Você sabe como o controle de estoque impacta diretamente no fluxo de trabalho e eficiência da cadeia produtiva?

Engana-se quem pensa que, ao controlar o estoque, os gestores controlam apenas a entrada e saída de produtos, além do seu armazenamento. O controle de estoque vai além dessas tarefas e cumpre com um papel fundamental na rotina de toda empresa.

Para além de questões internas, ele também é muito vantajoso para a satisfação do cliente. Afinal, nenhum consumidor quer comprar um produto que esteja em falta na empresa, certo? E são nesses detalhes que a melhor gestão no setor se faz primordial na rotina das companhias espalhadas pelo país.

O que é o controle de estoque?

Além de cuidar das questões de armazenamento, o controle de estoque consegue gerir as mercadorias e os produtos de ponta a ponta, ou seja: do momento em que entram até o que saem, agindo ativamente em todos os processos de um lado até o outro.

A principal finalidade é garantir que todos os setores estejam envolvidos, levando as informações de estoque para entender a sua disponibilidade ou escassez, indicando se há a necessidade de reposição, por exemplo.

Ter um controle de estoque é maximizar a visão estratégica da empresa e ter um profundo entendimento sobre as demandas, o que permite um melhor planejamento da produção, além de tomadas de decisão mais assertivas relacionadas à compra e venda de produtos.

Toda essa transparência e clareza das informações do estoque são importantes para que o negócio continue prosperando e trazendo resultados positivos.

Outra capacidade fundamental do controle de estoque é a possibilidade de integração com o financeiro, sendo um braço direito das finanças exatamente por sua boa execução ser capaz de realizar a produção corretamente e sem contratempos.

Quais os benefícios do controle de estoque?

Observar a entrada e saída de mercadorias, além de garantir a satisfação do cliente, são benefícios do controle de estoque que você já sabe. Mas existem outras vantagens que podem ser associadas a esse bom controle, como:

  • Melhor otimização do espaço: o controle consegue identificar sua demanda para que você compre apenas o necessário, sem deixar faltar produtos ou estocá-los em altas quantidades. Seu estoque com um espaço bem melhor aproveitado;
  • Mercadorias dentro do prazo de validade: quando se compra apenas o necessário, é possível controlar corretamente seus produtos e evitar que passem do prazo de validade;
  • Redução dos desperdícios: um bom controle de estoque permite que os gestores mapeiem a origem do desperdício e o elimine, o que também é muito vantajoso para reduzir os custos operacionais investidos;
  • O negócio não perde oportunidades: a falta de produtos no estoque pode gerar perda de oportunidades, bem como o excesso de mercadorias pode gerar prejuízo.

Com o controle de estoque, sua empresa sempre terá os produtos necessários para atender as demandas internas e dos consumidores, proporcionando um fluxo de trabalho constante e uma gestão eficiente.

Como fazer o controle de estoque?

Atualmente, é possível realizar o controle de estoque de diferentes maneiras e uma delas é com a ajuda de um software de gestão, como o ERP. Essa ferramenta cobre todos os aspectos da gestão empresarial e, consequentemente, do estoque.

O ERP é um sistema altamente tecnológico e qualificado, o que o torna perfeito para controlar o estoque. Com sua capacidade integradora, é possível que outros setores, como o financeiro, estejam a par da situação do estoque para, assim, identificar as necessidades.

Na prática, o ERP contribui e potencializa todos os benefícios já citados no decorrer do texto, trabalhando de forma aliada para otimizar a rotina do estoque das empresas. Com essa ferramenta, é possível ter uma visão 360° do estoque, entendendo seus pontos fracos e fortes.

Mas não é só isso: por ser um sistema em nuvem, o ERP é perfeito para quem preza bastante pela segurança dos dados, evitando vazamento de informações e outros problemas relacionados. Mas além da segurança, ter um sistema em nuvem é vantajoso para otimizar o espaço da empresa e evitar gastos com instalação e manutenção.

E já que a empresa usará o ERP para controle de estoque, por que não aplicá-lo em outras áreas? O software consegue ser integrado a todos os setores e assuntos, sejam fiscais, tributários, financeiros, produtivos, operacionais, entre outros, trazendo otimização de ponta a ponta em todas as questões.

Conte com o ERP da ABC71!

Analisar o estoque, montar uma estratégia e outros passos na implementação do controle de estoque ainda são necessários, mesmo com a ajuda do ERP. A diferença é que, com a ferramenta, tudo é facilitado, inclusive as etapas da rotina, já que o sistema oferece dados reais e atualizados.

Nós, da ABC71, disponibilizamos o ERP tanto para controle de estoque como para outras questões, a fim de garantir a melhor rotina para a sua empresa! Portanto, não pense duas vezes: fale com a ABC71, que tem décadas de experiência desenvolvendo o ERP atual, moderno, tecnológico e que acompanha as tendências de mercado.Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração