Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Controle de almoxarifado: Como um ERP pode ajudar?

1 de abril de 2020
ERP
Controle de almoxarifado: Como um ERP pode ajudar?

No cenário dinâmico e complexo da rotina de produção industrial, é preciso garantir o fluxo adequado de matérias-primas. Uma vez que o controle de almoxarifado é determinante para o andamento de todo o processo produtivo, ele não pode ser negligenciado, ou baseado em informações inconsistentes e desatualizadas.

Essa área logística envolve o gerenciamento eficaz de todas as documentações e arquivos do estoque, fornecendo informações para a precificação de seus produtos, gestão contábil e fiscal da sua indústria, bem como o gerenciamento de fornecedores e negociações.

Dessa forma, a gestão de almoxarifado desempenha um papel fundamental para a produtividade e lucratividade da sua indústria, possibilitando:

  • Balanceamento dos recursos conforme a demanda e a capacidade;
  • Prevenção dos atrasos nas entregas;
  • Eliminação das paradas na produção por falta de materiais;
  • Estoque minimizado, mas com alta disponibilidade;
  • Redução de perdas e prejuízos no processo produtivo;
  • Combate ao desperdício por materiais fora da validade;
  • Agilidade no lead time.

Agora, para que esses benefícios sejam viáveis para a realidade da sua produção industrial, é preciso otimizar e fundamentar seus dados.

Nesse processo, alimentar inúmeras planilhas, fichas ou diferentes sistemas de gestão aumenta os riscos por erros de cálculo e falhas humanas, dificulta a integração e atualização das informações, além de demandar energia e tempo desnecessários da sua equipe.

Justamente por isso, um sistema de gestão integrado se faz tão importante para o controle de almoxarifado em uma indústria, oferecendo uma série de funcionalidades e vantagens para otimizar e agilizar tarefas gerenciais e operacionais. Conheça algumas delas!

Funcionalidades do ERP industrial para o controle de almoxarifado

Integração e atualização das informações

Sem a integração com outros setores, como Vendas, Compras, Estoque, Controle da Produção e Engenharia de Produção, é impossível controlar a sua demanda e capacidade produtiva.

Mas com um ERP, você integra todos os departamentos, processos e dados da sua indústria, gerando planos detalhados de todos os materiais necessários para o atendimento da demanda.

Para fazer o controle de estoque de forma estratégica, o software de gestão considera todas as ordens de produção e compras, prevendo os saldos de aquisição e produção conforme as datas e quantidades necessárias.

Além disso, um ERP focado na manufatura industrial também é capaz de estabelecer políticas automáticas de ressuprimento a partir dessa integração, fornecendo informações confiáveis e atualizadas em tempo real para o seu planejamento de compras.

Controle de entrada e saída de produtos

Gerenciar as entradas e saídas de cada item do seu almoxarifado é uma das etapas mais importantes para otimizar o seu controle de recursos, inventários, notas fiscais, e capacidade produtiva.

Também é nessa etapa que as principais falhas acontecem no dia a dia da indústria, dando margem para prejuízos, paradas e, inclusive, fraudes. Assim, é essencial que esse processo seja otimizado e conte com informações sobre cada produto em tempo real.

Para isso, um ERP centraliza a movimentação e gestão de múltiplos almoxarifados, independentemente de qual estrutura segue para o seu controle.

Com a flexibilidade e dinamicidade que a sua indústria necessita, a ferramenta permite um planejamento logístico e de distribuição que atende às necessidades de seus clientes, ao mesmo tempo em que fornece dados confiáveis para a gestão proativa de materiais.

Consultas e relatórios

A realização de inventários e o acompanhamento periódico são processos cruciais para suas tomadas de decisão.

Com um ERP, suas consultas e seus relatórios se tornam muito mais ágeis e precisos, abrangendo a posição de saldos e movimentos ao longo do tempo, tanto com o histórico dos movimentos efetivos, quanto com a projeção dos movimentos futuros (vendas, compras e ordens de produção).

Em conjunto a esses recursos, um sistema ERP especialista em indústrias ainda é capaz de classificar seus fornecedores, acompanhar o prazo de validade de suas mercadorias, bem como avaliar o nível mínimo de estoque que deve manter de cada produto.

Rastreabilidade e expedição

Outro aspecto essencial para um bom controle de almoxarifado é a rastreabilidade de seus produtos e materiais ao longo de o processo logístico e produtivo.

Nesse quesito, um sistema de gestão te ajuda na gestão de todos os recursos, desde as operações de recebimento, armazenamento e separação, até o checkout, a expedição e o inventário.

Para isso, o software realiza a identificação de itens no recebimento, a separação por ondas, controle de lote e número de série, além da emissão de etiquetas de expedição.

Beneficiamento externo e industrialização para terceiros

O controle de almoxarifado que envolve materiais em poder do fornecedor, ou ainda o recebimento de material de terceiros é um desafio para muitas indústrias, mas o ERP também pode te ajudar a garantir agilidade e confiabilidade a esse processo!

Um software de gestão industrial é capaz de tratar os recursos e as atividades de beneficiamento, terceirizado ou triangulado, de forma integrada com os recursos dos módulos de Engenharia de Produção e Controle de Produção.

Entre as funcionalidades que a ferramenta oferece para essa etapa do seu controle, estão:

  • Gestão dos materiais em poder de terceiros;
  • Planejamento do envio dos materiais para o fornecedor baseado no plano de produção da empresa;
  • Visão da produção planejada para cada fornecedor e cada cliente;
  • Atendimento a área legal e todos os controles fiscais envolvidos (envio/ retorno simbólico de notas fiscais);
  • Devolução simbólica e automática da matéria-prima do cliente.

Enfim, essas são apenas algumas das funcionalidades que um ERP tem a oferecer para o seu controle de almoxarifado. Esse tipo de sistema ainda conta com inúmeros módulos e recursos que englobam desde o seu departamento financeiro e contábil, até a sua engenharia de produção.

Agora, se você está em busca de uma solução integrada e aderente às necessidades da sua indústria, buscar um ERP especialista é fundamental. Agende uma demonstração gratuita do nosso ERP mais completo para a gestão industrial e conheça os diferenciais dessa ferramenta na prática!

Comentários

Tags Relacionadas controle de almoxarifadoERP industrialGestão de estoque
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se