A falta de gestão é um problema crônico que afeta empresas em todo o mundo. Dificuldades relacionadas ao gerenciamento são bastante impactantes e podem prejudicar o fluxo das entregas e comprometer a lucratividade do seu negócio.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE apontou que a cada 10 novas empresas, 6 fecham a porta antes de completar 5 anos de existência. Além disso, uma outra pesquisa realizada pelo SEBRAE apontou que 25% das empresas faliram devido a problemas de gestão.

Uma grande vantagem que as empresas possuem hoje é a possibilidade de contar com a tecnologia para realizar toda a gestão. A seguir, entenda mais sobre os problemas gerados pela falta de gestão e como um ERP pode ajudar.

5 principais problemas causados pela falta de gestão

1- Falta de alinhamento entre os times

A comunicação entre as áreas é uma premissa importante para o sucesso de qualquer negócio. Para  um produto chegar até o consumidor final, ele passa por praticamente todas as áreas de uma empresa.

Quando não há um canal específico que integre as informações pertinentes de cada segmento, é muito fácil que dados se percam, o que compromete diretamente a qualidade e entrega para o cliente.

2- Perda de estoque

Fazer uma boa gestão de estoque não é tarefa fácil, e a inexistência de um espaço que calcule e monitore a quantidade de produtos armazenados pode agravar ainda mais.

Abrir mão de um sistema de gestão é sinônimo de perda de dinheiro. Afinal, sem o controle dos materiais fica impossível identificar quais produtos estão em alta nas vendas, a periodicidade e a quantidade exata em tempo real, o que acaba resultando em desperdício e até em possíveis extravios.

3- Desmotivação da equipe

Manter uma equipe engajada e satisfeita com o trabalho é uma tarefa tão difícil quanto a própria captura de novos talentos. E mais uma vez, a falta de gestão se reflete, agora, de maneira ainda mais humana.

Utilizar um ERP auxilia líderes a monitorar as entregas de maneira mais próxima, ter acesso a dados de performance do seu time e dos colaboradores individualmente e também identificar gargalos na produção que podem estar desmotivando a equipe em suas entregas.

4- Atrasos na entrega

Muitas podem ser as razões para que um produto tenha atrasos em sua entrega. Uma dessas principais razões é justamente a falta de gestão e organização entre áreas. Esses atrasos podem ser evitados quando existe uma comunicação transparente entre as equipes e uma boa gestão da Supply Chain.

Para isso, contar com o auxílio da tecnologia é fundamental para trabalhar o grande volume de dados. Também é fundamental melhorar a comunicação entre as áreas (internas e externas) para que ela aconteça de forma simples e centralizada.

5- Menor produtividade

Quando há falta de gestão, é comum que os índices de produtividade sejam baixos. Não só pelo desengajamento do time, mas por uma série de outros fatores.

A falta de planejamento torna impossível a criação de um fluxo de trabalho ágil, que acompanhe métricas importantes e evite gargalos. Tudo isso contribui negativamente e faz com que a produção da sua empresa seja mais lenta e menos lucrativa.

Além disso, a tomada de decisões também se apresenta de forma menos assertiva e demorada, o que compromete diretamente a qualidade do produto para o cliente.

Como um ERP pode evitar a falta de gestão?

O ERP é uma ferramenta importante para que uma empresa melhore seus processos e aumente sua lucratividade com ações de médio e longo prazo.

Como pudemos ver, a falta de gestão pode fazer com que o seu negócio feche as portas. Por essa razão, investir em tecnologia para gerir e automatizar processos é fundamental.

Ao automatizar processos, você conseguirá fazer com que o seu time foque na parte estratégica do seu negócio, potencializando as ações e gerando mais oportunidade para sua empresa.

Além disso, o ERP conta com um banco de dados completo que garante maior integração entre os setores, auxiliando no acompanhamento de métricas e possíveis novas estratégias.

Ficou interessado nas vantagens que um ERP pode oferecer ao seu negócio? Entre em contato com a ABC71 e fale com um de nossos consultores para encontrar uma solução personalizada para a sua empresa.

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração