua indústria? Acesse nosso dashboard interativo sobre gestão por indicadores e descubra como aplicá-los na prática!

Gestão por indicadores

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