Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Administração do tempo: Como um sistema de gestão pode te ajudar

23 de fevereiro de 2018
ERP
Administração do tempo

Como cumprir com os prazos? Como ter todos os processos da produção sob controle? Como potencializar a produtividade e maximizar os lucros? Pois é, como todo gestor sabe, tempo é dinheiro sim e, aliás, um dos principais ativos de qualquer empresa hoje em dia. Consequentemente, a correta administração do tempo é um dos pontos básicos para gestão de uma indústria.

Mas é preciso ter cuidado! O tempo é valioso apenas quando utilizado a favor das prioridades. Sair correndo, pular etapas, ou apenas sobrecarregar a programação da semana com tarefas dispensáveis são ações que podem prejudicar diretamente a produtividade e os resultados da sua indústria.

Quer descobrir como otimizar a sua administração do tempo e fugir dessas armadilhas? Confira as dicas que separamos para você nesse artigo!

O que você deve considerar na sua administração do tempo

Como dissemos, em primeiro lugar, é preciso evitar ações que parecem ser ótimas saídas para poupar tempo, mas na verdade são grandes armadilhas. Nunca comece uma atividade sem se planejar, e analisar as melhores soluções… afinal, antes de apressar o passo, é preciso ter uma direção. Dedique tempo ao que realmente importa para evitar problemas futuros!

Outro ponto importante: saiba dizer não! Nem você nem a sua equipe podem resolver todos os problemas e atender a todas as expectativas ao mesmo tempo. Sempre defina o que é prioridade e estabeleça metas e prazos palpáveis, sem abrir espaço para que as exceções se tornem regras. Além disso, não se esqueça de reservar um tempo para a organização e algumas pausas do trabalho durante o dia.

Se você começar a seguir esse caminho, logo vai perceber que também é impossível se organizar com tantas reuniões todos os dias, muito menos cuidar de todas as tarefas com as próprias mãos – acredite, você não precisa disso para acompanhar de perto tudo o que acontece na sua indústria. Por isso, não tenha medo de delegar e ser mais objetivo!

Como um ERP pode facilitar esse processo

Um sistema de gestão é capaz de te ajudar de diferentes formas com a sua administração do tempo. Para começar, um ERP integra todas as áreas de uma empresa e permite ao gestor uma visão 360º de todos os departamentos e processos. Assim, você garante informações concretas e confiáveis para agilizar e fundamentar suas tomadas de decisão, evitando ainda retrabalhos e erros administrativos.

A partir disso, o ERP facilita o planejamento da produção, a divisão de carga horária e tarefas entre os colaboradores, bem como o controle de estoque, vendas e contabilidade. Além disso, com a ampliação e segurança das informações gerenciais, você não só consegue adequar os processos às metas e aos prazos, como também reduz os custos superficiais e atende às obrigações fiscais e tributárias de forma muito mais simples e ágil.

Por exemplo, em uma indústria que possui um sistema de gestão eficiente, os dados de cada pedido são disponibilizados em tempo real para a área administrativa, para a emissão de boletos e notas fiscais, bem como para a equipe de produção e a equipe responsável pela expedição. Ou seja, você economiza tempo com planilhas e tarefas simples, minimiza os erros na hora da entrega e garante os prazos do cliente.

Quer saber mais sobre como um sistema de gestão ajuda na administração do tempo e na gestão de uma indústria? Converse com um de nossos especialistas!

Comentários

Tags Relacionadas Administração do tempoerpGestão de Indústrias
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se