Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Calibração de equipamentos: como saber a periodicidade correta para realizá-la?

7 de outubro de 2021
ERP

Pensando em proporcionar cada vez mais confiabilidade nos processos de sua indústria e com as constantes mudanças no meio industrial, a calibração de equipamentos se tornou uma etapa fundamental, devido a sua finalidade de garantir o mais alto nível de precisão para instrumentos e reduzir os custos operacionais.

Há tempos, a necessidade de medir coisas fez com que as unidades de medidas surgissem, o que permitiu até mesmo as trocas e o desenvolvimento do comércio de mercadorias e produtos.

Com o passar dos anos e o aparecimento de novas necessidades, surgiram também instrumentos que realizassem a medição de equipamentos, para garantir maior precisão nessa ação.

Esse processo então passou a ser aprimorado e hoje conta com o auxílio da tecnologia. Através da utilização de um software para calibrar os equipamentos, atividades manuais como o preenchimento de diversas planilhas se tornaram desnecessárias, o que promove também um ganho de produtividade e diminuição de erros.

Entretanto, independente da maneira que a sua indústria irá calibrar seus equipamentos, é necessário fazê-la de acordo com uma periodicidade, algo que iremos entender ao longo deste artigo.

A importância da calibração de equipamentos

A calibração de equipamentos, procedimento associado à ciência das medições, se apresenta como um conjunto de operações que estabelece a relação entre os valores apresentados por um instrumento de medição com os valores padrões utilizados. Ou seja, a calibração de equipamentos adequada garante a sua configuração padrão a fim de manter a qualidade final dos produtos e evitar que defeitos ocorram.

Os resultados obtidos são registrados em um certificado, que tem o objetivo de mostrar a atual situação de um determinado instrumento ou equipamento. Assim é possível fazer a correção antes do mesmo ser utilizado.

Realizar essa ação tem extrema importância, principalmente para evitar que possíveis avarias ocorram em sua indústria. A calibração deve ser realizada em todos os equipamentos que possuem interferência na qualidade dos produtos finais e pode auxiliar gestores em planejamento estratégicos e tomada de decisões.

Além disso, ela é mencionada em diversas normas ISO, principalmente na ISO 9001 que se refere ao sistema de gestão qualidade, fazendo com que indústrias sejam percebidas no mercado como referência no setor, considerando estratégias e operações.

Diante da importância desse assunto, desenvolvemos um infográfico exclusivo sobre “A Informatização da Área de Calibração dentro das Indústrias”.

Para fazer o download, clique na imagem abaixo!

Imagem-artigo

Como definir a periodicidade da calibração de equipamentos?

Outro ponto considerado importante dentro dessa área é a sua periodicidade. Essa ação é considerada primordial para que as indústrias possam apresentar resultados confiáveis e manterem os seus padrões de qualidade.

Ao longo do tempo, é normal que novos valores sejam apresentados. Efetuar a calibração ajudará a prever possíveis defeitos ou prejuízos. No entanto, não existe um valor específico para que ela seja feita novamente, já que um instrumento apresenta características diferentes do outro.

Geralmente, esses valores são definidos pelos fabricantes, mas eles não levam em conta quando, como e nem onde esses instrumentos são utilizados. Portanto não é o ideal levar em consideração somente a definição dos fabricantes, mas também outros seguintes fatores:

  • Ambiente utilizado;
  • Tipo de equipamento;
  • Qualidade das operações realizadas internamente;
  • Exatidão da medição pretendida;
  • Variedade dos operadores;
  • Padrão utilizado na calibração;
  • Severidade das condições de utilização;
  • E muito mais.

O estudo de Schumacher na calibração de equipamentos

O estudo de Schumacher é considerado um dos principais métodos para analisar qual deve ser o intervalo ideal na calibração dos seus equipamentos. Todos os equipamentos são monitorados e classificados conforme suas condições atuais e, dependendo dos resultados, os intervalos de medição poderão ser mantidos, aumentados ou até reduzidos.

Alguns softwares destinados à calibração de equipamentos utilizam o método de Schumacher. Os resultados obtidos ficam registrados nos históricos, o que facilita os gestores na hora de definir a periodicidade dessa ação.

Conheça o sistema de calibração de equipamentos da ABC71!

Com mais de 50 anos de história e pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial no Brasil, a ABC71 disponibiliza um sistema de calibração ideal para a sua indústria. Além da utilização do estudo de Schumacher para a definir a periodicidade mais adequada, o sistema também proporciona os seguintes benefícios:

  • Histórico de alocação de instrumentos e dos certificados;
  • Gerenciamento dos equipamentos de forma segura;
  • Alerta quando algo está fora do critério de aceitação;
  • Automatização na emissão dos certificados de calibração.

Através do ambiente SaaS, o sistema poderá ser acessado de qualquer lugar que obtenha acesso à internet, promovendo maior facilidade e evitando assim a necessidade de carregar pilhas de papéis e planilhas. Para saber mais sobre o sistema da ABC71, clique aqui e acesse nossa página exclusiva.

Comentários

Tags Relacionadas Gestão de Indústriasgestão industrialsistema de gestãosistema ERPsoftware de gestão
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se