Assim como tudo na indústria, a otimização da gestão de produção industrial é um processo que requer dedicação, disciplina da equipe e investimento em soluções que agreguem agilidade e organização às rotinas dos colaboradores e gestores. Todos os processos industriais estão sujeitos a imprevistos, como atrasos, falta de recursos ou falhas gerais das máquinas. Por mais que esteja tudo sob controle no dia a dia, ninguém poderia prever uma pandemia como o Coronavírus, nem seus impactos na cadeia produtiva e na economia. Esse momento serve como aprendizado para todos nós! A primeira lição é a empatia e a importância de zelar por nossos familiares e as famílias dos nossos colaboradores, gerando um ambiente de trabalho mais saudável para o seu time. A segunda lição que podemos absorver é a necessidade de manter constantes análises das variáveis de uma indústria com o objetivo de ampliar as nossas proteções e otimizar constantemente a gestão de produção industrial.

Quem faz a gestão de produção industrial?

O gestor da produção industrial é o profissional e especialista em processos de fabricação na indústria, responsável por encontrar soluções que melhorem a produtividade da planta. Esse profissional também é encarregado por aplicar, desenvolver e propagar tecnologias que possibilitem esses upgrades. Através das ações que esse profissional elabora, a indústria passa a trabalhar com estatísticas de crescimento mais concretas, se destaca da concorrência por meio de atributos diferenciados da produção e melhora o seu market share. A função de um gestor de produção industrial é intermediar os processos entre a engenharia de produção e a operação, bem como a aquisição de máquinas, implantação de métodos mais eficazes de produção e, dessa forma, controlar a qualidade da execução dos serviços. Mediante os possíveis imprevistos e as atribuições desse profissional, elencamos 3 efeitos positivos gerados pela melhoria constante da gestão de produção industrial, confira!

 Benefícios da otimização da gestão de produção industrial

  1. Aumento da produtividade
A palavra otimização vem marcando presença nas nossas rotinas e, geralmente, não paramos para nos aprofundar em seu significado. Etimologicamente, o vocábulo otimizar vem da palavra “ótimo” e o sufixo “izar” denota o sentido de ação, logo temos a interpretação: “Tornar ótimo”. Quando trazemos a otimização como o objetivo da gestão de produção industrial, a ideia por trás disso é: Produzir com 100% de eficiência e uso dos recursos da indústria, garantir zero desperdício de matéria-prima, reduzir atrasos nas entregas e melhorar os indicadores OLE, OTIF e OEE.
  1. Redução de manutenções corretivas
Quando falamos em manutenção corretiva, automaticamente pensamos em custo, e de fato é um custo! Esse tipo de manutenção ocorre a partir de imprevistos em que é necessário corrigir um problema da máquina e, muitas vezes, essas eventualidades custam caro. O gestor da produção industrial deve investir também em uma rotina de manutenção preventiva nas máquinas conforme as orientações do fabricante. Nesse quesito, temos uma diferença acentuada entre custo e investimento. Em primeiro lugar porque a produção não para inesperadamente, e em segundo lugar porque a manutenção preventiva é mais barata que a corretiva.
  1. Redução de custos
Se por um lado a gestão de produção industrial aumenta a produtividade e diminui as manutenções corretivas, a redução de custos gerais da empresa acaba sendo uma consequência positiva da melhoria contínua. É fato também que toda otimização de processo gera menos custos para a empresa. Contar com profissionais empenhados nesse objetivo e investir em equipamentos e ferramentas que agilizem os processos são essenciais para garantir esse benefício.

Comece por um sistema de gestão industrial

Um gestor de produção industrial precisa de uma ferramenta estrategicamente construída para automatizar de forma eficiente suas principais rotinas e, para isso, não basta qualquer ERP! É importante avaliar quais soluções no mercado melhor se encaixam na realidade da sua indústria. A ABC71 se consolidou no mercado como pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão no Brasil e, ao longo da sua história de mais de 45 anos, vem desenvolvendo soluções tecnológicas específicas para as indústrias e as suas rotinas. Se quiser conhecer na prática como um sistema de gestão industrial pode ajudar a sua planta com a otimização da gestão de produção industrial, agende uma demonstração gratuita do nosso ERP com os nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração