Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Franquia de indústrias: Como um ERP pode contribuir?

23 de outubro de 2019
ERP
Franquia de indústrias: Como um ERP pode contribuir?

O sistema franchising vem conquistando cada vez mais representatividade na economia brasileira. Apenas no 1º trimestre de 2019, o setor apresentou um crescimento de 7% no faturamento, acompanhando a tendência de retomada e desenvolvimento do mercado, conforme aponta o estudo divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Essa perspectiva positiva está atraindo novos investimentos, bem como a atenção de diferentes segmentos e áreas da economia, inclusive do setor industrial.

Entenda como indústrias estão se beneficiando do sistema franchising, e como uma ferramenta de gestão especializada pode contribuir com esse processo!

Como funciona a franquia de indústrias?

No setor industrial, o sistema franchising vem sendo aplicado a partir de dois modelos:

  1. A indústria cria uma frente de atuação no varejo, construindo uma franquia de lojas da marca para se aproximar do consumidor final e aumentar a margem de lucro, sem depender exclusivamente de distribuidores e representantes. Essa estratégia é cada vez mais utilizada por indústrias do segmento têxtil e de tecnologia.
  2. A indústria transfere e replica sua expertise, metodologia e tecnologia de produção para uma rede de fábricas franquiadas, que seguem as mesmas diretrizes gerenciais e operacionais. Esse modelo ainda é novo no mercado e está se desenvolvendo aos poucos, visto como oportunidade para segmentos em que a pequena indústria conta com muitos desafios de crescimento e competitividade.

Independentemente do modelo, a lucratividade, produtividade e qualidade são objetivos comuns entre franqueadores e franqueados, mas a hierarquia nas decisões estratégicas e a falta de organização podem prejudicar os resultados e a rotina de franquias industriais, se não contarem com dados fundamentados e processos estruturados adequadamente.

Entenda como um ERP industrial pode contribuir com cada um desses objetivos na prática!

3 Maiores vantagens do ERP para a gestão de uma franquia de indústrias

Produtividade

A base para o sucesso de uma franquia de indústrias é a capacidade de replicar seu modelo de trabalho, garantindo a padronização dos processos e da qualidade de todos os produtos. Nesse contexto, o sistema ERP é um importante facilitador para franqueadores, que podem configurar seus processos e suas operações, bem como para franqueados, que poderão se beneficiar das ferramentas e dos métodos de controle.

Além disso, com a integração dos departamentos e das informações em tempo real, o sistema ajuda a potencializar e agilizar o fluxo produtivo em toda a franquia, contribuindo com o controle de recursos e equipamentos.

Lucratividade

A rentabilidade é essencial não só para a sobrevivência de um negócio, como também para sua capacidade de inovação e diferenciação diante da concorrência. Além disso, a lucratividade é uma premissa para fortalecer a marca como modelo de negócio, atraindo novos investimentos e ampliando a rede de franqueados.

Assim, mais do que reduzir os custos, é preciso tomar decisões estratégicas e estruturar os preços, o fluxo de caixa e a margem de lucro de toda a franquia. Para isso, o ERP industrial é um importante recurso, com funcionalidades específicas para o controle financeiro, fiscal e administrativo que viabilizam a centralização e segurança das informações, bem como o cumprimento de todas as obrigações tributárias.

Qualidade

Especialmente em uma franquia de indústrias, o padrão de qualidade em todas as entregas é essencial para garantir a confiabilidade da marca e conquistar a fidelidade do cliente. Nesse processo, um sistema de gestão industrial conta com módulos completos de Metrologia e Inspeção para o gerenciamento e a padronização da qualidade em todas as fábricas.

Auditorias internas e externas, cálculos de incerteza conforme a RBC e o INMETRO, estudo avançado de não-conformidades, análise e homologação de fornecedores, laudos de inspeção, relatórios e certificados de conformidade são apenas algumas das funcionalidades de um ERP que podem contribuir diariamente para a adequação de produtos e serviços!

Estudo de caso: ERP online otimiza gestão de franquia de fábricas de tintas

Pioneira no sistema franchising para a produção e comercialização de tintas em toda a América Latina, a FranPaint® conta com um portfólio de mais de 40 produtos e sete modelos de negócio disponíveis para seus franquiados.

A partir de um formato completamente novo no setor industrial, a franquia disponibiliza um negócio pronto para quem decide entrar para o segmento, com maquinário e toda a estrutura necessária para uma operação focada na qualidade e na produtividade.  Uma das unidades que optou pelo modelo maior, por exemplo, conta com uma planta de 1500 m² e produz mais de 2 milhões de litros de tinta por mês.

“O mercado precisa de inovação, a gente tem o know-how técnico e então resolvemos preparar e condensar todas as soluções em uma franquia para colaborar de forma significativa com o crescimento do setor”, comenta o Diretor de Operações da FranPaint®, Manfred Wimber.

Com um plano de expansão e a melhoria contínua como diretrizes de negócio, a FranPaint® prioriza a otimização dos processos industriais e administrativos de seus franqueados, ajudando-os a construir alicerces sólidos de organização, planejamento e análise estratégica dos resultados.

Com isso em mente, a franquia buscou um sistema de gestão especialista em indústrias, capaz de atender às particularidades do seu modelo de negócio, com módulos completos para a rotina industrial.

Nesse caminho, a FranPaint® encontrou o ERP Omega Cloud, o ERP na nuvem da ABC71, que é pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão para indústrias no Brasil. A união da experiência e a expertise de ambas as empresas, pioneiras em seus segmentos de atuação, direcionou o desenho uma solução inovadora que tem como objetivo principal o desenvolvimento de toda a franquia.

Desde então, a parceria entre a ABC71 e a FranPaint® só se fortaleceu, e o sistema agora é utilizado por todas as unidades da marca em território nacional. “No ramo de atuação das Indústrias, a necessidade de um sistema confiável, estável e com flexibilidade é essencial. Encontramos na ABC71 o parceiro ideal para o nosso negócio. Com eles conseguimos tudo o que precisamos para reproduzir, franquear e fidelizar a nossa metodologia de trabalho”, conta o Diretor de Operações da FranPaint®, Manfred Wimber.

O ERP Omega Cloud apresenta módulos completos para a gestão industrial e funcionalidades pensadas para os desafios do segmento químico, como controle das receitas e fórmulas dos produtos fabricados, atendimento às licenças e normas de qualidade, além de beneficiamento externo e industrialização para terceiros.

Por meio de uma solução desenhada especialmente para a FranPaint® e seus franqueados, o sistema de gestão garante não só a agilidade e integração em todos os processos, como também a padronização da qualidade, do cadastramento de produtos e itens, bem como de análises, relatórios e informações de toda a franquia. Um modelo de parceria e gestão que chega como tendência no mercado e só tem a conquistar cada vez mais espaço!

Quer saber mais sobre a história da pioneira no sistema franchising para produção e comercialização de tintas? Confira a reportagem realizada pelo G1!

Caso queira conhecer mais sobre as vantagens de um ERP industrial na prática, confira outros estudos de caso e entenda como esse sistema pode contribuir com seus resultados!

Comentários

Tags Relacionadas CasesGestão de Indústrias
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se