Saber como realizar uma gestão de ativos eficiente e otimizada é algo primordial para empresas que querem ter sucesso. Isso porque ela é um conjunto de atividades coordenadas e utilizadas para controlar os bens que uma empresa possui, ou seja, ela inclui desde o balanceamento de custos e a performance esperada até as oportunidades de melhorias e a identificação de riscos premeditados.

Tornar a sua empresa mais competitiva no mercado tem como um dos principais pontos realizar uma eficiente gestão de ativos, que nada mais é do que os bens que as empresas possuem. Isso ocorre, por exemplo, ao oferecer um produto que realmente irá gerar valor ao cliente.

No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Sendo assim, tecnologias como um software de gestão podem facilitar essa gestão, além de auxiliar na redução de custos, algo extremamente necessário.

Gestão de ativos: o que é para o que serve?

Ativos são todos os objetos e bens que uma empresa possui, sejam eles tangíveis, como equipamentos e imóveis, quanto os intangíveis, como direitos autorais e títulos financeiros (ações e contratos) que a empresa possui.

A partir deste conceito, é possível afirmar que realizar a gestão de ativos da sua empresa é realizar o acompanhamento do ciclo de vida desses bens, desde a sua aquisição. Em alguns casos pode ser vantajoso para a empresa realizar a sua venda ou o seu descarte com o passar do tempo. Ou seja, o seu objetivo é priorizar e prezar as atividades voltadas a alcançar o maior valor possível e obter assim um retorno sobre os seus investimentos.

A gestão de ativos é algo que acontece antes mesmo de um bem material ou imaterial ser adquirido, ainda na fase em que a empresa está decidindo se um determinado item, produto ou conhecimento é realmente necessário ou não.

Benefícios de realizar uma gestão de ativos

Como já abordado, o principal objetivo dessa gestão é garantir a qualidade, a manutenção e um bom uso dos ativos físicos de uma organização. Além disso, ela permite antecipar e programar a troca de equipamentos, otimizar a compra de novas ferramentas e até mesmo fazer a substituição de algumas peças.

Entre outros benefícios desse processo, podemos citar

Por fim, contar com uma solução tecnológica ou um ERP também é fundamental no gerenciamento de ativos, já que este software automatiza os processos, fornece seus dados em tempo real, auxilia na redução de custos e ainda integra todos os procedimentos.                       

Como realizar uma gestão de ativos eficiente com o auxílio do ERP?

Para que uma gestão de ativos seja, de fato, eficiente é preciso que a empresa faça um inventário descrevendo e especificando todos os seus ativos, além de manter um time de colaboradores engajados e qualificados tecnicamente, investindo inclusive em cursos de aperfeiçoamento.

Tecnologias no mercado podem ainda auxiliar que esse processo seja mais prático e assertivo, como é o caso do ERP, sistema que impede que todo este processo seja feito de maneira manual e que pode gerar possíveis erros.

Entre outros benefícios de um ERP, podemos citar a integração de diferentes áreas da empresa, antecipação de riscos através de relatórios mais eficientes, centralização de informações e aumento as margens de lucro.

Para saber mais sobre como implementar o ERP da ABC71 em sua indústria e garantir uma gestão de ativos eficiente, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração