A logística interna representa todo o ciclo organizacional de armazenamento e fluxo de materiais, produtos e matérias-primas de uma empresa. Essa é uma definição simples, mas que na prática pode ser uma missão bastante desafiadora.

Para pensar em estratégias certeiras para melhorar a logística interna é necessário ter em mente o que de fato esse setor abrange. Se antes era relacionado apenas à distribuição, hoje esse conceito foi expandido, e compreende atualmente todo o processo produtivo. Portanto, é um dos setores primordiais para garantir o sucesso do seu negócio.

Além disso, realizar o processo de logística interna de maneira eficiente garante redução de custos e o aumento da produtividade, gerando assim melhores resultados.

É por essa complexidade e benefícios que o uso de um ERP se mostra uma excelente ferramenta para a garantia da eficiência do processo, pois ele é capaz de coletar, processar, armazenar e distribuir informações, facilitando, o controle e o processo decisório nas organizações.

A seguir, separamos 5 vantagens de adotar um sistema de gestão para a logística interna de sua indústria.

1- Gestão de estoque

Fazer a gestão do estoque é uma tarefa complexa, e investir em um ERP pode torná-la mais simples e automatizada. Isso porque o sistema é capaz de mapear a quantidade de produtos, bem como a entrada e saída dos mesmos.

Além disso, existe a possibilidade de personalizar o sistema para incorporar uma metodologia de estocagem (como estoque mínimo e máximo), definindo assim a quantidade de produtos que o depósito precisa conter para não ter excessos e nem escassez.

Desde a agilidade nas entregas, otimização de espaço e aumento da lucratividade por meio do corte de desperdícios por perda ou estrago dos produtos, o ERP auxilia e muito para esse processo.

2- Controle dos processos

Controlar os processos é fundamental para manter uma boa logística interna. O contato entre as diferentes áreas da empresa e o alinhamento entre os times – como operação e vendas, por exemplo – é fundamental.

O ERP é uma ferramenta fácil, intuitiva e que permite o acompanhamento em tempo real de uma área com outra, o que garante máximo alinhamento e controle dos processos internos.

3- Mapear o fluxo de materiais

Mapear o fluxo de materiais ajuda a ter uma maior transparência nas etapas que vão além da distribuição, e por essa razão é indispensável para a logística interna.

Com um sistema de gestão ERP é mais fácil criar esse mapa e entender onde existem possíveis gargalos que estejam impactando negativamente na produtividade do seu negócio e também encontrar soluções precisas para resolver qualquer tipo de problema.

4- Gestão da Supply Chain

A Supply Chain corresponde a toda cadeia produtiva que o seu produto irá passar dentro e fora da sua empresa, ou seja: fabricantes, fornecedores, distribuidores etc.

Pode não parecer, mas isso é um entendimento fundamental que deve conter no planejamento da sua logística interna, afinal, se um distribuidor atrasa, por exemplo, isso pode comprometer toda a cadeia e causar atrasos na entrega para o consumidor final.

O ERP é uma forma de ter máximo controle de toda a cadeia, inclusive, com dados fundamentais de sazonalidade e histórico de compra do seu produto. Logo, é possível se antecipar para garantir mais produtos em períodos de alta, bem como reduzir o estoque nos meses de menor consumo, além de realizar inventários. Inclusive, os dados são fundamentais para encontrar oportunidades de negociação e formação de preços.

5- Distribuição de produtos

A etapa de distribuição costuma ser bastante delicada, afinal, se todas as fases foram positivas e bem executadas, mas a entrega para o cliente final apresenta problemas, isso compromete diretamente a imagem e credibilidade da sua empresa.

É possível conseguir uma boa economia em recursos apenas fazendo uma melhor gestão de rotas, economizando em trajetos e criando uma rotina de entregas mais fluida.

O ERP ajuda e muito nessa etapa da gestão da logística interna. Afinal, o sistema é capaz de organizar os dados e disponibilizar um espaço totalmente direcionado para o transporte de produtos.

Ficou interessado em como um sistema de gestão integrada ERP pode ajudar na gestão logística da sua empresa? A ABC71 trabalha com soluções personalizadas para organizar o fluxo produtivo de acordo com seu tipo de negócio. Clique aqui agora mesmo e solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração