Como você acompanha o trabalho de seus colaboradores? Como sabe se as metas e os objetivos estão, ou não, sendo alcançados? O que sinaliza que determinado processo deve ser otimizado, ou que determinada equipe deve ser remanejada? Bom, esse é o propósito da análise de desempenho. Entenda o que é, como aplicar essa estratégia na sua indústria e como um ERP pode colaborar com esse processo!

Análise de desempenho: A ferramenta mais importante na gestão de pessoas

A análise de desempenho é o primeiro passo para garantir uma equipe proativa e produtiva, com o perfil e a expertise que a sua indústria precisa. Como assim?  O processo de avaliação e diagnóstico é sempre primordial para a identificação do que deve ser aprimorado e o que já está dando resultados, direcionando o seu gerenciamento, certo? Então, esse preceito também se aplica na gestão dos seus colaboradores!

Independentemente se fará isso a partir de uma pesquisa de campo, comparação, autoavaliação, estabelecimento dos padrões de desempenho, avaliação por resultados, objetivos ou competências, indiscutivelmente, é seu papel, como líder e gestor, entender e estar por dentro do comportamento dos seus funcionários, analisando a postura profissional e técnica de cada um.

Essa análise de desempenho pode ser feita a qualquer momento e sempre que você achar necessário, mas, de preferência, com recorrência mensal e com a participação da sua equipe. Lembrando que o objetivo dessa ferramenta é melhorar o engajamento de seus funcionários, o ambiente de trabalho da sua indústria, bem como o retorno e os resultados. Assim, tome cuidado para não acabar expondo, desmotivando ou gerando uma sensação de desrespeito com algum membro da sua equipe. Um feedback construtivo é fundamental!

Vale ressaltar também que, em primeiro lugar, você precisa ter clareza sobre a cultura empresarial da sua gestão, além das metas e métricas relevantes para a sua indústria, direcionando os seus colaboradores. Para isso, há técnicas eficientes como SMART, OKR e KPI – em nosso dashboard interativo sobre a gestão por indicadores, também explicamos melhor sobre esse tema.

E qual é a função do ERP nisso tudo?

Nenhuma avaliação ou decisão assertiva acontece sem informações concretas, concorda? Então, como poderia realizar a análise de desempenho de seus funcionários, sem primeiro entender todo o cenário da sua produção e da produtividade de cada equipe? Não dá para ser apenas por dedução. Claro, a percepção é um aspecto importante nesse processo, mas deve estar acompanhada por índices e dados reais, precisos e atualizados.

Assim, a visão integrada que o ERP oferece tem impacto importante nesse processo, possibilitando que você perceba como a atuação individual influencia o resultado global da sua indústria.

Com um sistema de gestão eficiente, você pode comparar os volumes de produção de diferentes colaboradores, identificando diferenças e avaliando os rendimentos de cada um, por exemplo. A partir disso, é possível ainda definir as atividades e novas orientações, reconhecer o potencial de seus colaboradores, eliminar imprecisões e estabelecer metas realistas, levando em conta tanto as capacidades do funcionário quanto os objetivos da sua gestão.

Restou alguma dúvida? Converse com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como um sistema de gestão pode colaborar com a sua análise de desempenho!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração