Sem sombra de dúvidas, os maiores desafios de gestão de uma distribuidora são garantir controle e  agilidade. Afinal, é preciso administrar os estoques de forma inteligente para que não haja excessos  nem  falta, também é preciso separar os itens corretamente e fazer as entregas em tempo hábil para não prejudicar o cliente.

Além disso, erros em algum destes processos podem custar caro financeiramente às empresas, com correções e multas, além de criar uma má reputação no mercado. Por isso, enumeramos abaixo alguns dos maiores desafios de gestão nas distribuidoras e mostraremos como um sistema ERP pode ajudar a solucioná-los.

Os maiores desafios de gestão nas distribuidoras

Os maiores desafios de gestão estão ligados ao abastecimento, o estoque e a distribuição. 

Estas 3 etapas também precisam estar alinhadas aos setores de Compra e de Vendas, caso contrário podem levar as distribuidoras a cometerem erros extremamente prejudiciais, como:

Registro dos pedidos com atraso

Para uma distribuidora atingir a máxima eficiência, os setores de Distribuição e de Vendas precisam atuar de maneira integrada. A demora no registro de vendas prejudica o processo de separação dos produtos e, consequentemente, aumenta o tempo de espera dos clientes para a realização das entregas.

Além disso, a falta de integração entre os departamentos pode levar também à falta de sincronia em relação ao estoque. O setor de Vendas, por exemplo, pode comercializar produtos em falta, fazendo com que a empresa tenha que arcar com taxas extras por urgência ou deixar escapar oportunidades por causa do prazo curto para encontrar fornecedores.

Perda de mercadorias, produtos em falta ou armazenados em excesso

Um controle de estoque é fundamental para as distribuidoras. 

Por isso, manter produtos em excesso é arriscado porque os itens podem perder a validade, envelhecer, serem extraviados ou até deixarem de ser consumidos por conta de novas tendências. Por outro lado, ter produtos em falta, além de aumentar o tempo de espera para as entregas, pode fazer com que a empresa perca oportunidades.  

Por isso, a integração entre os setores se faz necessária. A partir de um controle mais preciso e automatizado dos inventários, a empresa pode tomar decisões com base em dados e resolver assim alguns dos seus principais desafios de gestão.

Separação incorreta dos pedidos

A integração entre os setores e o controle maior dos estoques minimiza a possibilidade de erros na separação dos produtos. Afinal, problemas como estes nas entregas geram custos para serem corrigidos, além de arranhar a imagem da empresa.

Com a simplificação dos processos, os pedidos vão para a expedição de forma automática, acelerando, portanto, o processo de conferência e montagem das entregas. 

Como um software ERP pode ajudar a solucionar os desafios de gestão das distribuidoras?

Neste sentido, um ERP pode auxiliar com o abastecimento, o estoque e a entrega, facilitando a tomada de decisão de acordo com as demandas e reduzindo o risco de erros operacionais. ABC71 é uma empresa preocupada com as necessidades de seus clientes e, por isso, desenvolveu um software 100% brasileiro e na nuvem que irá ajudar a implementar e ter sucesso na gestão da inovação da sua empresa. 

Fale com quem entende do assunto: fale com a ABC71!

Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração