Obrigatório para todas as indústrias fora do Simples Nacional e do MEI, o Bloco K é uma das entregas mais importantes do SPED Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital). O Livro de Registro do Controle da Produção e dos Estoques deve ser entregue em formato digital, apurado mensalmente pelo Fisco. A digitalização desse processo, que surgiu como iniciativa do governo para reduzir a sonegação e a recorrência de fraudes, trouxe um impacto positivo para as empresas que, através de um sistema de gestão integrado, como o da ABC71, passaram a gerar automaticamente as informações nos leiautes solicitados pelo governo, garantindo a qualidade e a confiabilidade nas informações. No entanto, os constantes avanços e upgrades do SPED também trazem uma sensação de urgência nas atribuições, tornando a terceirização das entregas fiscais uma prática cada vez mais natural.  No caso do Bloco K, a responsabilidade é da indústria ou do escritório de contabilidade?

Indústria ou escritório terceiro: Quem se responsabiliza pelo Bloco K do SPED fiscal?

A resposta para essa pergunta é: Ambos dividem uma responsabilidade conjunta nesse cenário, contudo, o cumprimento da obrigação acessória é da pessoa jurídica que faz a contribuição, ou seja, a indústria. Esse fato, no entanto, não exclui a responsabilidade do terceiro com relação ao preenchimento correto e entrega sem atrasos. Nessa relação, existe ainda um terceiro elemento que possui extrema importância: A comunicação entre os sistemas do cliente e do escritório! É no ERP que são registradas todas as informações da indústria, as mesmas que servem como base de dados para o preenchimento dos registros do Bloco K e de vários outros itens do SPED fiscal. Os leiautes solicitados pelo governo funcionam como um molde, e seguir o padrão no preenchimento correto de todas os compôs é determinante para prevenir discordâncias, multas e penalidades. Por essa razão, é imprescindível que o sistema da sua planta compreenda as obrigatoriedades inerentes ao seu negócio, operando em conformidade com os formatos exigidos pelo governo. A capacidade de atualização desse sistema para se adaptar às novas exigências do SPED também é essencial, visto que o governo está cada vez mais aderente ao ambiente digital, implementando constantemente novas regras tributárias. Aqui no Blog do ERP, nós temos um artigo completo falando sobre as atualizações do SPED em 2020, e estamos sempre atentos às novidades para manter o nosso sistema atualizado!

Cuidado com multas relacionadas ao Bloco K!

Um dos maiores avanços que a digitalização permite ao Fisco é a precisão nas validações dos dados declarados. Com capacidade de cruzar informações do Bloco K com outras entregas do SPED Fiscal, a Receita Federal detecta erros, incoerências e omissões de forma cada vez mais ágil. Assim, a falta de integração e atualização no dia a dia da indústria representam grandes riscos para o negócio, desde multas até a suspensão de serviços, como a emissão da NF-e (Nota Fiscal eletrônica). A indústria deve estar atenta e informar o consumo específico de perdas normais do processo produtivo e a substituição de insumos para todo e qualquer produto fabricado.  Mais do que uma facilidade, a organização das informações é uma importante medida de prevenção contra prejuízos financeiros. Se a sua indústria utilizar um sistema de gestão completo, como o ERP Industrial da ABC71, a confiabilidade dos dados entregues no SPED fiscal é garantida, bem como todos os benefícios organizacionais de uma gestão verdadeiramente fundamentada! Para saber como aplicar esses benefícios na sua planta, entre em contato com a nossa equipe especializada em indústrias. São quase 50 anos trazendo inovação ao desenvolvimento de sistemas de gestão no Brasil, com foco total em otimizar os seus processos industriais!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração