Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Como realizar uma gestão de ativos eficiente com o auxílio do ERP?

22 de abril de 2021
ERP, Gestão
gestão-de-ativos

Saber como realizar uma gestão de ativos eficiente e otimizada é algo primordial para empresas que querem ter sucesso. Isso porque ela é um conjunto de atividades coordenadas e utilizadas para controlar os bens que uma empresa possui, ou seja, ela inclui desde o balanceamento de custos e a performance esperada até as oportunidades de melhorias e a identificação de riscos premeditados.

Tornar a sua empresa mais competitiva no mercado tem como um dos principais pontos realizar uma eficiente gestão de ativos, que nada mais é do que os bens que as empresas possuem. Isso ocorre, por exemplo, ao oferecer um produto que realmente irá gerar valor ao cliente.

No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Sendo assim, tecnologias como um software de gestão podem facilitar essa gestão, além de auxiliar na redução de custos, algo extremamente necessário.

Gestão de ativos: o que é para o que serve?

Ativos são todos os objetos e bens que uma empresa possui, sejam eles tangíveis, como equipamentos e imóveis, quanto os intangíveis, como direitos autorais e títulos financeiros (ações e contratos) que a empresa possui.

A partir deste conceito, é possível afirmar que realizar a gestão de ativos da sua empresa é realizar o acompanhamento do ciclo de vida desses bens, desde a sua aquisição. Em alguns casos pode ser vantajoso para a empresa realizar a sua venda ou o seu descarte com o passar do tempo. Ou seja, o seu objetivo é priorizar e prezar as atividades voltadas a alcançar o maior valor possível e obter assim um retorno sobre os seus investimentos.

A gestão de ativos é algo que acontece antes mesmo de um bem material ou imaterial ser adquirido, ainda na fase em que a empresa está decidindo se um determinado item, produto ou conhecimento é realmente necessário ou não.

Benefícios de realizar uma gestão de ativos

Como já abordado, o principal objetivo dessa gestão é garantir a qualidade, a manutenção e um bom uso dos ativos físicos de uma organização. Além disso, ela permite antecipar e programar a troca de equipamentos, otimizar a compra de novas ferramentas e até mesmo fazer a substituição de algumas peças.

Entre outros benefícios desse processo, podemos citar

Por fim, contar com uma solução tecnológica ou um ERP também é fundamental no gerenciamento de ativos, já que este software automatiza os processos, fornece seus dados em tempo real, auxilia na redução de custos e ainda integra todos os procedimentos.                       

Como realizar uma gestão de ativos eficiente com o auxílio do ERP?

Para que uma gestão de ativos seja, de fato, eficiente é preciso que a empresa faça um inventário descrevendo e especificando todos os seus ativos, além de manter um time de colaboradores engajados e qualificados tecnicamente, investindo inclusive em cursos de aperfeiçoamento.

Tecnologias no mercado podem ainda auxiliar que esse processo seja mais prático e assertivo, como é o caso do ERP, sistema que impede que todo este processo seja feito de maneira manual e que pode gerar possíveis erros.

Entre outros benefícios de um ERP, podemos citar a integração de diferentes áreas da empresa, antecipação de riscos através de relatórios mais eficientes, centralização de informações e aumento as margens de lucro.

Para saber mais sobre como implementar o ERP da ABC71 em sua indústria e garantir uma gestão de ativos eficiente, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

Comentários

Tags Relacionadas erpERP industrialERP para indústriasgestão de ativosGestão de estoquegestão financeiragestão industrial
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se