Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Sistema de gestão local ou ERP em nuvem?

1 de julho de 2020
ERP
ERP em nuvem

A implantação de um sistema de gestão integrado é essencial para a indústria, trazendo grande melhora nos fluxos de informação e agilidade em diversos processos de produção, mas, no momento da adoção do sistema, uma dúvida pode surgir: Qual atende melhor a minha demanda? O ERP em nuvem ou local?

A resposta para essa questão não é tão simples, afinal, existem diversas diferenças nos processos administrativos e produtivos que irão pesar nessa decisão. Além disso, a adaptação ou construção de uma infraestrutura também é um critério que deve ser muito bem avaliado antes de tomar qualquer decisão.

Para muitos gestores, a escolha de um ERP em nuvem pode soar como a mais conveniente, já que não haverá custo com a infraestrutura, mas essa definitivamente não é a única questão que deve ser levada em consideração.

As diferenças entre o ERP em nuvem e o local

O básico todo mundo já sabe: ERP local é instalado em um servidor dentro da empresa e, em muitos casos, gerenciado pela equipe de TI da própria indústria. Já o ERP em nuvem, em alguns casos chamado de SaaS (Software-as-a-Service), é fornecido como um serviço de assinatura e instalado nos dispositivos da planta, enquanto o servidor é remoto e gerenciado pelo fornecedor do sistema.

A diferença que citamos acima é só a ponta do iceberg e é importantíssimo deixar claro que não existe uma opção melhor que a outra, apenas a melhor opção para a sua realidade.

A escolha certa para a sua indústria vai variar conforme a sua demanda e, portanto, algumas características devem ser levadas em consideração:

ERP local

Um sistema integrado com servidor local possibilita maior personalização do ERP e mais autonomia para o gestor que vai definir a equipe de suporte. O que alguns podem considerar como vantagem é a segurança dos dados, que fica por conta da própria empresa.

Na maioria dos casos o ERP local representará um investimento maior para garantir acesso a funcionalidades mais específicas e atender demandas mais técnicas e exclusivas da empresa. Nesse ponto é fundamental que haja um consenso entre os gestores para determinar se essa necessidade se encaixa como um custo ou investimento baseado no retorno que essas particularidades podem trazer para a planta.

ERP em nuvem

Com o ERP hospedado na nuvem, itens como o gerenciamento do parque de servidores são responsabilidades do fornecedor, enquanto o cliente paga uma mensalidade para receber um serviço completo incluindo o apoio operacional, o armazenamento de dados e recursos de segurança e contingência.

Esse fator dispensa a necessidade de envolver a sua equipe na gestão de hospedagem do ERP, deixando o seu time de TI livre para assumir outras demandas estratégicas para a sua indústria.

A implementação será mais rápida e os investimentos menores, contudo, isso pode reduzir as possibilidades de customização do sistema, fator esse que deve ser considerado conforme as demandas da sua indústria e a cadência da entrada de novos processos, tanto observada historicamente como prevista para curto e médio prazo.

Qual é a melhor opção para a minha indústria?

A aquisição de um ERP deve ser feita com o suporte de consultores, que irão analisar os processos da sua indústria, as demandas do mercado e orientar a escolha dos gestores para o modelo de sistema que mais se encaixam na sua rotina.

É semelhante a um diagnóstico médico, em que você recebe a orientação sobre qual medicamento usar para tratar um malefício – no caso das indústrias, podem ser diversos gaps suscetíveis à melhora e, quando estes são reparados por um sistema de gestão eficiente, aumentam consideravelmente as capacidades produtivas, o retorno dos investimentos e a segurança das informações.

Felizmente, contamos com uma equipe de profissionais especializados nas diversas rotinas de uma indústria, que podem te ajudar a encontrar a melhor alternativa de implantação de ERP para a sua planta. Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo e saiba como a ABC71 pode transformar a gestão da sua indústria!

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se