Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Descubra os benefícios do ERP para a gestão da manufatura

12 de agosto de 2021
ERP
gestão da manufatura

A gestão da manufatura é um importante processo para mapear e agilizar ao máximo a produção em uma empresa. Com isso é possível minimizar erros, potencializar o lucro e conseguir mais rapidez nas entregas, sem abrir mão da qualidade.

Qualquer indústria que preza pelo seu cliente (seja ele outra empresa ou o consumidor final) precisa aproveitar a matéria-prima e produzir mais em menos tempo. Afinal, mais do que nunca as empresas precisam fazer entregas em tempo recorde, já que se consome cada vez mais a cada ano. 

O aumento do consumo é uma das consequências da transformação digital. A boa notícia é que a tecnologia também entra em cena para ajudar na gestão de processos das indústrias. 

São muitas demandas que uma indústria precisa se atentar para manter a rotina estável e lucrativa. Um software de gestão ajuda a reduzir falhas e manter um ritmo ágil de organização e demanda. A seguir, reunimos tudo que você precisa saber sobre a gestão da manufatura e como um ERP pode tornar esse processo muito mais otimizado.   

O que é gestão da manufatura?

A gestão da manufatura é uma série de procedimentos que têm o objetivo de oferecer mais agilidade na realização de processos industriais. O objetivo principal é reduzir a taxa de erros e ao mesmo tempo conseguir mais qualidade em todas as etapas de produção. 

Não há dúvidas que fazer um bom planejamento de atividades é fundamental para conseguir bons resultados. Afinal, essa é a forma mais ágil de contribuir para uma boa organização que gera lucro e eficiência. 

Mesmo aqueles eventos inesperados, como a quebra de uma máquina, podem ser mapeados e evitados. No exemplo citado, a gestão da manufatura é capaz de definir datas e periodicidade para uma manutenção preventiva nos equipamentos, o que evita que elas cheguem a parar de funcionar. 

Contar com um ERP ajuda a garantir que os processos aconteçam na data e tempo estipulados pelo seu gestor. Por essa razão, podemos dizer com propriedade que fazer uma boa gestão depende da maturidade tecnológica do seu negócio.

Afinal, um sistema de gestão integrado, como o próprio nome já propõe, irá passar informações integradas com tudo que você precisa saber sobre a operação do seu negócio. Mais adiante, ainda neste conteúdo, iremos entender como essa tecnologia funciona. 

Qual a importância de contar com a gestão da manufatura?

Fazer a gestão da manufatura é fundamental para que sua empresa consiga o máximo aproveitamento das matérias-primas e também da mão de obra. 

Hoje, indústrias de todos os portes podem contar com sistemas inteligentes que ajudam a tornar a rotina menos complexa e focada na gestão da qualidade de seus produtos. Faz parte deste processo o controle de estoque, entrada e saída de produtos, pagamento de fornecedores, e mesmo a operação diretamente. 

Isso significa que uma boa gestão da manufatura precisa, necessariamente, de um bom alinhamento em todas as etapas da Supply Chain. Sem um sistema integrado é bastante complexo mapear todos esses canais, mas, fazendo o uso de um software isso é rápido e automatizado. 

Os benefícios de investir nesse tipo de solução são inúmeros. A seguir, veremos um pouco mais sobre cada um deles.

Vantagens de um sistema de gestão da manufatura

Não há dúvidas de que a tecnologia revolucionou a forma como fazemos várias atividades. Os impactos da indústria 4.0 podem ser sentidos mesmo de fora, mas, para entrar nessa era e ter uma operação verdadeiramente tecnológica é preciso modernizar a gestão.

A seguir, separamos os principais benefícios de investir em um ERP para a gestão da manufatura. Confira! 

Otimização de processos

Um sistema de gestão ajuda a sua empresa a criar fluxos mais bem definidos, o que facilita na otimização dos processos. Se a sua indústria sofre com tarefas demoradas, a tecnologia pode contribuir para automatizar, o que já reduz tarefas mecânicas que seus operadores podem ter. Assim, você deixa sua produção voltada para a qualidade do que deve ser entregue. 

Agilidade

A rapidez no trabalho é um reflexo de uma boa gestão da manufatura. Um sistema ERP permite máximo alinhamento entre as diferentes partes da sua empresa e também de toda a Supply Chain. Na prática, isso significa menos ruídos na comunicação, o que facilita para que todo fluxo caminhe perfeitamente.  

Além disso, a equipe fica ciente de tudo que está acontecendo, inclusive, para identificar gargalos, o que pode render planos de ação para aumentar a produtividade. 

Aumento do lucro

Que empresa não quer melhorar os seus resultados financeiros, correto? Com um sistema de gestão de manufatura fica fácil. Isso porque a tecnologia é capaz de mapear os processos e apresentar dados que vão contribuir para a sua gestão. 

Perdas no estoque, produtividade baixa, problemas com fornecedores e até mesmo uma multa causada por um problema tributário podem ser identificadas através de uma interface simples. 

Redução de falhas

Um sistema de gestão é capaz de mapear diferentes setores de forma estratégica. Dessa forma, é possível agendar manutenções, e evitar ruídos na comunicação, o que contribui para que falhas não aconteçam.

Além disso, algumas tarefas – especialmente aquelas mais mecânicas e menos estratégicas – podem ser automatizadas, o que reduz o risco de erros também. 

Qualidade

A qualidade dos produtos se reflete quando se tem uma gestão da manufatura bem feita e com o uso de tecnologia. Afinal, aliar agilidade com o uso exato de matérias-primas e ainda focar a operação em atividades mais estratégicas, só poderia ter como resultado uma boa qualidade dos bens. 

Conte com a ABC71 

Que tal revolucionar a gestão da manufatura da sua indústria agora mesmo? Como você pôde ver, contar com um software é o melhor caminho para se conseguir o máximo aproveitamento da sua operação. A ABC71 é pioneira em sistemas de gestão para indústrias e trabalha com soluções personalizadas para diferentes negócios. Entre em contato e solicite um orçamento agora mesmo!

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se